Xiaomi MIUI 13: quando vai chegar globalmente e quais são os primeiros equipamentos a receber (lista)

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Já se sabia que a nova MIUI 13 chegaria primeiro aos utilizadores chineses, mas eis que os utilizadores globais podem vir a ser surpreendidos pela Xiaomi com ótimas notícias.

Ao que tudo indica, a fabricante chinesa vai disponibilizar, em simultâneo, a versão chinesa e a versão global da tão aguardada interface e até já se sabe quais são os primeiros equipamentos a receber a atualização.

MIUI 13 pode chegar ao mesmo tempo a todos os utilizadores depois de revelada

Logótipo MIUI 13
Logótipo da MIUI 13 revelado online

A Xiaomi adiou a chegada da nova interface MIUI 13 que, numa primeira fase, estava prevista para chegar no verão de 2021. Em parte devido aos bugs e erros revelados pela MIUI 12 que obrigou a fabricante chinesa a lançar uma atualização, MIUI 12.5, entre as duas interfaces.

Mas agora é cada vez mais certo que a Xiaomi vai revelar a MIUI 13 a 28 de dezembro, num evento em que é provavel que a empresa revele também alguns modelos da sua série de topo Xiaomi 12.
No entanto, chegam agora notícias que avançam que a Xiaomi vai lançar em simultâneo a versão chinesa e versão global da sua nova interface, em vez de a disponibilizar apenas no mercado chinês e depois em todo o mundo.

As notícias não podiam ser melhores para os utilizadores Xiaomi, a nível global, que possivelmente terão acesso à nova interface sensivelmente um mês depois de esta ser revelada, tal como vai acontecer na China.

Lista de equipamentos que vão receber a MIUI 13 em primeira mão

A mesma fonte de informação avançou ainda quais vão ser os equipamentos a receber a MIUI 13 e que poderão desfrutar de todos os novos recursos incluídos. Descobre na seguinte lista se o teu equipamento Xiaomi, POCO ou Redmi será um dos felizes contemplados:

  • Xiaomi Mi 11 / Mi 11 X / Mi 11X Pro / Mi 11i / Mi 11 Ultra / Mi 11 Lite 4G / Mi 11 Lite 5G
  • Xiaomi 11T / 11T Pro
  • Xiaomi-Mi 10 / Mi 10T / Mi 10T Pro
  • POCO F3 / F3 GT
  • POCO X3 Pro / X3 GT
  • Poco F2 Pro
  • Redmi Note 10 Pro / Note 10 4G

Reveladas fontes da MIUI 13

MIUI 13
Novas fontes vão incluir caracteres especiais para a marca Xiaomi e para a MIUI Crédito@Xiaomiui

Entretanto, outras notícias relacionadas com a nova interface da Xiaomi revelaram também quais serão as novas fontes incluídas. Ao que tudo indica, a Xiaomi vai apostar em fontes com letras mais arredondadas e com linhas mais suaves. Mais especificamente, as fontes selecionadas são a Mi Sans e a Mi Prototype 210317 que vão substtituir a atual Mi Lan Pro VF.

Mais: as novas fontes vão até incluir caracteres especiais que representam os logótipos da Xiaomi e da própria interface MIUI. Por outro lado, será também revelado amanhã dia 21 de dezembro, a data exata da apresentação da série topo de gama Xiaomi 12.

Rumores no mundo Web avançam que o evento irá decorrer a 28 de dezembro e que não só incluirá a revelação dos modelos Xiaomi 12, Xiaomi 12 Pro e Xiaomi 12X, como também vai apresentar a interface MIUI 13. Ainda segundo as mesmas fontes, o evento terá a duração de quatro horas para que seja possível revelar todas estas novidades tão aguardadas.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira. monicamarques@4gnews.pt