Xiaomi: mais novidades sobre a MIUI 13 e os primeiros equipamentos que vão receber a nova interface

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Será já no próximo dia 28 de dezembro que a Xiaomi vai apresentar a nova MIUI 13, mas agora foi revelado mais um pormenor da interface.

Entretanto, sabe-se já também quais serão os primeiros modelos da marca chinesa a receber a atualização para MIUI 13.

Estas são as novas fontes que a MIUI 13 vai usar

Pouco tempo antes da revelação oficial da MIUI 13, prevista para o próximo dia 28 de dezembro, eis que uma nova revelação sobre a nova interface é feita online. Ao que tudo indica, a nova interface vai usar as fontes Mi Sans e a Mi Prototype 210317, substituindo então a atual Mi Lan Pro VF.

Nas imagens divulgadas pela nova fuga de informação, constatamos que as novas fontes têm letras mais arredondadas e com linha mais suaves do que a atual fonte usada pela Xiaomi, além de um aspeto muito mais moderno.

A mesma fuga de informação revela ainda que a novas fontes da MIUI 13 vão também incluir dois novos caracteres especiais: os logótipos da Xiaomi e da própria MIUI.

Saliente-se que a a fonte Mi Lan Pro VF é usada pela Xiaomi desde a interface MIUI 11 e que na atualização MIUI 12.5, a fonte apenas passou a ter um nome diferente ao acrescentar à sua designação Mi Sans. Muito provavelmente, esta pequena alteração servia já para antecipar a grande mudança que irá acontecer agora na MIUI 13.

Poucos pormenores têm sido revelados online sobre a nova interface MIUI 13, mas espera-se uma grande mudança que possivelmente irá incluir novas funcionalidades, assim como pode eliminar recursos existentes, nomeadamente o Weather Super Wallpaper e o Screen On Time.

Estes são os primeiros equipamentos a receber a nova MIUI 13

Espera-se que a nova MIUI 13 seja, numa primeira fase, apenas disponibilizada no mercado chinês, seguindo-se posteriormente o seu lançamento global. No mesmo sentido, os equipamentos vão também receber a nova interface, de uma forma gradual.

Agora foi revelado online quais serão os primeiros a receber a tão aguardada interface. São eles:

  • Xiaomi 11
  • Xiaomi 11 Youth Edition
  • Xiaomi 11 Ultra
  • Redmi K40 Pro
  • Redmi K40 Pro +

Destaque para o modelo Xiaomi Youth Edition que, apesar de não ser um smartphone topo de gama, é também um dos terminais selecionados para receber, em primeira mão, a nova interface. No entanto, não se conhecem as razões para tal opção da Xiaomi.
Muito possivelmente, mais equipamentos vão juntar-se a esta lista de "privilegiados", mas teremos que aguardar pela apresentação oficial da interface para obtermos a lista final de todos os terminais e datas em que vão receber a atualização.

Possivelmente, amanhã quando for anunciada oficialmente a data de revelação do flagship Xiaomi 12, teremos mais pormenores sobre a interface, inclusive se esta fará parte do próximo evento da marca que, ao que tudo indica, vai acontecer a 28 de dezembro, mesmo a fechar o ano.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi: desvendados segredos do Mix Fold 2 e da campanha do Xiaomi 12
  • iPhone SE 3 entra em pré-produção com característica muito desejada
  • OnePlus 10 Pro: especificações 'bombásticas' do smartphone reveladas
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt