12 comandos úteis do Assistente Google em português de Portugal!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

A Google Assistant, ou o assistente virtual, está oficialmente disponível em português de Portugal. A expressão "okay Google" e "hello Google" ganham mais sentido ao podermos fazer pedidos ações, brincar, satisfazer curiosidades ou executar tarefas.

O serviço chegou aos dispositivos móveis Android e iOS, estando também a caminho dos vários altifalantes inteligentes. Aqui damos a conhecer alguns dos comandos mais úteis e pedidos mais divertidos que podes fazer!

1. Faz-me rir!

Google
Experimenta dizer "Ok Google, faz-me rir"

"Conta-me uma piada" ou "faz-me rir". É uma das categorias mais recheadas. Experimenta pedir-lhe para te contar uma piada, recitar um poema, jogar jogos, reproduzir sons ou vídeo engraçados, ou obter curiosidades sobre diversos temas.

A qualquer momento podes encontrar mais informação sobre algum tema referido, vídeos conexos, ou resultados semelhantes a partir do motor de busca. Estas sugestões são apresentadas o fundo do ecrã, em cartões / balões de conteúdo.

2. Ajuda-me a lembrar de informações importantes

Google
A produtividade é um dos pontos fortes do assistente Google

Experimenta dizer "ajuda-me a lembrar de informações importantes", ou consultar as notícias. Ainda na produtividade podemos traduzir excertos, obter factos nutricionais, gerir encomendas, listas de compras, ou informações sobre animais e plantas.

O assistente Google pode também definir alarmes, temporizadores e lembretes. Podemos até pedir-lhe receitas de alimentos, ver as mensagens, obter números aleatórios como lançamentos de moeda e até gerir as informações pessoais.

3. Como está o tempo?

tempo
Obtém várias previsões e métricas diferentes para a meteorologia

Podes perguntar "como está o tempo?" O assistente Google vai dar-te várias opções, começando pelo resumo das condições atuais com base na localização. Isto requerer autorizações prévias para que o serviço proporcione resultados personalizados.

Em seguida tens vários cartões e hipóteses de perguntas similares. Podes obter previsões do tempo para o dia, semana, ou se precisarás de levar o guarda-chuva, ou óculos de sol. Há várias formas de perguntar e receber as informações desejadas.

4. Como está o trânsito?

Google
Antes de sair de casa podes consultar o estado do trânsito

Ao perguntar "como está o trânsito", recebemos informações com base na nossa localização. Também podemos perguntar como está o trânsito em determinada cidade, ou pedir ao assistente que navegue até ao shopping, por exemplo.

O serviço conjuga informações do Google Maps e apresenta-as em cartões de fácil compreensão. A qualquer momento podemos pedir informações mais detalhadas, cálculo de percursos, ou abrir o Maps através da assistente virtual.

5. Envia uma mensagem pelo WhatsApp

Google
Podes enviar mensagens, ou pedir para fazer uma chamada.

A comunicação é outro dos fortes do assistente Google em português. Podes pedir-lhe para ligar para casa, fazer uma chamada telefónica para determinado contacto, ou enviar mensagens de texto, seja uma SMS ou através do WhatsApp.

Ao dizer "envia uma mensagem", o assistente vai assumir que queremos mandar uma SMS. Ao dizer "envia uma mensagem pelo WhatsApp", escolhemos logo a app de mensagens e, em ambos os casos, perguntará a quem a queremos mandar.

Alternativamente podes dizer "enviar mensagem a X", ou "enviar mensagem pelo WhatsApp a X", agilizando o processo. Em seguida o assistente perguntará qual é a mensagem a enviar, confirmará o ditado e, após autorização, envia a comunicação.

6. Toca música no Spotify

música
Escolhe a música que quiseres no Spotify, YouTube, etc

"Podes tocar umas músicas?", este comando leva o assistente Google a abrir o Spotify, dando início à reprodução de música. Isto funciona após fazer o login, com sincronização imediata. Podes escolher qualquer música ou lista de reprodução.

Alternativamente podes descobrir que música é que está a tocar num qualquer altifalante. Pensa no Google Assistente como um Shazam, sempre pronto. Podes também ouvir os Podcasts, seja através dos Spotify ou outra aplicação.

Tens várias formas de pedir uma música ao assistente. Podes especificar a faixa, pedir músicas de determinado artista, ou pedir algo animado, triste, vintage, clássico, ou com base no teu estado de espírito atual.

7. Como é que ficou o Benfica?

Desporto Google
O assistente Google dá-te os resultados desportivos

"Como é que ficou o jogo do X", há várias formas de obter os resultados dos últimos jogos de futebol em Portugal e também nas ligas estrangeiras. O exemplo acima mostra-nos os cartões apresentados pelo assistente Google com o resumo.

Podes pesquisar por ligas, clubes e obter resultados mais detalhados. Os resultados são apresentados em cartões com a voz do assistente a narrar o resultado. Para outros desportos o assistente dá-os resultados da pesquisa Google.

8. Cria uma lista de compras para o Natal

Google

A tempo do Natal e da Black Friday, experimenta ativar o Assistente Google e dizer "adiciona 1 kg de café à lista de compras". Este exemplo é válido para qualquer produto e ficará imediatamente guardado na nuvem, acessível a todo o momento.

  • Adiciona X à lista de compras
  • Lembra-me de ver a lista de compras em X dia
  • Mostra-me a lista de compras (disponível online)
  • O que está na minha lista de compras
  • Cria uma lista de compras para a loja X

Acima temos alguns dos comandos que te vão permitir agilizar as compras com o assistente Google em português. Assim, quando saíres de casa, mesmo que te esqueças da lista em papel, terás sempre a lista virtual no teu telefone Android ou iOS.

9. Criar alarmes!

Google

O assistente Google é uma ferramenta de produtividade e auxílio em pequenas tarefas como definição de lembretes, alarmes, compromissos e estabelecimento de horários ou rotinas pessoais para o início, ou fim de dia.

  • Definir (novo) alarme
  • Criar eventos no calendário
  • Cancelar todos os alarmes
  • Que alarmes tenho definidos?
  • Bom dia - ativa o briefing de informações
  • Conta-me uma história para adormecer
  • Toca música ambiente para dormir

10. Aumenta o volume do telefone

Bluetooth

Assim que a Google Assistant começou a "falar" português de Portugal, podemos controlar algumas definições dos dispositivos Android e iOS. Desde ligar, ou desligar o Wi-Fi, Bluetooth e controlar o volume dos dispositivos com comandos de voz.

  • Desliga / Liga o Wi-Fi
  • Ativa / desativa o Bluetooth
  • Liga / Desliga os dados móveis
  • Aumenta / diminui o brilho do ecrã
  • Define o brilho do ecrã para X%
  • Coloca o telemóvel em silêncio
  • Aumenta / diminui o volume

11. Quais são as notícias?

Google

Enquanto agregador de informações, o Google assistente pode dar-te acesso às principais notícias do dia. É possível pesquisar por várias categorias através de vários comandos de voz como, por exemplo:

  • Notícias
  • Quais são as notícias do dia
  • Notícias de Política, Economia, Desporto, Saúde, Celebridades, Entretenimento, etc
  • Quais são as notícias mais recentes em X categoria

12. Qual é o meu nome?

Google

O assistente Google pode dar-te resultados personalizados. Para isso, após concederes as devidas autorizações, o sistema vai aprender com as informações que lhe dás. Podes até pedir-lhe que te trate por uma alcunha em particular.

  • Qual é o meu nome
  • Quando é o meu aniversário
  • Como se chama o meu pai / mãe /irmãos / namorado(a), etc
  • Qual é o nome da minha mãe / pai, etc
  • Qual é a minha alcunha
  • Qual é o nome do meu filho(a), esposo(a), etc

O Google Assistente está continuamente a receber novos comandos e a aprimorar o reconhecimento de voz, tornando-se gradualmente numa ferramenta mais útil e fácil de usar.

"Ok Google", agora em português de Portugal

capa
Acede a partir do botão central (círculo), ou do gesto em Android

Nos telefones basta pressionar o botão de início para despertar o assistente Google. "Olá, em que posso ajudar" é a mensagem imediatamente apresentada, ficando o assistente à espera de um comando em português.

Por fim, deixamos claro que a Google ainda está a trabalhar no seu assistente em português de Portugal com melhorias a chegar diariamente. Entretanto, descobre os 20 easter eggs que a Google escondeu no seu motor de pesquisa.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.