Google lança atualização mais urgente que o Android 14, atualiza já!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Google deu recentemente a conhecer, de forma oficial, a mais recente iteração do seu sistema operativo para dispositivos móveis, o Android 14. Além disso, disponibilizou também uma importante correção de segurança que todo e qualquer utilizador deve instalar.

Em causa está a correção de segurança ou patch de segurança de outubro de 2023, já disponível globalmente, chegando assim de forma gradual e faseada aos nossos dispositivos móveis. Este pacote vem corrigir um total de 53 vulnerabilidades detetadas.

Atualiza já o teu tablet e smartphone Android

Android 13

Tal como aponta a própria Google no seu boletim de segurança, das 53 vulnerabilidades, pelo menos 2 são atualmente usadas pelos meliantes informáticos para atingir os seus propósitos ilícitos. Ou seja, duas vulnerabilidades a ser presentemente exploradas.

Em todo o caso, se o vosso dispositivo móvel - tablet e / ou smartphone Android - tiver o patch de segurança de 6 de outubro de 2023, ou mais recente, então já estão protegidos contra estas ameaças. Importa frisar que a correção, já disponível sob a forma de atualização, ficou disponível para as versões Android 11, 12, 12L e 13.

Patch de segurança já disponibilizado pela Google

Os utilizadores podem verificar a disponibilidade das atualizações - de sistema e de segurança - através das Definições dos respetivos dispositivos móveis. Assim, terão que aceder aos seguintes menus / secções, ainda que as etapas possam variar consoante a fabricante / marca do dispositivo móvel.

  • Aceder a Definições
  • Sobre o telemóvel / tablet (acerca do dispositivo)
  • Verificar atualizações de software

Logo que estiver disponível a atualização de segurança será detetada pelo dispositivo, dando-nos oportunidade de a instalar. Por via da regra, é também neste menu das atualizações que podemos encontrar a atual versão da interface (UI), do sistema operativo e da atualização de segurança do Android / patch de segurança instalado.

Ameaças já registadas pela Google

As principais vulnerabilidades e ameaças apontadas são a CVE-2023-4863 e a CVE-2023-4211. A primeira das quais tem sido usada sobretudo como vetor de instalação de spyware, ou seja, como canal para instalação remota de software espião nos dispositivos.

A segunda vulnerabilidade em apreço afeta a gráfica em dispositivos com chipset MediaTek. Na prática, afetando várias versões dos drivers para as MALI GPU da ARM, usada numa miríade de dispositivos móveis da Google, Samsung, Huawei, Xiaomi e não só.

Em suma, logo que esta correção de segurança estiver disponível o nosso forte conselho prende-se com a sua instalação.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.