Xperia X e Xperia X Compact deixam de fazer parte dos planos da Sony

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Sony imprimiu uma lufada de ar fresco nos seus equipamentos com a apresentação da linha Xperia X. Os Sony Xperia XA, Xperia X e Xperia X Performance foram todos oficializados na edição de 2016 da MWC, e apresentaram-se como equipamentos com uma qualidade de construção e design muito interessantes.

Já o modelo de pequenas dimensões, o Sony Xperia X Compact, apenas foi oficializado em setembro do mesmo ano, por alturas da última grande feira tecnológica do ano, a IFA, em Berlim. Apesar de estes equipamentos terem pouco mais de um ano no mercado, a Sony já deu a entender que irá descontinuar os Xperia X e Xperia X Compact.

Vê também: Sony Xperia XZ Premium também chegará em vermelho

O principal problema do Sony Xperia X foi, desde sempre, o seu preço de comercialização. Pedir, na altura do seu lançamento para o mercado, 629€ por um equipamento com um Snapdragon 650 foi um autêntico tiro no pé. Não há outra forma de o dizer. Por esse preço, era possível encontrar alternativas com melhores especificações.

Também o Sony Xperia X Compact pecou um pouco nas suas especificações. A Sony habituou-nos, desde sempre, a uma linha Compact com especificações de topo, mas com um ecrã pequeno. Ora, tal não se verificou neste novo modelo Compact, onde as suas especificações eram, claramente, de um gama média alta.

Um ano volvido, a Sony apresentou aos investidores os seus planos para o futuro. Nestes planos, foi notória a ausência de ambos os equipamentos já aqui referidos. Isto significa então que a empresa nipónica irá descontinuar dois equipamentos que nos apresentou no ano de 2016.

Quais as razões para descontinuar os Xperia X e Xperia X Compact?

Embora as razões para tal não tenham sido claramente divulgadas, acredita-se que as fracas vendas sejam a principal razão. Esta linha de equipamento vendeu apenas 31% fora do Japão, contra os 85% no seu mercado doméstico.

Xperia XZ Premium e Xperia XA1 e XA1 Ultra são agora o principal foco da Sony

Para o futuro, a Sony tem um novo plano que incidirá principalmente no seu novo topo de gama Xperia XA1 e XA1 Ultra. Estes equipamentos foram apresentados em fevereiro passado, na MWC 2017, em Barcelona.

Os dias que correm já não são muito favoráveis para a Sony. Será culpa da sua estratégia de lançar dois topos de gama por ano? Será culpa da sua relutância em reformular drasticamente o design dos seus equipamentos?

Algo não está a correr pelo melhor para uma das maiores empresas tecnológicas do mundo e algo tem de ser feito. Isto, claro, se a Sony ainda tiver intenções de continuar competitiva no mercado móvel. É pena que assim o seja, mas esta é a realidade.

Outros assuntos relevantes:

OnePlus 5 irá mesmo contar com o novo Snapdragon 835 no seu interior

E que tal um teste de resistência ao primeiro iPhone?

NO.1 G9: Smartwatch económico especialmente concebido para o Fitness

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.