Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

5 (bons) motivos para comprar o smartphone XIaomi 13 em Portugal

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

O Xiaomi 13 é o mais recente topo de gama da fabricante chinesa liderada por Lei Jun, disponível em Portugal desde o mês de março. É um dos melhores smartphones do ano, mas há pelo menos 5 motivos de excelência para comprar o smartphone no nosso país.

Após o teste 4gnews ao smartphone Xiaomi 13 ficamos convencidos dos seus méritos para quem procura um novo smartphone Android até 1000 euros. É um topo de gama compacto que nos surpreende pela elegância, qualidade de construção e câmara fotográfica com ADN Leica.

Antes de mais, em Portugal o Xiaomi 13 está disponível com 8 GB de memória RAM e 256 GB de armazenamento interno, nas cores preto e branco. A variante em verde, apesar de listada, mostra-se mais exígua na disponibilidade em loja nacional.

1. Design e Qualidade de Construção do Xiaomi 13

Xiaomi 13

Em primeiro lugar temos que destacar o seu design como um dos pontos fortes. Apesar de este quesito ser mais subjetivo, certo é que o telefone apresenta um design industrial que agradará ao grande mercado, com arestas bem definidas e linhas retas.

Além disso, veja-se, por exemplo, a moldura do ecrã muito reduzida e, sobretudo, simétrica. Este atributo confere-lhe uma elegância inquestionável, bem como um apelo imediato. Durante a análise usei a versão em preto, com revestimento cerâmico na traseira.

Xiaomi 13

O módulo das câmaras fotográficas acompanha este design mais angular e, acima de tudo, tem uma identidade própria. Disso-o então e volto aqui a dizê-lo, este é um design que gostaria de ver em mais smartphones Xiaomi, quiçá em próximas gerações.

Tudo isto sem nos esquecermos a ótima colocação dos botões físicos, ou do altifalante secundário, no topo do ecrã. Tudo isto com uma estrutura metálica que lhe confere uma necessária e agradável solidez sempre que pegamos no smartphone Android.

Xiaomi 13

Acima de tudo, e além de bonito, é robusto. Temos aqui a certificação IP68, mostrando-se o Xiaomi 13 à prova de água e poeiras para tranquilizar os utilizadores. Tem uma pegada fácil, sendo uma escolha fácil para quem prefere telefones mais compactos em 2023.

Em suma, o telefone mostra-se incrivelmente bem construído. É algo à parte dos smartphones Xiaomi que o antecederam e vem definir um novo padrão de qualidade. É suave, sem ser demasiado escorregadio e já traz uma capa incluída na caixa.

2. Ecrã OLED pleno de detalhes com 6,36'' a 120 Hz

Xiaomi 13

O smartphone Xiaomi 13 está equipado com um ecrã OLED de 6,36 polegadas de diagonal com resolução Full-HD+ (1080 x 2400 píxeis). O ecrã tem uma proporção 20:9 com alta densidade de 414 píxeis por polegada (ppp). Importa ainda notar que o ecrã tem uma perfuração para a câmara frontal, ao centro, bem como a proteção conferida pelo vidro Gorilla Glass 5.

Mais uma vez destacamos a sua moldura fina e simétrica que muito contribuem para o aspeto geral do smartphone.

Xiaomi 13

Destacamos em seguida a sua taxa de atualização da imagem adaptativa. Isto é, a tecnologia AdaptiveSync que, consoante o conteúdo apresentado, ajusta a taxa de atualização até as 120 Hz. Mais ainda, temos aqui um brilho máximo de 1900 nits (pico).

O telefone apresenta ainda várias certificações como a TrueColor display, Dolby Vision e HDR10+. Além disso temos a certificação Widevine L1, crucial para, por exemplo, ver conteúdos de streaming na melhor qualidade, como Netflix ou HBO Max.

Xiaomi 13

A representação de cor, a sensibilidade ao toque e rapidez de resposta, bem como as melhorias na apresentação de conteúdos são efetivamente notórios.

Também aqui senti melhorias reais face à geração anterior do smartphone, por exemplo no ajuste automático da luminosidade do ecrã que agora está mais eficaz e suave.

Xiaomi 13

Por fim, cumpre também destacar a ótima representação de cores que não só é fiel, como nos consegue agarrar aos conteúdos. O melhor de tudo, porém, é a possibilidade de o utilizador ajustar vários parâmetros e acertos nas Definições da MIUI 14.

Temos aqui uma excelente experiência visual, elevada ainda no modo Pro HDR também disponível nas Definições de visualização do telefone, algo que aconselho a explorar.

3. Boa autonomia e carregamento rápido no smartphone Xiaomi

Xiaomi 13

O Xiaomi 13 é um telemóvel compacto e relativamente pequeno para a média atual. Porém, no seu interior temos uma bateria com 4500 mAh de capacidade com carregamento rápido até 67 W que faz a diferença no nosso quotidiano cada vez mais agitado.

Realisticamente, este telemóvel carrega completamente a sua bateria em 40 minutos durante a experiência de utilização que tive. Ou seja, vai dos 1 aos 100% em cerca de 40 minutos com o carregador e cabo USB incluído na caixa - com potência a 67 W.

Xiaomi 13

Certo é que encontramos uma carga ainda mais rápida no Xiaomi 13 Pro, aqui já com carregamento a 120 W capaz de "encher" em menos de 20 minutos a bateria de maior capacidade - 4 820 mAh. Porém, em ambos os casos já temos bastante velocidade.

O melhor de tudo? Temos um carregador rápido incluído, além de um cabo USB do Tipo C preparado para suportar esta carga rápida em segurança. O resultado? Um smartphone capaz que já nos entrega todos os acessórios necessários na sua caixa.

Xiaomi 13

Pode ainda ser dito que este smartphone Xiaomi tem um carregamento rápido sem-fios ao alcançar os 50 W via wireless. Em suma, temos várias opções de carregamento, além de uma autonomia muito competente graças também ao seu processador.

4. Desempenho com o SoC Snapdragon 8 Gen 2

Xiaomi 13

O smartphone Xiaomi 13 vem equipado com o melhor processador disponível para smartphones Android no mercado. Em causa está o chipset Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm e acreditem, a eficiência energética neste SoC de 4 nm é qualquer coisa de palpável.

A isto soma-se um desempenho exímio graças ao chipset Qualcomm com 8 núcleos (1 x 3,2 GHz Cortex-X3 + 2 x 2,8 GHz Cortex-A715 + 2 x 2,8 GHz Cortex-A710 + 3 x 2,0 GHz Cortex-A510). Já para os gráficos temos uma GPU Adreno 740.

Xiaomi 13

Em Portugal o Xiaomi 13 está disponível com 8 GB de memória RAM, bem como 256 GB de armazenamento interno UFS 4.0, não expansível. É, conforme a minha experiência, um dos smartphones Android mais rápidos de 2023.

O telefone brinda-nos ainda com a sua interface MIUI 14, a interface ou skin própria da Xiaomi que reveste todos os aspetos do Android 13 da Google. É uma experiência envolvente, plena de funcionalidade e rapidez, além de inspirações no iOS.

Xiaomi 13

Estes pontos de contactos ajudam a aumentar o apelo e fruição que podemos retirar do smartphone Xiaomi. A personalização é extensa e oferece ajustes para grande parte dos aspetos importantes no telefone. Aliás, o utilizador pode personalizar completamente o smartphone graças à personalização permitida pela MIUI 14.

Temos agora, graças também ao Android 13 da Google e ao design Material You, uma interface pautada por cartões, com conteúdo mais "arrumado" e bem estruturado. É relativamente fácil para qualquer utilizador dominar as funções do smartphone Xiaomi.

Xiaomi 13

A própria Xiaomi afirma que a MIUI 14 está mais ágil e sobretudo eficiente no uso dos recursos do telefone. Isto contribui não só para a sua velocidade geral, como também para a autonomia e conservação de energia do telefone que abonam a sua utilização.

Tendo-o testado no dia a dia como smartphone principal, posso dizer que este é um produto com desempenho constante e excelente. É um novo telemóvel para 2023 e traz-nos uma experiência renovada, mais fresca, rápida e gratificante que podemos apenas louvar.

5. Câmaras Leica no Xiaomi 13

Xiaomi 13

O smartphone Xiaomi 13 estreia, na Europa, a parceria com a gigante alemã da fotografia, a Leica. Fá-lo com uma parceria que traz parte do ADN Leica para a experiência fotográfica, algo que vai muito além das caraterísticas técnicas e resolução dos sensores.

A câmara principal tem um sensor de 50 MP, sensor de 10 MP com ótica telefoto com zoom ótico de 3,2x, além da ultra-grande angular com 12 MP. Por fim, a câmara frontal tem 32 MP, perfeitamente competente para as selfies no Xiaomi 13.

Xiaomi 13

O ADN Leica faz-se sentir sobretudo no software e processamento da imagem. Somos guiados por dois modos principais - Leica Vibrante (vibrante) ou Leica Authentic (autêntico) consoante se procure resultados mais impactantes, ou mais realistas.

A partir daqui temos também vários outros filtros e simulações de filme que despertam o nosso lado mais criativo. É aqui que começo a sentir a forte presença Leica, ainda que simulada, mas que se traduz numa ciência de cor digna de nota e apreço.

Xiaomi 13

A própria aplicação de câmara fotográfica é bastante intuitiva, quase que diria extremamente simples (e isso é bom). Porém, em pouco tempo encontramos as várias simulações de filme Leica, sempre a partir dos dois modos supracitados - Vibrante ou Autêntico.

Para a captação de fotografia temos ainda os modos Pro, Documentos, Vídeo, Foto, Retrato, Noturno, Vídeo Curto, Panorama, Vlog, Câmara Lenta, Time-lapse, Efeitos de Filme, Exposição longa, Super lua, Vídeo duplo, Clonar e 50 MP (capta imagens com a máxima resolução).

Xiaomi 13

A qualidade das câmaras fotográficas é inegável. Temos um telefone muito competente que nos estimula a fotografar mais e nos dá uma pitada daquilo que tornou a Leica tão lendária, mormente na qualidade das suas objetivas (e lentes que as integram).

Dito isto, a primeira e grande decisão que terão de fazer será fotografar no modo Vibrante (com mais saturação e contraste), ou no modo Autêntico, em que as texturas ficam mais próximas da realidade e sobretudo o equilíbrio de cores. Porém, em ambos temos resultados de excelência em todos os aspetos de relevo.

Xiaomi 13

Porém, se há algo que para mim teve impacto foi o estímulo a criar, fotografar e registar mais momentos que este smartphone Xiaomi me transmitiu. Há aqui um software aliciante, objetivas e hardware competente e arestas bem limadas.

Tudo isto resulta numa câmara fotográfica que me dá vontade de sair e fotografar mais. Ora, que poderia pedir mais a um "mero" smartphone do que isto? É um belo smartphone para treinarem a fotografia de rua e acreditem que vão gostar dos resultados.

À venda em Portugal desde 999 € na Xiaomi Store

Bundle Smartphone Xiaomi 13 8Gb/256Gb + Mi Watch

Ecrã: AMOLED de 6,36'' a 120 Hz, Full-HD+
Processador: Snapdragon 8 Gen 2 (4 nm) da Qualcomm
RAM: desde 8 GB
Armazenamento: desde 128 GB (UFS 3.1 / UFS 4.0)
Bateria: 4 500 mAh a 67 W
Câmaras: 50 + 10 + 12 MP / 32 MP

Lançamento: março de 2023

O Xiaomi 13 foi uma das melhores surpresas que tive oportunidade de testar neste início de 2023. A câmara fotográfica foi a cereja no topo do bolo, mas há muito mais para apreciar neste produto.

É, real e efetivamente, uma mudança de paradigma para a marca, merecendo a nossa (e a tua) atenção).

Por fim, apontamos também a análise 4gnews ao smartphone Xiaomi 13, com mais detalhes e o rigor que nos carateriza.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.