3 novidades do WhatsApp que vais encontrar na app de mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O WhatsApp recebeu nos últimos dias pelo menos três novidades a ter em conta. À medida que as novas ferramentas e alterações chegam gradualmente aos utilizadores da app de mensagens para Android e iOS, damos agora a conhecer as novas capacidades.

Tendo chegado primeiramente aos utilizadores da versão Beta, as melhorias chegam também, no espaço dos próximos dias / semanas, aos utilizadores da versão estável. É sobretudo a estes que se destina esta exposição das novas funções a chegar à app de mensagens.

São pelo menos três as novidades que, ao longo dos últimos dias, têm chegado à plataforma de mensagens do grupo Meta.

1. Partilhar os Estados do WhatsApp nas Stories do Facebook

Facebook WhatsApp
Nova opção de partilha automática dos Estados na Histórias do Facebook.

Em primeiro lugar, na versão Beta do WhatsApp para Android 2.23.9.13 temos, na app de mensagens, a possibilidade partilhar automaticamente os Estados de WhatsApp nas Histórias do Facebook.

Ou seja, tal como já podemos partilhar as Stories do Instagram automaticamente no Facebook, teremos também a possibilidade de o fazer a partir do WhatsApp. Mais um passo concreto rumo à convergência entre as três plataformas de Mark Zuckerberg.

Para tal, teremos um novo controlo de partilha automática, uma nova verificação quando queremos partilhar uma atualização de Estado no WhatsApp. Os ajustes de partilhar permitirão ativar a opção "Partilhar sempre na história de Facebook".

2. Mais controlos de privacidade para o WhatsApp

WhatsApp
Novo ecrã com verificações de segurança e privacidade no WhatsApp.

Em segundo lugar, tal como avançam os colegas da publicação WABetaInfo, a partir da versão Beta 2.23.9.15 do WhatsApp para Android temos um novo menu de privacidade. Ou seja, uma nova opção que permite ao utilizador definir quem os pode contactar.

De igual modo, também permite definir quem é que tem acesso à nossa informação pessoal e demais elementos visíveis no nosso perfil de utilizador da plataforma.

Em suma, temos novas ferramentas que nos deixam proteger a nossa conta e tornar a conversação mais privada / segura.

3. "Canais de Telegram", agora também no WhatsApp

Em terceiro lugar temos a implementação das Atualizações para o WhatsApp. Na prática, temos um mecanismo muito similar aos Canais de Telegram com as atualizações de comunidade, anúncios gerais e comunicações dirigidas a todos os participantes.

Esta novidade foi apontada primeiramente pela publicação ZDNet, também disponível desde a última versão Beta para iOS à data de redação deste artigo. O novo recurso estará presente na aba / secção dos Estados no WhatsApp.

A partir daí será possível ver as atualizações de estado dos seus contactos, bem como receber mensagens nos canais em que estejam inscritos.

Por fim, importa frisar que estas melhorias estão a chegar de modo gradual e faseado aos utilizadores do WhatsApp em dispositivos móveis Android e iOS. Será, agora, uma questão de tempo.

Entretanto, há ainda mais novidade a caminho da plataforma como a possibilidade de obter transcrições automáticas das mensagens / clips de voz enviados através da plataforma.

📝 WhatsApp beta for iOS 23.9.0.70: what's new?WhatsApp is releasing a voice message transcription feature, and it is available for some beta testers!https://t.co/l6JQacaG5n pic.twitter.com/sqpVl4EzeG

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 28 de abril de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.