Top 10 - As novidades do Android Oreo para o teu Smartphone

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

O Android Oreo é a mais recente versão do aqui. Agora, para facilitar toda esta leitura, compilamos as melhores novidades, aqui neste Top 10.

1 - Smartphone vai ligar-se mais rapidamente

Se não tens tempo a perder tenho boas notícias para ti. A Google prometeu que o seu novo Android Oreo vai iniciar, vai ligar-se até duas vezes mais rápido que as versões atuais, oferecendo mais agilidade na execução de tarefas. Em suma, o smartphone vai ligar-se mais rápido para que possas usufruir logo dele.

2 - Login mais rápido no teu smartphone

Graças ao autofill ou auto-preenchimento de formulários, depois de receber a permissão do utilizador, o recurso vai guardar e lembrar-se dos teus logins e senhas (palavras-passe) do utilizar para cada App (aplicação). Dela forma, o acesso a estas Apps e mesmo em sites será muito mais rápido, sem teres que colocar sempre os teus dados de acesso.

3 - Modo Picture in Picture (PiP)

A Google introduziu também o modo picture-in-picture no novo Android Oreo que permite aos utilizadores fazer várias tarefas ao mesmo tempo. Ou melhor, vai-te permitir continuar a assistir ao vídeo do YouTube enquanto atendes uma chamada em alta-voz. O vídeo será obviamente silenciado para poderes atender a chamada mas poderás continuar a assistir, caso queiras.

Para além de dividir o ecrã dos smartphones, esta funcionalidade do Android Oreo permitirá a interação com botões de Pausa/Reprodução no vídeo e o redimensionamento da janela de vídeo. Para quem adora YouTube ou ver vídeos no seu smartphone será uma das melhores novidades do Android Oreo.

4 - Apps instantâneas no Android Oreo

Esta funcionalidade já existia em versões anteriores do sistema operativo sendo a Sony uma das construtoras que já há muito tempo explorava estas "mini-apps". Agora, o recurso foi levado um passo à frente e estará incluído no código raiz do Android Oreo, sendo portanto incorporado no mesmo.

Com estas Instant Apps do Android será possível utilizar Apps sem ter que fazer necessariamente o seu download através da Play Store. Imaginemos que entramos num site através do browser (navegador) do smartphone, sendo a aplicação convertida num endereço de Web para que a possas usar frugalmente.

Em suma, estas Apps poderão estar alojadas em alguns sites e, para as utilizar, terás apenas que aceder a esse mesmo site (sítio da web) sem ter obrigatoriamente que o descarregar para o teu smartphone.

5 - Mais segurança no Android Oreo

A segurança dos nossos smartphones e dos nossos dados é sempre uma das principais preocupações de qualquer utilizador. A pensar nisso mesmo, o Android Oreo, estará também, mais seguro com o Google Play Protect.

Esta nova função irá identificar e prontamente remover Apps (aplicações) que possam ser prejudiciais aos dispositivos. Incorporará também funcionalidades como o localizador de dispositivo e controlos de instalação de Apps e várias proteções de privacidade.

6 - Ícones adaptáveis no Smartphone

Os desenvolvedores de software vão agora poder escolher os novos ícones adaptáveis que mudam de aspecto ou formato consoante o sistema queria apresenta-los na tua tela / ecrã.

Esta funcionalidade fará com que os ícones sejam apresentados mais convenientemente, tendo em conta as várias interfaces, launchers e máscaras aplicadas ao teu Android. O sistema também animará as interações com os ícones, caso também o queiras.

7 - Pontos e chamadas de atenção nos ícones de notificação

Para agilizar a visualização e gestão de notificações, para além dos comandos que podes executar através destas, este Top 10 necessitava deste ponto. Literalmente um ponto que ficará sobre os ícones da Apps (aplicações) para que, ao tocar no ponto, possas ver o assunto, entre outras opções como o arquivamento.

Desta forma já não terás que puxar tantas vezes a barra de notificações para saber o que se está a passar no teu smartphone com Android Oreo.

8 - Mais bateria para o teu smartphone

Se existia quesito em que o sistema da Google perdia para o iOS da Apple era mesmo na gestão feita pelo sistema no que toca às exigências das aplicações e, consequente, ao desempenho da bateria. O Android Oreo será, nesse ponto, a versão mais próxima em termos desempenho ao funcionamento do iOS.

Graças a um conjunto de aplicações em abertas em plano de fundo, o sistema será capaz de gastar muito mais bateria em modo repouso do que deveria. Com o Android Oreo, para além de uma melhorada fluidez na experiência de utilização, o sistema agora impedirá que essas mesmas aplicações em plano de fundo exijam demasiado da bateria e da performance, limitando as funcionalidades ativas que as mesmas poderão manter.

9 - Novos emojis

Todos gostamos de colorir as nossas mensagens com os emojis. São uma maneira bem engraçada e divertida de expressar os novos sentimentos ou dar mais ênfase à conversa. Por isso mesmo, o Android Oreo trará 60 novos emojis redesenhados.

Por último no Top 10 - Desativar temporariamente as notificações

Em todas as App (aplicações) no teu smartphone com Android Oreo, quando não quiseres receber notificações de determinada aplicação durante algum tempo será possível impedir a dita App de te incomodar durante o tempo que tu quiseres.

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Espero que tenhas gostado deste Top 10! Qual é a tua novidade favorita do Android Oreo? Deixei alguma fora desta lista?

Outros assuntos relevantes:

custará cerca de $210 dólares

Jay Y. Lee – herdeiro do grupo Samsung é condenado a 5 anos de prisão

s graças a esta estratégia

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.