Apple regista patente para o seu primeiro "dobrável"! Mas não será um iPhone

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com diversas fabricantes de smartphones Android a começarem a apostar no novo segmento dos smartphones dobráveis, muito se tem falado na possibilidade da Apple vir a apostar também neste segmento.

Depois de muitos rumores, surgiu finalmente a primeira indicação de que estão já a estudar essa possibilidade. No entanto, esta patente é referente a um tablet e não um smartphone. Assim, é de esperar que a primeira aposta no segmento dos "dobráveis" seja com um novo modelo do iPad.

Patente registada nos Estados Unidos mostra com será o design do iPad dobrável

Os esquemas da patente foram partilhados pelo reconhecido Ben Geskin através da sua conta oficial no Twitter. Na descrição da sua publicação Geskin salienta o facto de ser utilizado um mecanismo de dobragem que vai impedir danos ou marcas indesejadas no ecrã flexível.

Além disso, o popular leaker deixou também a sua opinião sobre uma possível data de lançamento, afirmando que não espera ver este produto pronto para ser lançado antes de 2021.

O design revelado pela patente é extremamente interessante, tornando possível a junção de tudo o que de bom têm os vários modelos do iPad, num único dispositivo.

Enquanto dobrado, poderá ser utilizado como se um iPad Mini se tratasse, sendo extremamente portátil. No entanto, uma grande variedade de utilizações fica à disposição quando aberto.

Ao ser utilizado totalmente aberto, poderá ser utilizado como se fosse um "gigante" iPad Pro. Por outro lado, se for utilizado com um ângulo de dobragem de 90º, pode ser utilizado como se fosse um computador portátil.

No entanto, para que este tipo de utilização fosse realmente possível e produtiva, a Apple teria de fazer alguns ajustes na interface deste iPad dobrável, para que se possa comportar como um dos seus Macbooks.

Apple poderá revolucionar uma vez mais o mercado dos tablets

Já há alguns anos que a Apple domina por completo o segmento dos tablets, vendo apenas alguma competição em alguns dispositivos lançados pela Samsung. Mesmo para quem não é fã da Apple, é impossível não reconhecer o excelente trabalho na inovação e melhoria dos vários modelos do iPad.

Apesar de serem esperados diversos smartphones dobráveis durante este ano, não existem indícios de que as fabricantes de produtos Android venham a apostar nesta tecnologia para o segmento dos tablets.

Por isso, caso a Apple decida avançar com o desenvolvimento de um iPad utilizando esta patente, vai garantidamente voltar a revolucionar a forma como utilizamos os tablets.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 9: conceito mostra-nos o que pode ser o seu design! (vídeo)
  • Samsung Galaxy S20 aposta em funcionalidade popularizada pelo iPhone
  • Twitter lança funcionalidade que dá nova vida às tuas conversas
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.