O site "Have I been Pwned" regista e publica relatórios de sites ou empresas que tenham sofrido ataques informáticos, principalmente quando são envolvidos dados de utilizadores. A empresa de jogos para telemóvel Zynga foi recentemente afetada, onde 170 milhões de contas ficaram comprometidas. A plataforma Zynga conta com cerca de 67 milhões de utilizadores ativos mensalmente.
O ataque ocorreu em setembro e focou-se em dois jogos da plataforma: Draw Something e Words with Friends. A própria empresa admitiu que as credenciais de login dos utilizadores nesse jogos "pode ter sido comprometida no ataque". A empresa salientou, no entanto, que informações financeiras não foram afetadas.
Contudo, a empresa recusou-se a transmitir mais informação além das declarações de setembro. O site Have I been Pwned tentou contactar a Zynga aquando da publicação do relatório mas sem sucesso. Verdade seja dita, a empresa não pretende certamente relembrar este momento negro na sua história.
Um hacker confessou ter sido o autor do ataque
Durante o mês de setembro, em pleno alvoroço pós-ataque, um hacker de nome Gnosticplayers confessou ao site Hacker News ter sido o autor do ataque informático. Gnosticplayers afirma ter roubado informações de 218 milhões de contas, um número bem superior ao relatado oficialmente.
Embora possa ser exagero por parte do arrogante hacker, a verdade é que o criminoso cibernético teve acesso a informações de uma boa parte dos utilizadores da Zynga, neste caso do jogo Words With Friends. O hacker afirmou ter acesso a credenciais de login, que incluem palavras-passe, e-mails, nomes, datas de nascimento, números de telefone e perfis de Facebook.
Editores 4gnews recomendam:
- Descoberta falha de segurança que coloca milhares de relógios inteligentes infantis em risco
- Resident Evil 3 Remake: descobre se o teu PC vai conseguir correr este "novo clássico"
- Conceito do comando Dualshock 5 para a PlayStation 5 é impressionante! (vídeo)