YouTube sem piedade para vídeos que digam que o 5G causa Covid-19

Filipe Alves
1 comentário

O YouTube é o lugar perfeito para aprender novas aptidões ou simplesmente para relaxar. Contudo, é também o lugar perfeito para espalhar falsa informação. Principalmente numa altura onde a pandemia Covid-19 está a parar todo o mundo.

Pois bem, há umas semanas referimos que existia muita gente que acreditava que o causador deste vírus era o 5G. Por muito que parece brincadeira, não é. No Reino Unido, por exemplo, muitas antenas 5G foram queimadas com receio que o 5G causasse o vírus a moradores próximos.

YouTube elimina todos os vídeos que referem que o 5G é causador do Covid-19

Cornavírus Covid-19 5G Youtube

De forma pro-ativa, o YouTube está a eliminar todos os vídeos da sua plataforma que indicam que o causador do Coronavírus são as antenas e a tecnologia 5G.

Numa entrevista à CNN, a responsável máxima pela rede social, Susan Wojcicki, referiu que a Google está a trabalhar de forma séria para acabar com todas as falsas informações sobre o Coronavírus.

Apontou ainda que a rápida propagação do vírus foi um problema no combate às notícias falsas. Dessa forma, nas últimas semanas, o YouTube tem vindo a mudar constantemente as suas práticas de uso de forma a combater eficazmente ao problema.

Cuidado com o que vês na Internet

Nos últimos tempos temos visto um crescimento de conspirações sem grande fundamento. Uma delas em que a "Terra é plana". Mais recentemente, conspirações sobre o Coronavírus estão na mira.

This is the consequence of those bonkers Facebook conspiracy theories about 5G. Key workers getting harassed on the street. pic.twitter.com/5z35r6sabp

— Charlie Haynes (@charliehtweets) 2 de abril de 2020

Por muito que queiramos encontrar explicações para tudo, às vezes não é assim tão simples. Assim sendo, tem a certeza que a tua base de informação são fontes fidedignas. Instala o Google News no teu smartphone e evita ler notícias através das redes sociais.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.