YouTube vai revolucionar criando anúncios interativos com Realidade Aumentada

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Google anunciou que o Youtube vai começar a utilizar Realidade Aumentada nos seus anúncios. O primeiro passo chama-se “AR Beauty Try-On” e vai permitir aos utilizadores experimentarem maquilhagem de forma virtual.

Esta funcionalidade estará disponível em vídeos com conteúdos de dicas, tutoriais e reviews de produtos de maquilhagem. Graças a esta tecnologia, será possível experimentar amostras virtuais que prometem funcionar em vários tons de pele. Assim, poderás ter uma ideia de como um produto fica em ti antes de o comprares.

MAC Cosmetics é a primeira marca parceira

A MAC Cosmetics foi a primeira marca a associar-se a esta iniciativa. Os utilizadores poderão experimentar diferentes variantes de batons da marca, ao mesmo tempo que o seu criador de conteúdo preferido faz a demonstração em vídeo. Depois de experimentar o produto, os utilizadores podem clicar para o comprar no site da marca.

Teste revela que 30% dos utilizadores ativam a Realidade Aumentada

No seu comunicado, a Google revela que já testou esta funcionalidade no início do ano com várias marcas. No teste, 30 por cento dos espetadores ativaram a função de Realidade Aumentada na app de Youtube para iOS.

Segundo a Google, o teste revelou que cada pessoa gastou, em média 80 segundos a experimentar os batons virtualmente. O tempo terá sido certamente influenciado pelo facto de esta ser uma novidade.

Esta foi uma funcionalidade já testada por empresas como o Facebook ou o Snapchat. A grande vantagem do Youtube face a qualquer outro concorrente é a sua comunidade extensa de vloggers de beleza. O público está lá, tem interesse nos produtos, e esta funcionalidade foge aos cânones "clássicos" de fazer publicidade.

Tendo em conta que a maquilhagem de qualidade não é algo propriamente barato, esta é uma boa forma de se ter uma ideia de como os produtos parecem antes de se comprarem. Embora não seja algo perfeito, dará valor às marcas que se associarem a esta tecnologia. Para já, a função encontra-se em fase alfa e ficará disponível durante este verão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Cartão de Cidadão e Carta de Condução no telemóvel: aprende a usar a app id.gov.pt
  • Esta pulseira dá-te choques para te ajudar a perder maus hábitos
  • Hilariante! Político com filtro de gato na cara durante transmissão ao vivo
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.