De acordo com o Wall Street Journal, o YouTube vai permitir a políticos acesso ao Instant Reserve, do Google Ads. Esta ferramenta permite aos anunciantes comprar e reservar espaço publicitário em avanço. Neste caso, será possível reservar campanhas políticas para as eleições.
O Instant Reserve estará disponível a partir de 15 de novembro, para empresas ou equipas de campanhas políticas que queiram usufruir de espaço publicitário na plataforma. Considerando que o YouTube é o site de vídeos mais popular do planeta, o potencial para os anunciantes é enorme.
A antecipação na criação de anúncios de campanhas políticas pode ser fulcral para o espectro político de vários países, como os EUA. Estados como Ohio e Carolina do Sul possuem um sistema onde os cidadãos podem votar mais cedo, relativamente a outros estados.
YouTube pretende concorrer com o Facebook em anúncios políticos
O WSJ avança que durante as eleições americanas de 2016, Hillary Clinton e Donald Trump gastarm cerca de 21.8 milhões de dólares em publicidades nas plataformas da Google. Contudo, os gastos em anúncios de Facebook chegaram aos 43 milhões de dólares, excedendo o investimento feito na Google.
Assim sendo, esta ferramenta é um incentivo para que campanhas políticas deem prioridade ao YouTube nos seus anúncios. Antes das votações intermediárias de 2018, a Google partilhou supostamente com os seus maiores compradores grupos de utilizadores de YouTube com mais potencial de voto, de acordo com os candidatos e baseando-se nos interesses.
Assim sendo, parece que o YouTube vai ter um papel bastante importante nas eleições americanas, em 2020. Esta notícia pode certamente desagradar a utilizadores que consumem conteúdo no YouTube para entretenimento, não querendo política envolvida na sua plataforma favorita para vídeos.
Como seria em Portugal?
O YouTube não especificou quais são os países onde o Instant Reserve estará disponível mas é provável que para já sejas apenas nos Estados Unidos. No entanto, esta ferramenta poderia ser útil nas campanhas políticas em Portugal.
Recentemente, o nosso país passou pelo período de eleições. Caso os partidos tivessem acesso a ferramentas de publicidade na internet no Facebook ou no YouTube, será que a atitude dos eleitores mudaria? Caso visses anúncios de política no teu feed de Facebook ou YouTube estarias mais motivado a votar ou pesquisar sobre política? Deixa a tua opinião nos comentários.
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