Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Smartband 8 Pro review: a pulseira inteligente com personalidade de smartwatch

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 10 min.

imagem da Xiaomi Smartband 8 Pro na mão

Xiaomi Smartband 8 Pro
★★★★★5Excelente

É talvez a melhor smartband que a Xiaomi já desenvolveu até ao momento. É uma campeã de autonomia com vida útil de bateria de até 14 dias, está repleta de modos para a prática de atividade física, tem um ecrã maior e que funciona bem no exterior.

Acrescente-se ainda uma interface simples, mas bastante eficiente. O Always-On-Display tem espaço para melhorar, mas pouco mais podemos apontar à Smartband 8 Pro.

Prós
  • Interface simples e eficiente
  • Autonomia de até 14 dias
  • Ecrã maior que funciona bem no exterior
  • Muitos recursos para desporto
  • Sistema de troca de bracelete simples e eficaz
  • Carregamento magnético por pinos fácil de acoplar
Contras
  • Ecrã iluminar-se com movimento tem espaço para afinação
  • Mostrador quadrado pode ser menos confortável para pulsos mais pequenos

A Xiaomi Smartband 8 Pro chegou recentemente ao mercado português e vem com o anúncio de algumas melhorias significativas, entre as quais um ecrã e autonomia melhorados.

Uma das características que a distingue da sua congénere base é o design quadrado do seu mostrador que vem aumentar o campo de visualização e conferir uma nota de estilo mais charmosa.

imagem da Xiaomi Smartband 8 Pro

Ecrã: AMOLED de 1,74 polegadas

Resolução: 480x336 pixéis

Taxa de atualização: 60 Hz

Conetividade: GPS, Bluetooth 5.3

Desporto: Mais de 150 modos

Saúde: Monitorização batimento cardíaco, Sp02, sono, stress, saúde feminina

Bateria: 289 mAh

Autonomia: De até 14 dias

Compatibilidade: Android 6.0 ou posterior; iOS 12 ou posterior

Esta pulseira inteligente tem vindo a recolher boas críticas internacionais e durante duas semanas acompanhou-me na minha rotina diária, 24 sobre 24 horas. Agora partilho contigo a boa companhia que a Xiaomi Smartband 8 Pro pode ser, em qualquer ocasião.

Unboxing e primeiras impressões

caixa da Xiaomi Smartband 8 Pro

A Smartband 8 Pro vem harmoniosamente arrumada na sua caixa de venda, mas de uma forma que destaca logo o mostrador quadrado e o seu tamanho agradavelmente generoso.

Traz consigo uma bracelete de silicone para ser acoplada e um cabo de carregamento para o sistema magnético por pinos integrado. A Xiaomi pede o favor de sermos amigos do ambiente e usarmos um adaptador que já tenhamos em casa, ou como quem diz, este não vem incluído na caixa.

O emparelhamento com um smartphone é bastante rápido, fácil e intuitivo graças à aplicação Mi Fitness da marca chinesa que, através de um código QR, faz a conexão entre os equipamentos em poucos segundos.

imagem da bracelete da Xiaomi Smartband 8 Pro

A bracelete é também muito fácil de montar e desmontar, graças a um sistema de libertação rápida. Para acoplar é só encaixar a patilha da bracelete na ranhura dedicada e para libertar, um simples toque num botão solta a pulseira muito facilmente.

As primeiras impressões são as melhores e motivam qualquer utilizador a explorar mais e com mais vontade todos os recursos, e são muitos, da nova Smartband 8 Pro.

A elegância do quadrado e a construção robusta

imagem da Xiaomi Smartband 8 Pro pendurada

Tal como já foi referido, uma das novidades desta smartband é o seu mostrador quadrado. Quando comparada ao modelo base desta série, não há dúvida que o mostrador quadrado da 8 Pro tem um charme e elegância que a destacam e a tornam adequada a qualquer ocasião.

Este mesmo design, especialmente neste modelo preto que testámos, prima também por ser discreto e versátil. Se captar os olhares alheios, tanto faz boa figura numa reunião no trabalho, como numa sessão de corrida em qualquer percurso pedestre.

Na minha opinião, prefiro os modelos redondos por me parecerem mais harmoniosos, mas esta é uma questão de gosto pessoal, única e exclusivamente. O novo formato quadrado é muito bem-vindo e é também uma lufada de ar fresco nos wearables mais acessíveis da Xiaomi que apostam num design oval, quanto a mim menos sedutor.

Outra vantagem do design quadrado é o campo de visualização que fornece ao utilizador. Cabem mesmo muitas informações no ecrã e não são necessários tantos toques para visualizar todas as funcionalidades do menu principal.

Um pequeno senão, em pulsos mais pequenos como o meu, este mostrador quadrado precisa de alguma habituação, no que respeita ao conforto. Em numa ou noutra posição, especialmente durante o tempo frio, as camadas de roupa exercem pressão sobre o mostrador que pode fazer-se sentir mais no braço e causar algum incómodo.

Mas atenção é uma questão de habituação. A meio do dia já nem damos por isso e a bracelete em silicone não podia ser mais confortável. A pulseira conta também com bastantes perfurações que vão ajustar-se a qualquer tamanho de pulso através de um sistema de pino a fixar na ranhura.

Coloca-se e tira-se a Smartband 8 Pro muito facilmente do pulso. É tão fácil que, uma ou outra vez, até salta à nossa frente. Recomenda-se alguma cautela nas primeiras utilizações, até a bracelete estar mais maleável.

Quanto à qualidade de construção, basta tocar nesta banda inteligente para sentirmos a sua robustez e potencial durabilidade no tempo. Está à altura de qualquer desafio, mesmo que se trate de uma aventura um pouco mais radical.

Uma nota ainda por apresentar resistência à água de até 50 metros, suportando assim pingos da chuva ou da transpiração durante uma sessão de treino. A Xiaomi deixa o aviso de que a Smartband 8 Pro não é “amiga” de saunas e profundidades superiores aos metros acima referidos.

Ecrã: maior e melhor

ecrã da Xiaomi Smartband 8 Pro ao ar livre

O ecrã AMOLED desta smartband tem 1,74 polegadas, fornece uma resolução de 480 por 336 pixéis, uma taxa de atualização de 60 Hz e ainda um brilho máximo de 600 nits. Traduzindo para a prática temos uma boa visualização dos dados exibidos no ecrã em ambiente exterior, com a luz solar a atrapalhar pouco a leitura de informação.

Mais, a Xiaomi afirma que este painel é quase 18% maior que o seu antecessor e nós constatámos que não só é maior como melhor. O formato quadrado fornece um campo de visualização maior e melhor, além de permitir uma maior quantidade de informação no ecrã.

Mas não há bela sem senão. Nem sempre quando erguemos o braço, o ecrã fica gloriosamente iluminado. Entre 80 a 85% das vezes funciona, mas precisávamos da restante percentagem para dizer que neste ponto a Xiaomi foi tão bem-sucedida como nos restantes.

Um paraíso para os entusiastas de exercício físico

imagem dos recursos de desporto da Xiaomi Smartband 8 Pro

A Xiaomi Smartband 8 Pro é dos wearables mais completos no que respeita a modos para a prática de exercício físico. Tem mais de 150 modos que transportam os entusiastas da boa preparação física para o paraíso, visto que inclui uma variedade enorme de modalidades entre as mais habituais a algumas bastante peculiares.

Treino, dança, atividades ao ar livre, desportos de combate, desportos de inverno e recreativos são algumas das opções disponíveis, além dos habituais modos de caminhada, corrida, ciclismo, etc.

Conta também com vários modos aquáticos em que até encontramos as opções de snorkeling e nadar com barbatanas que podem ser simpáticas de utilizar em período de férias. Existe também um modo de jogos de tabuleiro que prima pela sua peculiaridade. Aqui é monitorizado o batimento cardíaco, calorias queimadas e duração da sessão.

Outro ponto interessante é a funcionalidade vitalidade. Na aplicação Mi Fitness, existe uma secção dedicada a dar pontuação à boa (ou não) vitalidade alcançada pelo utilizador durante uma semana.

Na prática, as métricas registadas em cada exercício físico são depois pontuadas nesta área da app que reflete a boa forma do utilizador. Além de fornecer dados, este recurso funciona também como uma motivação extra. Afinal quem é que não quer ganhar pontos?!

A Xiaomi Smartband 8 Pro está também equipada com GPS, suportando os cinco principais sistemas de satélite – Beidou, GPS, GLONASS, Galileo e QZSS. Como resultado, fornece um posicionamento rápido e bastante preciso da localização geográfica do utilizador, assim como dados precisos sobre trajetórias.

Recursos de saúde melhorados com novo algoritmo

imagem dos recursos de saúde

No que respeita a recursos direcionados para a saúde, a Smartband 8 Pro dispõe da habitual monitorização de batimento cardíaco, dos níveis de oxigénio no sangue, níveis de stress e qualidade do sono.

Neste último, através da app Mi Fitness o utilizador tem acesso à funcionalidade de animal do sono, também disponível para o Xiaomi Watch 2 Pro. Na prática, após monitorização do sono durante sete dias, a aplicação atribui um animal de sono ao utilizador.

É um recurso não essencial, mas que prima pela sua originalidade e incrível capacidade para prender a atenção e motivação do utilizador para dormir sete dias com o equipamento só para saber se será um urso, mocho ou pinguim.

Os dados recolhidos são agora mais precisos, graças à integração de um algoritmo de nova geração que garante uma monitorização melhorada. De acordo com a minha experiência, os registos foram exatos e fiáveis durante toda a experiência.

Navegação intuitiva e sem botões

imagem da lateral da Xiaomi Smartband 8 Pro

Outro ponto bastante positivo da Xiaomi Smartband 8 Pro é a sua navegação simples e intuitiva. Este modelo é isento de botões, por isso basta tocar levemente no ecrã para o despertar e deslizar o ecrã inicial para cima para aceder ao menu principal com todas as funcionalidades.

Deslizar o ecrã para a esquerda dá acesso aos recursos habitualmente mais utilizados, como início de corrida, monitorização de batimento cardíaco, Sp02 ou qualidade do sono. Deslizando para a direita temos acesso à lanterna, alarmes, definições, estado da bateria entre outros.

O sistema operativo proprietário funciona bastante bem e a interface caracteriza-se pela sua simplicidade e eficiência que vai agradar tanto a utilizadores principiantes como a veteranos no uso de wearables.

Felicitamos a Xiaomi por ter conseguido incluir nesta smartband uma interface que, pela sua simplicidade, é uma das mais eficientes e agradáveis com que já lidámos. Pontuação máxima.

Campeã de autonomia

sistema de carregamento da Xiaomi Smartband 8 Pro

A Xiaomi anuncia uma autonomia de até 14 dias com uma utilização moderada e de até seis dias com a funcionalidade Always-On-Display (AOD) ativa. Estes números verificam-se com a Smartband 8 Pro a provar ser uma campeã de autonomia.

Mesmo com o recurso AOD ativado e mediante uma utilização moderada, esta smartband consegue chegar aos sete dias sem necessitar de ser recarregada.

E eis-nos chegados ao sistema de carregamento magnético por pinos. Confesso que não sou fã, mas esta Smartband 8 Pro provou que este sistema pode dar menos dores de cabeça do que é expetável.

O cabo assenta bem e à primeira tentativa nos orifícios do painel traseiro, não sendo necessária uma ginástica especial para que ambos fiquem bem acoplados. Nem todos os equipamentos podem orgulhar-se disso. Mas é um facto inegável que este sistema magnético por pinos da Xiaomi funciona bastante bem. Nota ainda para a sua rapidez a carregar que não leva nenhum utilizador ao desespero.

Em conclusão

A Xiaomi Smartband 8 Pro custa 69,99 €. Este preço é uma “pechincha” para todas as funcionalidades incluídas e o bom funcionamento e desempenho que este wearable fornece ao utilizador.

Dados os seus recursos, integração de GPS e autonomia de até 14 dias, esta smarband tem a verdadeira personalidade de um smartwatch por um custo bastante mais baixo. Parece, aliás, que a meio do desenvolvimento deste equipamento é que a Xiaomi resolveu transformá-lo numa smartband em vez de um smartwatch, mas era já tarde demais e a essência ficou lá. E ainda bem.

É um dos melhores wearables atualmente disponíveis no mercado e a definição, por excelência, de um equipamento que tem uma relação qualidade preço absolutamente fantástica.

É preciso algum esforço para encontrarmos pontos negativos. O ecrã ficar iluminado sempre que levantamos o pulso tem espaço para uma afinação, assim como o novo design quadrado pode não ser o mais confortável para pulsos pequenos. No entanto, estes são apenas detalhes numa smartband que tem coração e personalidade de smartwatch e que pode ser uma das melhores – senão mesmo a melhor – da Xiaomi.

imagem da Xiaomi Smartband 8 Pro

Ecrã: AMOLED de 1,74 polegadas

Resolução: 480x336 pixéis

Taxa de atualização: 60 Hz

Conetividade: GPS, Bluetooth 5.3

Desporto: Mais de 150 modos

Saúde: Monitorização batimento cardíaco, Sp02, sono, stress, saúde feminina

Bateria: 289 mAh

Autonomia: De até 14 dias

Compatibilidade: Android 6.0 ou posterior; iOS 12 ou posterior

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt