O segmento dos smartphones dobráveis é dominado pela sul-coreana Samsung com os seus Flip e Fold nos mercados globais. Porém, em breve teremos um novo OPPO Find N2 Flip em Portugal e quiçá, também em 2023, um Xiaomi MIX Fold 3.
Inicialmente competindo com a Samsung neste segmento, a Huawei também nos deu a conhecer propostas cativantes neste setor. No entanto, fruto das restrições aplicadas à marca chinesa, a sua quota de mercado é virtualmente nula com a exceção da China.
Xiaomi MIX Fold 3 será o próximo smartphone dobrável para 2023
Face ao exposto, a Samsung tem um mercado desimpedido com poucas concorrentes nesta gama. Gradualmente, porém, acreditamos que tal mude com a chegada de mais produtos concorrentes com o potencial de nos dar mais hipótese de escolha.
Já numa nota puramente pessoal, esperançosa mas dúbia, é possível que aqui a concorrência faça baixar os preços dos dobráveis. É algo praticamente impensável na tipologia de produto Fold, ainda que mais realista na tipologia de smartphones Flip.
Até ao momento os smartphones dobráveis da Xiaomi permanecem um exclusivo do mercado doméstico, com ambas as gerações a fintarem os consumidores na Europa. Porém, é possível que nesta terceira iteração a tecnológica de Lei Jun esteja preparada para um desafio e lançamento globais.
Câmara fotográfica Leica será um dos destaques do MIX Fold 3
A fuga de informação mais recente aponta a presença de uma nova câmara fotográfica renovada neste telefone. O destaque vai para uma nova ótica ou objetiva dotada de ampliação ótica possivelmente com até 10x de zoom ótico, tal como o Galaxy S23 Ultra.
Note-se que a geração atual, o Xiaomi MIX 2 tem uma câmara fotográfica com zoom ótico de 2x e 8 MP de resolução, pelo que não é de todo o mais avançado. Algo que a fabricante quererá mudar com o lançamento deste novo modelo em 2023.
Note-se que a câmara deverá empregar uma objetiva periscópica, para conseguir proporcionar ampliação ótica no corpo fino do telefone. Algo que já observamos em vários dos smartphones topo de gama a chegar ao mercado nos últimos anos.
Formato Fold mais fino, com melhor ecrã e caraterísticas de topo
Face ao exposto, contamos assim com uma ampliação ótica entre as 5x e as 10x para uma maior versatilidade na captação de imagens e vídeos. Ademais, contamos com o novo processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, além de um reforço da qualidade de construção.
Em simultâneo, também o seu ecrã estará mais avançado, com menor expressão da vinca ou superfície de dobra do ecrã. Ou seja, mantendo porém o punch-hole ou a perfuração da câmara fotográfica frontal no topo do display.
A fonte, com origem na China, não consegue precisar se este telefone chegará eventualmente ao mercado europeu. Porém, acreditamos que eventualmente a Xiaomi traga um dispositivo dobrável para os mercados globais, coroando a sua atual gama Xiaomi 13.
Editores 4gnews recomendam: