Mountain Everest Max review: o teclado gaming modular dos teus sonhos

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Quando pensamos num teclado gaming, vem-nos à mente uma experiência mecânica com personalização e luzes, muitas luzes. O Everest Max, da Mountain, é isso e muito mais - não é apenas um teclado gaming, mas uma experiência de luxo e personalização.

Ao longo das últimas semanas testei este produto que podemos chamar apenas de teclado modular. Mas nesta versão Max vem equipado com um descanso para o teu pulso, um numpad destacável, quatro teclas com ecrã programáveis ou uma doca de multimédia com uma roda de exibição.

mountain everest max

Este tem teclas hotswap, pelo que podes personalizá-lo a teu bel-prazer recorrendo a outras hotswap compatíveis. E ao contrário de outros teclados deste género, podes contar com layout padrão ISO totalmente concebido para português, com a nossa cedilha (ç). Vamos conhecê-lo melhor?

Unboxing do Mountain Everest Max

Nota-se que a Mountain quis fornecer aos utilizadores uma experiência de unboxing sem paralelo com este Mountain Everest Max. Isso nota-se ao olharmos para a caixa, e principalmente quando começamos a abrir os vários compartimentos.

mountain everest max

Na zona superior está o mais importante e estrela deste conjunto - o teclado. Este encontra-se disponível em cinzento ou preto. No nosso caso testámos a versão preta, como podes ver nas imagens. Logo abaixo do teclado vem o descanso para pulso que se acopla magneticamente ao teclado.

mountain everest max

Na gaveta inferior tens os restantes acessórios deste Everest Max, e que fornecem uma experiência premium face à versão Core (apenas com o teclado). O primeiro destaque vai para a Dock de multimédia com uma roda de exibição e o numpad.

mountain everest max

Mas também tens aqui acessórios: 5 switches diferentes, a ferramenta para retirar as switches, e pés magnéticos para elevar o teclado e o numpad. No último compartimento encontras o cabo removível USB-C e uma extensão USB-C que podes adaptar ao teu numpad.

mountain everest max

Especificações técnicas do Mountain Everest Max

Especificações técnicas do Mountain Everest Max
Especificações técnicas do Mountain Everest Max

A minha opinião sobre o Mountain Everest Max

A personalização e modularidade

A personalização e possibilidade de modularidade é o grande trunfo deste Mountain Everest Max. Se o que pretendemos é apenas jogar, podemos ter um setup mais limpo, onde estamos a desfrutar apenas do teclado, e onde podemos acoplar o descanso para o pulso magnético.

mountain everest max

Mas quando queremos algo mais, podemos adicionar a doca de multimédia. Esta pode ser colocada tanto na parte superior esquerda como direita, e dá-te acesso rápido às teclas de multimédia.

mountain everest max

Mas esta tem também uma roda (ou dial) com um ecrã, onde podemos ver várias informações importantes e que podemos personalizar (já lá vamos). Desde macros, às cores do teclado, temperatura do PC ou às horas, este é um ecrã bem oportuno que com a roda podes controlar o volume do jogo ou música.

mountain everest max

Caso queiramos adicionar mais funcionalidades, podemos colocar o numpad à esquerda ou direita do teclado. Este não só tem os números sempre à mão, como funciona como uma “mini Steamdeck”. Tem quatro teclas com um LCD que podes personalizar para criar determinadas ações.

Vamos imaginar que queres abrir o Spotify, podes recorrer a uma destes teclas. O mesmo é válido para qualquer outro programa, ou para criares pequenas ações nos teus jogos favoritos. E se vem com alguns ícones pré-definidos, também é possível adicionares os teus.

mountain everest max

No campo da iluminação também existe personalização, ou não fosse este um teclado gaming. Tens retroiluminação RGB totalmente personalizáveis (e individual para cada tecla) com 16,7 milhões de cores, e ainda uma “fita” ou linha RGB em torno de todo o teclado.

mountain everest max

Como já foi referido, este chega com a possibilidade de trocares os switches do teclado no futuro. Esta é uma adição importante, caso queiras uma experiência de digitação diferente desta que vem de origem. O teclado com layout em Português só é vendido com switches MX Red, mas podes usar qualquer switch com estas teclas.

mountain everest max

Com a ferramenta que vem incluída para a troca dos switches, este é um processo que podemos fazer facilmente. E como referi acima, estes são hot swap. O que basicamente significa que nem é preciso desligares o teclado durante o processo.

mountain everest max

Experiência de digitação e som

Se gostas de escrever ou jogar em teclados mecânicos, a experiência de escrita ou digitação neste teclado vai agradar-te imenso. Os nossos dedos simplesmente deslizam de forma bastante coerente e natural através do mesmo.

mountain everest max

No vídeo abaixo, mostro-te como é esta experiência no que ao ruído diz respeito. Como qualquer teclado mecânico, este tem um ruído que, para quem gosta do género (é o meu caso), vai achar bastante satisfatório.

Estamos a falar de estabilizadores Cherry, que chegam com Krytox GPL 205 Grau 0 no ajuste de fábrica. Isto faz com que seja simplesmente prazeroso ouvi-lo enquanto digitamos, e isso pode ser comprovado no vídeo.

Os pés elevatórios

Um dos pormenores interessantes deste teclado é o número de pés elevatórios disponíveis. Estes são magnéticos, e facilmente acopláveis tanto ao teclado como ao numpad. Dessa forma consegue aqui algo duradouro. E no fundo conseguimos ter a altura perfeita que desejamos para o nosso teclado

mountain everest max

Estes aumentam a tua possibilidade de conforto durante o uso. E o mesmo se aplica ao descanso para os teus pulsos (Palm rest), que é magnético, e assim facilmente acoplável ou retiráveis consoante a tua vontade.

O software Base Camp

O software denominado ‘Base Camp’ serve de base para personalizares o teu Mountain Everest Max. Em primeiro lugar, é possível criares vários perfis (memoriza 5) adequando-se assim ao gosto de cada utilizador.

4gnews

Para começar, é através deste que conseguimos personalizar toda questão da iluminação. Desde a luminosidade, às cores ou velocidade de um determinado padrão, podes escolher tudo ao pormenor.

mountain

Também é com este software que conseguimos atribuir determinadas funções a uma tecla, consoante o programa que estivermos a utilizar. Como já referido, é possível nesta zona personalizares as teclas LCD do numpad.

Estas são 4 teclas no teu numpad, que funcionam como uma “mini Steamdeck”. Ali podes criar funções dentro de um determinado programa, programar para abrir determinada app e até criares os teus próprios ícones.

mountain

A personalização da doca de multimédia (o display dial) também pode ser feita com recurso a este software. Nesta podemos mudar o modo de iluminação e o brilho, ver as horas, controlar o volume ou receber informações do computador. Se achares que alguns deles não são necessários para a tua utilização, podes ter disponíveis aqueles apenas os ícones e informações que desejas.

doca

Estas são apenas algumas das personalizações que encontras neste software, que só tem um defeito: só está disponível para Windows. É claro que a maioria dos consumidores que quererão este teclado estão no Windows, porque é a plataforma ideal para jogar.

mountain

Mas enquanto utilizador de Mac (ou se fosse de Linux), gostaria de ter a possibilidade de personalizar este teclado. Atenção que o podes usar tranquilamente em Mac, como fiz, só não tens acesso à personalização que tem de ser feita no Windows.

mountain

Mas regra geral, está aqui muito tempo investido pela marca para te dar o máximo de personalização possível. E se vais usá-lo em Windows, consegues tirar total partido do mesmo nesse campo para este e outros produtos da Mountain.

Apenas um cabo para tudo

À boa maneira dos teclados gaming, o Mountain Everest Max funciona com cabo. E embora possas usar, por exemplo, o numpad com o cabo providenciado à parte, este funciona acoplado ao teclado.

Isto significa que o teclado é uma espécie de hub USB 3.2 Gen 1 para os teus acessórios. Apenas precisas de ligar um único cabo à saída USB-C, e podes usar todos os acessórios sem stresses. É claro que, como fã de não ter cabos na secretária gostaria que este funcionasse sem fios. Mas isso iria agravar ainda mais o seu preço. E um cabo é pouco preocupante.

mountain everest max

Conclusão sobre o Mountain Everest Max

Se és um jogador bastante ativo, fazes stream ou simplesmente passas muito tempo ao computador a trabalhar ou estudar, este teclado é provavelmente a opção definitiva se procuras a nata da nata. Sim, é um teclado caro, custando 249 € em Portugal a partir do site oficial. Mas o facto de te dar opções de personalização de destaque pode fazer valer cada cêntimo.

mountain everest max

Na prática, o utilizador pode usá-lo como quer dependendo da situação. Só precisas de usar o teclado agora? Muito bem, podes fazê-lo. Queres adicionar o numpad ao lado direito ou esquerdo? Também dá. Queres colocar a doca de multimédia para maior personalização? É só acoplar.

Além disso, há que falar da possibilidade de personalização, já que podes trocar as switches consoante o teu gosto. A versão com layout português só é vendida com switches MX Red, mas podess usar quaisquer outras compatíveis desde que uses as mesmas teclas.

mountain everest max

A experiência de escrita ou digitação é soberba com este teclado, principalmente se gostas de teclados mecânicos pensados ao pormenor. Além disso, é bom notar que os estabilizadores são totalmente cortados e lubrificados à mão. E graças ao “palm rest”, vais ter mais conforto nas tuas longas sessões de uso do mesmo.

A construção é de topo, como seria de esperar. O único (vamos chamar-lhe) defeito é mesmo o facto de o software só estar disponível para Windows. Isso não impede que o uses em que plataforma quiseres, mas é no Windows que tiras total partido do mesmo.

mountain everest max

Diria que se procuras o teclado gaming mecânico definitivo para o teu setup, vais ficar plenamente satisfeito com o Everest Max. Oferece-te uma experiência sem par na indústria, e não há como não lhe darmos nota máxima.

O Mountain Everest Max encontra-se disponível para compra no site da marca por 249,99 €. De realçar que ao comprares no site oficial da Mountain, os envios são feitos a partir da Holanda. Isto significa que vais ter o teclado contigo entre 2 a 3 dias úteis, e não terás quaisquer problemas com alfândega visto que as taxas estão incluídas no preço. Caso queiras comprá-lo em Portugal, está disponível na PCDIGA por 269,99 €.

Sabe mais sobre preços e envios do Mountain Everest Max no site oficial

Sabe mais sobre preços e envios do Mountain Everest Max na PCDIGA

Pontos fortes do Mountain Everest Max

  • Experiência de construção premium
  • Possibilidade de modularização consoante a necessidade
  • Dial de exibição para controlos multimédia
  • Teclas com ecrã para funções personalizadas
  • Software com bastante personalização
  • Iluminação RGB com muitas opções
  • Tudo pode ser usado com apenas um cabo USB-C

Pontos a melhorar do Mountain Everest Max

  • Software apenas é compatível com Windows

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.