Xiaomi Mi A1 vs Xiaomi Mi 5X - Qual o smartphone a escolher?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.
smartphone Xiaomi Mi 5X Xiaomi Mi A1 Mi 5X
Qual o melhor smartphone?

O Xiaomi Mi A1 e o Xiaomi Mi 5X são dois dos mais recentes smartphones desta construtora chinesa que deves ter em conta ao procurar um novo dispositivo Android de gama média. Contudo, não se afigura tarefa fácil escolher entre ambos. O que os une e o que os separa? Quais as diferenças entre estes dois terminais e qual deles será o melhor investimento? Qual o melhor smartphone?

Vê ainda: Motorola Moto G5S Plus ou Xiaomi Mi A1 – Qual escolher?

O mais recente destes smartphones é o Xiaomi Mi A1, equipado com Android puro da Google ao utilizar a plataforma Android One, o dispositivo assemelha-se, talvez em demasia, ao Mi 5X. Contudo, existem algumas melhorias e diferenças entre um e outro que abordaremos em seguida.

Xiaomi Mi A1 vs Xiaomi Mi 5X - As diferenças:

As suas linhas, os seus traços e todo o seu design é igual. Ambos os smartphones partilham a mesma inspiração e desenho. Contudo, a nível de proteção de ecrã temos logo a primeira diferença entre um smartphone e o outro.

Xiaomi Mi 5X Xiaomi Mi A1 smartphone
Mi A1 - Equipado com Android Puro graças ao Android One da Google

1- Ao passo que o Mi A1 conta com um vidro Gorilla Glass 3 da Corning, ligeiramente curvado (efeito 2.5D), o Mi 5X não conta com a proteção de nenhum tipo de vidro Gorilla Glass. Aqui a vantagem recai obrigatoriamente no primeiro smartphone.

2- A interface e abordagem ao Android difere drasticamente em ambos os dispositivos. Aqui o Xiaomi Mi A1 está equipado com Android no seu estado mais puro com apenas duas aplicações pré-instaladas pela marca chinesa.

Qual o melhor smartphone?

Mais ainda, a construtora chinesa ao trabalhar em parceria com a Google garantiu atualizações rápidas e frequentes para este smartphone.

O smartphone receberá o Android Oreo (Android 8.0) até ao final de 2017 com todas estas novidades que podes consultar aqui, na 4gnews. Este smartphone será atualizado até ao Android P, assim que este for lançado.

Por sua vez, o Mi 5X vem equipado com a MIUI 8, a interface própria da marca chinesa, ainda baseada no Android Nougat. Receberá certamente a nova MIUI 9 com todas estas novidades que podes ver, aqui, na tua 4gnews.

smartphone Xiaomi Mi 5X Xiaomi Mi A1 Mi 5X
O smartphone Xiaomi Mi 5X

3- Terás ainda duas variantes para o Xiaomi Mi 5X, uma com 4GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno e outra com 4GB de memória RAM e com 64GB de armazenamento interno. Por sua vez, o Mi A1 apenas estará disponível com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno.

4- Ao passo que o Mi 5X será um exclusivo para as lojas físicas chinesas ( podendo adquiri o mesmo através das várias lojas online), o Xiaomi Mi A1 estará disponível para todo o mundo de forma oficial. O preço de ambos variará portanto não os podemos comparar nesse aspecto.

5- Por último olhemos para as características técnicas de ambos os dispositivos:

Xiaomi Mi A1 e Xiaomi Mi 5X

  • Ecrã/tela: 5.5 polegadas IPS LCD
  • Resolução: Full-HD 1920 x 1080 pixels 401 ppi
  • Corning Gorilla Glass de 3ª geração no Mi A1
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 625
  • SoC octa-core a 2.0GHz
  • Gráfica: Adreno 506
  • RAM: 4GB
  • Memória Interna: 64GB
  • Dimensões: 155.4 x 75.8 x 7.3 mm
  • Peso:165 g
  • Expansão via cartão microSD até 128GB
  • Câmara principal com dois sensores de 12MP com zoom óptico
  • Câmara frontal de 5MP
  • Bateria de 3000mAh
  • Carregamento rápido
  • Bluetooth 4.2
  • SO: Android 7.1 Nougat (MIUI no caso do Mi 5X)

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no Facebook, Instagram e claro, no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Conclusão

Em jeito de conclusão, ambos os dispostos são extremamente idênticos. O smartphone Mi A1 possui uma grande vantagem a nível de atualizações (fornecidas diretamente pela Google), usufruirá de maior disponibilidade global ao não estar dependente das lojas online e conta com uma maior proteção para o seu ecrã / tela.

Contudo, para todos os utilizadores que preferirem a interface da marca, a MIUI 8 e em breve a MIUI 9, o Mi 5X é uma sólida opção, dando até mais liberdade ao consumidor para escolher a variante que melhor se adequa às suas necessidade.

Na tua opinião qual será o melhor smartphone entre estes dois Xiaomi? Qual escolherias para teu smartphone diário? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Huawei promete “vantagens em relação à Samsung e à Apple”

Xiaomi Mi Mix 2 – Imagens inéditas do próximo smartphone Xiaomi

Huawei Mate 10 Pro revela os seus contornos em imagens reais

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.