Xiaomi, Huawei, Vivo e OPPO unem-se contra a Google Play Store!

Filipe Alves
3 comentários

A Xiaomi, Huawei, Vivo e OPPO uniram-se para criar uma forma de combater o domínio da Google e da Google Play Store. Escusado será dizer que um smartphone sem Google Play Store é um dispositivo complicado de utilizar diariamente.

Certamente por isso é que a Huawei está com problemas em vender os seus equipamentos depois das medidas impostas pelo governo americano. Porém, a Huawei está numa situação pior. Não só não pode instalar a Google Play Store de origem como também não pode ter serviços Google instalados. Ou seja, nada de Google Maps, Youtube ou até a simples aplicação de calendário Google.

A união faz a força

Xiaomi, Huawei, Vivo e OPPO unem-se contra a Google Play Store!

Por isso a Xiaomi, Huaweim, OPPO e Vivo uniram-se para combater este enorme monopólio da Google. O objetivo passa para que desenvolvedores mundiais possam publicar as suas aplicações de forma simples e rápida em todas as lojas de Apps das marcas.

Na China como não há Google Play Store, cada fabricante tem a sua loja de aplicações. Esta nova parceria dá aos desenvolvedores a possibilidade de publicar as suas Apps em todas as lojas de aplicações das fabricantes de uma só vez.

A união chama-se "The Global Developer Service Alliance" (GDSA) e foi referido de forma oficial que "A plataforma GDSA fornece acesso unificado a várias lojas de fabricantes de smartphones.

Os desenvolvedores podem enviar aplicações (incluindo Apps de instalação gratuita do Android, jogos, músicas, filmes, livros, revistas ou outros conteúdos, ou serviços digitais através da plataforma de registo), que podem ser sincronizados com várias lojas de aplicações de fabricantes de telemóveis que possuem esta colaboração."

Xiaomi, Huawei, Vivo e OPPO são as primeiras a aderirem

Estas são as fundadoras da iniciativa. Iniciativa esta que beneficia mais a Huawei do que qualquer outra marca. Porém, os fabricantes chineses sabem que estão seriamente dependentes da Google e do governo americano. Assim sendo, mais vale prevenir uma situação idêntica à da Huawei. Esperemos que esta aliança dinamize ainda mais a concorrência no sistema Android.

Se utilizas os serviços da gigante norte-americana aproveita para descobrir vários comandos úteis para a Assistente Google. De igual modo, descobre os melhores easter-eggs escondidos pela empresa no seu motor de busca.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.