Youtube prepara-se para mudar o local dos comentários

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Youtube não só é conhecido pelos milhões de vídeos na sua plataforma mas pela sua enorme comunidade. Os comentários fazem parte disso mesmo. Os criadores de conteúdo conseguem ter um feedback mais completo com as opiniões dos seus seguidores.

Contudo, o Youtube está prestes a mudar o local dos comentários na sua plataforma. Pelo menos é o que parece. A mudança já aconteceu a alguns utilizadores na Índia, país onde temos visto as primeiras mudanças e características da plataforma.

Comentários estarão "escondidos" atrás de um botão

Agora os utilizadores não precisam de deslizar infinitamente para aceder aos comentários. Logo ao lado do botão "gosto" e "não gosto" teremos também um pequeno botão a indicar "comentários".

Ao clicar no botão, os comentários abrem de imediato logo abaixo. Esta mudança é perfeita para um carregamento mais rápido da página e até para esconder possíveis "spoilers" que estes possam ter.

Youtube quer ser mais do que uma "comunidade"

Esta mudança é significativa porque nos mostra que a Google começa a olhar cada vez mais para a plataforma de vídeo e menos para a comunidade. Uma jogada que pode custar-lhes caro. Por muito que os comentários estejam presentes, o melhor local para a comunidade seria ter os comentários logo abaixo do vídeo. Algo que não temos.

Em vez disso, temos vídeo recomendados e só depois os comentários. Com a nova atualização, nem com deslizes para baixo encontrarás os comentários. Só mesmo clicando no botão. Já a Amazon - uma das maiores empresas de venda online - disse um dia "quantos mais cliques para o utilizador menos se vende". Por isso criaram o "comprar num clique".

O Youtube está a obrigar as pessoas a clicar no botão de comentários por alguma razão. Eles sabem que quanto mais trabalho derem aos utilizadores menos os utilizadores o vão fazer. Enfim, veremos no que isto dá. Esta nova versão ainda só está disponível na Índia, esperemos que não seja a melhor solução possível para a plataforma.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi A3: assim poderá ser o próximo smartphone
  • 9 funcionalidades pedidas pelos utilizadores OnePlus a serem disponibilizadas
  • Google Chrome tem extensão que permite reportar sites potencialmente maliciosos
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.