Youtube deixará de funcionar para quem usar bloqueadores de anúncios

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Se és daqueles que usa uma extensão para bloquear publicidades no Youtube, em breve poderás perder acesso a esta gigantesca plataforma de vídeos. Isto a menos que sejas um subscritor Youtube Premium.

Estas são as conclusões que se retiram do recente aviso que alguns utilizadores começam a receber quando acedem ao Youtube. Um alerta para uma mudança significativa no acesso à biblioteca de vídeos disponível nesta plataforma detida pela Google.

Youtube prepara medidas drásticas para quem usa ad-bockers

Há já algum tempo que o Youtube está a testar a proibição do uso de bloqueadores de anúncios na plataforma. Ainda que para um número limitado de utilizadores, a plataforma da Google está a pedir a estes que desativem extensões que bloqueiem publicidades.

Contudo, parece que o alcance desse teste está a ser alargado de forma faseada. O alerta chega-nos por Jay Peters, editor da publicação The Verge, após ser confrontado com o aviso que podes ver em seguida.

Youtube

Basicamente, o que alerta refere é que os bloqueadores de anúncios não são permitidos no Youtube. Nas alíneas seguintes, a Google explica que são as publicidades que possibilitam a gratuitidade desta plataforma a milhões de utilizadores no mundo.

Perante este anúncio, o utilizador dispõe apenas de duas opções: permitir publicidade no Youtube ou subscrever o plano Youtube Premium. Ou seja, a Google está a encurralar aqueles que usam o Youtube sem ver publicidade.

Peters refere que começou a deparar-se com este aviso quando mudou do Google Chrome para o Safari. Quando questionou a Google sobre o tema, um representante da tecnológica disse que este alerta faz parte de uma pequena experiência a nível global e que esta não se limita a um browser específico.

Isto significa que a Google está a reforçar a sua campanha contra o uso de bloqueadores de anúncios no Youtube. Fá-lo ao barrar o acesso à plataforma a todos os que usam este tipo de extensões e sem pagar para usar a plataforma.

Embora a empresa sublinhe o carácter experimental da medida, são inequívocos os sinais de que, eventualmente, esta será a realidade da sua plataforma de vídeos online. Ou vês publicidades, ou pagas para não ter publicidade.

Importa dizer que o plano Youtube Premium tem um custo mensal de 8,49 €. Com este plano, além da ausência de publicidades, os utilizadores têm outras regalias como descarregar vídeos para ver offline ou a reprodução em segundo plano.

No final de 2022, o Youtube registava um total mundial de 2,70 mil milhões de utilizadores. Porém, apenas 80 milhões são subscritores do plano Premium, o que justifica os esforços da empresa para tentar direcionar mais utilizadores para a modalidade paga.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.