Motorola Moto G5S Plus ou Xiaomi Mi A1 - Qual escolher?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 7 min.

A chinesa Xiaomi fez algo que para muitos não passada de um mito. Uma hipótese que não passaria de um rumor e nem mesmo com os vários leaks ou fugas de informação poderíamos imaginar que este construtora asiática fosse mesmo lançar o smartphone Xiaomi Mi A1 com Android puro. Agora resta a questão, conseguirá este "Mi" fazer frente ao novo Motorola Moto G5S Plus?

Vê ainda: Google.

Agora, após um período em que o projecto Android One esteve praticamente suspenso e com pouca adesão das marcas, foi Xiaomi que recuperou esta nobre iniciativa, criando também uma alternativa a quem estiver cansado ou simplesmente não gostar do aspecto da MIUI.

Android puro une este Motorola e o Xiaomi Mi A1

Com este novo lançamento a Xiaomi vem silenciar as críticas quanto à suposta falta de suporte que afasta alguns consumidores dos seus smartphones. Este Xiaomi Mi A1 chegará a todo e qualquer consumidor com Android puro e receberá atualizações directamente da Google.

O software será simples e acessível a qualquer utilizador, por mais inexperiente que este seja no mundo dos smartphones. Portanto, como será que este Xiaomi Mi A1 se porta frente a frente a um dos melhores equipamentos económicos com Android puro, o Motorola Moto G5S Plus?

Olhemos agora para aspectos como o software, design, características e outros pontos preponderantes para uma boa escolha. Ambos os smartphones competem no mercado de gama média mas cada um tem os seus trunfos e mérito próprio.

Motorola Moto G5S Plus ou Xiaomi Mi A1, qual a melhor escolha?

Na minha humilde opinião tanto este Xiaomi Mi A1 como o Motorola Moto G5S Plus (e alguns BQ's) serão as melhores escolhas para um smartphone de gama média neste momento, com Android puro, sem interfaces (UI) pesadas ou com Apps inúteis.

Começando pelo seu design, pelo seu aspecto ou desenho e apesar de este ser um parâmetro profundamente subjectivo, apesar de ambos serem construídos em metal e de o Motorola Moto G5S Plus contar com um ecrã / tela IPS LCD de 5.5 polegadas com resolução Full-HD (1920x1080pixéis), ao fundo do qual podemos encontrar um leitor de impressões digitais / sensor biométrico bastante fiável na sua parte frontal.

Contudo, o Motorola Moto G5S Plus possui uma considerável desvantagem, a sua espessura. São exatamente 8 milímetros de espessura nas suas dimensões (153.5 x 76.2 x 8 mm) que o tornam um pouco incómodo para alguns utilizadores. Já o seu peso é de 168 gramas.

Por sua vez, o novo Xiaomi Mi A1 conta também com um ecrã / tela de 5.5 polegadas, também com resolução Full-HD (1920x1080pixéis) com tecnologia IPS LCD com um leitor de impressões digitais / sensor biométrico colocado na sua parte traseira.

Ambos os smartphones utilizam um ecrã de 5.5 polegadas Full-HD

Esta sua traseira também é construída em metal mas aqui o ponto ou aspecto mais característico é mesmo a sua câmara principal dupla, tal como disposição de câmara no OnePlus 5.

Mais ainda, é um smartphone consideravelmente mais fino com apenas 7,3 milímetros de espessura (155.4 x 75.8 x 7.3 mm) e com a mesma capacidade de bateria (3000mAh) que o seu rival Motorola Moto G5S Plus.

Em suma, o Xiaomi Mi A1 acaba por vencer o Motorola Moto G5S Plus no quesito do design ao ser mais elegante e potenciar uma utilização mais cómoda para o consumidor final.

Fotografia e poder de processamento no Motorola e Xiaomi

No departamento de hardware ambos os smartphones são extremamente parecidos. Ambos utilizam o Qualcomm Snapdragon 625, um SoC (system on chip) mais do que potente para todo o tipo de tarefas diárias e alguns jogos bem mais pesados e exigentes com a gráfica Adreno 505 a dar conta do recado.

A memória RAM varia conforme a versão do smartphone em causa. No Motorola Moto G5S Plus teremos uma versão com 3GB e outra com 4GB de memória RAM. Por sua vez o Xiaomi Mi A1 vem unicamente com 4GB de memória RAM.

Aqui, sem qualquer dúvida, se puderes compra o Motorola Moto G5S Plus com 4GB de memória RAM, apesar de agora custar mais no futuro este 1GB extra fará a diferença. Se preferires o Xiaomi Mi A1 ficarás igualmente bem satisfeito.

No departamento fotográfico encontramos argumentos sólidos de ambas as partes. Apesar de nenhuma das marcas possuir um louvável histórico de qualidade fotográfica, sobretudo a nível de software de processamento de imagem, aqui tanto o Xiaomi Mi A1 como o Motorola Moto G5S Plus surpreendem com uma dual-câmara na sua traseira.

Dual-câmara e Snapdragon 625 em ambos

Esta é uma das recentes modas na indústria dos smartphones, sendo a Huawei pioneira na utilização de dois sensores fotográficos para a câmara principal. Aqui, no caso do Xiaomi Mi A1 teremos uma dual-câmara com dois sensores de 12MP com a função de zoom, ótimo para retratos.

Por sua vez, o Motorola Moto G5S Plus conta com uma dual-câmara com dois sensores de 13MP mas um dos sensores é RGB (Red, Green, Blue) ao passo que o sensor secundário é a P&B (preto e branco). Este smartphone aposta no efeito P&B tanto para criar fotografias com mais detalhes como para possibilitar um verdadeiro efeito P&B.

Relativamente às câmaras frontais, o smartphone Xiaomi utiliza uma câmara de 5MP ao passo que o Motorola emprega um sensor de 8MP com lente grande angular. Pesando todos estes factores e contribuindo para tal a minha preferência pelo efeito P&B, no quesito da câmara daria o meu voto ao Motorola Moto G5S Plus.

Software do Motorola Moto G5S Plus e Xiaomi Mi A1

Neste ponto a comparação entre ambos os smartphones será difícil uma vez que ambos utilizam a mesma plataforma sem grande alterações ou adições em ambos os casos. Contudo, a Motorola é uma construtora que já tem um ótimo histórico de manutenção e cuidado com o software dos seus smartphones.

Mais ainda, o Motorola Moto G5S Plus possui alguns extras como o ecrã sempre ligado "Always On Display" para veres sempre as notificações mesmo quando o ecrã ou tela está desligado. As atualizações de software também deverão ser bastante expeditas olhando para o historial da marca.

Por sua vez o Xiaomi Mi A1 chega-nos sem a típica MIUI, uma boa notícia para quem nunca gostou do aspecto desta skin e sempre procurou um smartphone com Android puro, neste caso, Android One.

Na prática o Xiaomi Mi A1 será atualizado para o Android Oreo (8.0) mesmo antes dos demais smartphones da marca, topos de gama incluídos. Ah, e sem esquecer que deverá também receber o Android P, assim que este estiver disponível, claro.

Conclusão

Em jeito de conclusão podemos dizer que estamos perante dois dos melhores smartphones ou phablets de gama média que poderás comprar neste momento. São dos mais económicos, simples mas eficazes e bem equipados em todos os pontos fundamentais.

Desde a câmara, bateria, construção e claro, o software que te garantirá atualizações durante uns bons anos, garantindo assim uma longevidade para ambos os smartphones. Neste ponto o smartphone da Xiaomi tem a vantagem uma vez que receberá atualizações diretamente da Google.

Por último olhemos para a lista de especificações de ambos os smartphones:

Motorola Moto G5S Plus

  • Ecrã/tela: 5.5 polegadas IPS LCD
  • Resolução: Full-HD 1920 x 1080 pixels 401 ppi
  • Corning Gorilla Glass 3
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 625
  • SoC octa-core a 2.0GHz
  • Gráfica: Adreno 506
  • RAM: 3/4GB
  • Memória Interna: 32/64GB
  • Dimensões: 153.5 x 76.2 x 8 mm
  • Peso: 168 g
  • Expansão via cartão microSD até 128GB
  • Câmara principal com dois sensores de 13MP e abertura de f/2.0
  • Câmara frontal de 8MP wide-angle com abertura de f/2.0
  • Bateria de 3000mAh
  • Carregamento rápido TurboPower
  • Bluetooth 4.2
  • SO: Android 7.1 Nougat

Xiaomi Mi A1

  • Ecrã/tela: 5.5 polegadas IPS LCD
  • Resolução: Full-HD 1920 x 1080 pixels 401 ppi
  • Corning Gorilla Glass de geração não especificada
  • Processador: Qualcomm Snapdragon 625
  • SoC octa-core a 2.0GHz
  • Gráfica: Adreno 506
  • RAM: 4GB
  • Memória Interna: 64GB
  • Dimensões: 155.4 x 75.8 x 7.3 mm
  • Peso:165 g
  • Expansão via cartão microSD até 128GB
  • Câmara principal com dois sensores de 12MP com zoom óptico
  • Câmara frontal de 5MP
  • Bateria de 3000mAh
  • Carregamento rápido
  • Bluetooth 4.2
  • SO: Android 7.1 Nougat

Para mais informações sobre a esta marca e tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Perante todos estes argumentos qual seria a tua escolha, Motorola Moto G5S Plus ou Xiaomi Mi A1? Deixa-nos a tua opinião abaixo, nos comentários.

Outros assuntos relevantes:

Huawei Mate 10 – Inspiração no Nokia 8 na próxima aposta da Huawei?

Mi Mix 2 – Wallpapers oficiais estão disponíveis para download

Processador Snapdragon 836 da Qualcomm não passa de um rumor!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.