20 easter eggs que podes descobrir na pesquisa do Google

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
Tempo de leitura: 6 min.

O Google todos os dias nos surpreende, principalmente pelos Doodles diários que normalmente são dedicados a famosos, eventos sazonais, desporto, basicamente de tudo!

Alguns destes easter eggs são engraçados e divertidos, para além de que contêm funções escondidas na pesquisa. Com a pesquisa de texto do Google consegues aceder a ferramentas úteis e rápidas de aceder.

1. Calculadora Google

easter-eggs-google

Tão simples quanto uma pesquisa, para utilizares a calculadora do Google basta fazeres uma conta, uma função gráfica, uma fórmula que o Google tratará de resolve-la.

O nosso exemplo foi uma soma de 2+2 em que obtivemos o resultado final (4) e tens a calculadora no topo das pesquisas. A partir daí podes usar para qualquer outro cálculo.

2. Pesquisa 360º graus (do a barrel roll)

O Google criou um easter egg em que a pesquisa dá uma volta de 360º no sentido do relógio. É um dos mais usados e procurados na Internet. Para experimentares basta pesquisares "do a barrel roll" e a página começa logo a girar!

3. Sorteio de números

easter-eggs-google

Se pesquisares "random number generator" aparecerá uma pequena janela onde podes sortear um número aleatório. Pode ser usado para rifas, sorteios, como tu preferires.

É mais um easter egg que não tem utilidade diária, mas pode ser útil para certas ocasiões.

4. Moeda ao ar (coin flip)

easter-eggs-google

Podes atirar a moeda ao ar, de maneira digital. Mais uma curiosidade do que propriamente uma ferramenta, pode ser útil para certas ocasiões.

Se tiveres curiosidade, pesquisa "coin flip" ou "flip coin" no Google.

5. Color picker

easter-eggs-google

Se tens uma cor que queiras usar ou até que precises de identificar, podes pesquisar "color picker" ou diretamente pelo código da cor ("#ffff00"), e terás acesso a todas as informações e padrões de cores (CMYK, HEX, RGB).

Do lado esquerdo, podes editar cores manualmente ou corresponder a cores de código, como por exemplo as cores para HTML.

6. Informações nutritivas

easter-eggs-google

Se quiseres saber rapidamente a composição nutricional, faz uma no Google de "nutrition" seguido do alimento. A pesquisa funciona bem em inglês, segue o nosso exemplo "nutrition apple" para perceberes como funciona.

7. Exercício de respiração

easter-eggs-google

O Google decidiu criar um "assistente de respiração", que nos ajuda a acalmar e a respirar de forma relaxada. Problemas como a ansiedade e stress conseguem ser controlados com exercícios de respiração.

Pode ser útil num momento que estejamos mais nervosos ou stressados. É um exercício de 1 minuto apenas, escreve "breathing exercise" e experimenta.

8. Conversor de moeda / peso

easter-eggs-google

O Google tem a capacidade de converter medidas, pesos, moedas e às vezes procuramos soluções mais difíceis de encontrar e confiar. Tão simples de usar, para isso basta pesquisares o valor que pretendes converter.

O exemplo mostra uma pesquisa de "10 euros em dolares" e o Google mostrou-nos isso mesmo, em primeiro lugar temos o resultado da nossa pesquisa sem precisar de usar qualquer outro link.

9. Google Moon

easter-eggs-google

Se tiveres curiosidade em que conhecer a Lua ou as missões Apollo, podes conhecer todos os pormenores e informações a partir do Google Moon.

Para acederes a esta página, basta pesquisares "Google Moon".

10. Google Sky

easter-eggs-google

O Google Sky é uma página do Google e do Google Earth dedicada à visualização do espaço. Foi criado em 2007 e dispõe de uma aplicação para Android.

Permite visualizar imagens de satélites da NASA e de telescópios. Digita "Google Sky" na pesquisa do Google e seleciona o primeiro resultado.

11. Roleta e Fidget Spinner

easter-eggs-google

Se fizeres uma pesquisa com o texto "spinner", terás duas opções disponiveis no primeiro resultado da pesquisa. Uma roleta giratória e um fidget spinner.

O famoso brinquedo fidget spinner tem uma versão digital, para que possas girar manualmente ou a partir do botão SPIN. Tens também uma roleta, caso alteres para a opção Number. Podes usar a mesma para sorteios entre amigos ou familiares.

12. Sons de animais

easter-eggs-google

Interessante e útil para crianças, o Google criou uma biblioteca de "sons de animais" de quase todas as espécies! Basta clicares em cima do animal e o som é reproduzido automaticamente.

Excelente ferramenta de aprendizagem, até porque todos os animais têm uma ilustração que é facilmente reconhecível. Pode ser também usado em tablets e smartphones.

13. Torto (Askew)

easter-eggs-google

Pesquisa "askew" e a os teus resultados e disposição da página, ficarão todos tortos, distorcidos e inclinados.

Mais um easter egg que pode ser usado para uma pequena partida a um amigo ou familiar, isto porque parece que o ecrã está totalmente desconfigurado e desajustado.

14. Página HTML a piscar

Pode soar estranho ou algo fora do normal, mas na verdade é uma referência à tag de código HTML. Escreve Blink HTML na pesquisa, e todas as palavras dos resultados com "Blink" e "HTML" começarão a piscar.

15. Google Hacker e Google Pirata

1

Normalmente usamos o Google no nosso idioma nativo, mas o mecanismo de pesquisa oferece a opção de escolher diferentes idiomas. Tens algumas divertidas e diferentes, como Pirata, Hacker, Klingon e o Pig Latin.

Podes ativar qualquer um destes idiomas nas "Configurações - Idiomas" na parte superior direita do Google.

16. Google em 1998

1

Embora o Google tenha removido este easter egg, ele está disponível "Google in 1998". A ideia é mostrar como era o motor de busca em 1998, primeiro ano da empresa.

É incrível perceber o crescimento, melhoramento e todas as alterações visuais que o Google foi sofrendo durante este espaço de tempo.

17. Guitarra do Google

1

O Google "criou" uma guitarra interativa para homenagear o 96º aniversário do lendário músico e guitarrista Les Paul. A guitarra permite tocar até 10 notas diferentes.

Para tocar/jogar, usa o rato sobre o Doodle ou use o ícone do teclado para poderes tocar com o teclado. Deixamos-te uma ajuda:

  • 1 = G
  • 2 = A
  • 3 = B
  • 4 = C
  • 5 = D
  • 6 = E
  • 7 = F #
  • 8 = G
  • 9 = A
  • 0 = B

18. Google gravity

easter-eggs-google

Já experimentaste fazer uma pesquisa com o Google a sofrer o efeito da gravidade? Escreve "Google gravity" e usa o botão Sinto-me com sorte, e verás o motor de busca a desmoronar-se.

Engraçado para pregar uma partida ou até mesmo para te divertires um bocado com a gravidade.

19. Modo subaquático

1

Este truque faz com que a tua pesquisa Google seja feita debaixo de água! É um dos modos mais conhecidos, basta pesquisares Google Underwater e usar o botão sinto-me com sorte.

Quando o modo fica ativo, cada vez que fazes uma pesquisa e usas o botão "sinto-me com sorte", será adicionado um peixe ao ecrã.

Para além deste engraçado modo, o Google ainda criou um Google Maps Subaquático que te convidamos a conhecer. Tens imagens fenomenais e únicas para conhecer o mundo subaquático.

20. Google Sphere

1

Esta versão experimental do Google mostra o motor de pesquisa em forma de "planeta". Ou seja, os botões estão em volta do circulo central, que é o Google e tens que usar o rato para escolher as hiperligações.

Para acederes a este easter egg, pesquisa "google sphere".

Google Doodles dedicados a Portugal

1

Algumas datas, festividades e eventos são comemorados pelo Google. Portugal não é exceção, tem alguns Doodles dedicados a celebridades e acontecimentos do nosso país.

Podes pesquisar no Google por eventos específicos, contudo conhece alguns dos exemplares dedicados a Portugal.

Para além destes easter eggs a 4gnews disponibiliza-te uma lista de 20 jogos "escondidos" na pesquisa Google.

Pedro Ferreira
Pedro Ferreira
O amor pela tecnologia e gaming surgiu quando recebeu o primeiro computador em 2001. Concluiu o curso Tecnológico de Informática e ingressou na Worten com a especialidade de Áudio e Imagem, HI-FI. Gosto que se desenvolveu em conjunto com a tecnologia e que perdura até aos dias de hoje!