YouTube vai ficar mais seguro para crianças. Entende porquê

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A Google está a implementar algumas mudanças no YouTube de forma a refletir uma plataforma mais segura para crianças. Estas mudanças foram motivadas provavelmente pela multa de 170 milhões de dólares que a empresa recebeu em 2019 por não fazer o suficiente para proteger os jovens visualizadores.

Em primeiro lugar, os criadores de conteúdo vão poder passar a marcar vídeos como conteúdo específico para crianças. Contudo, existe um número de factores que determinará a inclusão no YouTube Kids. Alguns desses factores são o tema do vídeo, inclusão de personagens infantis, brinquedos ou jogos.

A opção estará disponível na ferramenta YouTube Studio, utilizada maioritariamente por criadores de conteúdo. A Google também terá ferramentas que permitirão classificar os vídeos além do sistema de "gosto e não gosto" mas que será interno, disponível apenas para criadores ou reivindicadores de conteúdo inapropriado.

Dados das crianças serão protegidos

O YouTube passará a considerar os dados de quem visualizar vídeos marcados para crianças como menores, independentemente da idade verdadeira do visualizador. Desta forma, os vídeos marcados "para crianças" não irão mostrar comentários, chats ao vivo ou notificações de sino. Além disso, os dados estatísticos recolhidos serão reduzidos.

A Google está a tomar estas medidas para proteger os dados dos utilizadores ou também para permitir que os conteúdos possam ser vistos pelos pais e as crianças em simultâneo. É importante salientar que estas mudanças serão refletidas na plataforma geral do YouTube.

Para crianças, a melhor opção continua a ser o YouTube Kids, onde o conteúdo é curado e não existe recolha ativa de dados. É a melhor opção para crianças abaixo dos 13 anos, embora isso fique ao critério dos pais.

Editores 4gnews recomendam:

  • Tim Cook viu a Apple ser comparada à ISIS durante a gala dos Globos de Ouro! (vídeo)
  • Cameos do Snapchat utiliza tecnologia Deepfake bastante realista
  • TikTok "apanhada" com código para Deepfakes dentro da app
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.