Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite review: conforto imediato

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 12 min.

O Xiaomi Smart Tower Heater Lite é um aquecedor elétrico com formato de torre, com 2000 W de potência, ideal para aquecer uma pequena sala ou quarto. O seu preço recomendado de venda ao público em Portugal é de 109,99 € na Xiaomi Store Portugal.

Tive a oportunidade de usar este aquecedor no meu quotidiano ao longo do último mês, um quente mês de dezembro. Ainda assim, mais confortável graças às capacidades, comodidade e integração deste produto Xiaomi para o lar inteligente.

Aquecedor Xiaomi Smart Tower Heater

Potência: 2000 W
Controlo: botões, app Mi Home,
Modos de operação: 4 modos
Nível de ruído: 42 dB
Oscilação: SIM, até 70º
Segurança: sobreaquecimento, inclinação, crianças
Materiais: Plástico e Metal

Aquecedor Xiaomi com controlo através da app Mi Home

A quem procura um termo ventilador com formato torre, design discreto, ruído aceitável e funções inteligentes, podemos recomendar este produto Xiaomi. Há, contudo, detalhes que carecem de trabalho e melhoria, sobretudo na tradução da aplicação Mi Home.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Esta solução de aquecimento do lar, ou do escritório, pode ser usada de forma mais cómoda com controlos automatizados e mediados pela aplicação Mi Home, para telemóveis Android e iOS (iPhone). Pode até ser controlado com comandos de voz.

É aqui que a Xiaomi acrescenta valor a este tipo de eletrodomésticos para o lar tão populares e, sinceramente, com muitos outros aquecedores mais baratos no mercado. Porém, este é muito bem construído e acima de tudo, cómodo e conveniente.

Importa esclarecer que o nome do produto é Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite, apesar de a loja oficial o apelidar apenas de Xiaomi Smart Tower Heater.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Caraterísticas técnicas do aquecedor Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

  • Dimensões: 184 × 184 × 500 mm (largura x espessura x altura)
  • Peso: 2,2 kg
  • Potência: 2 000 W
  • Ruído: 41 dB
  • Temperatura: entre 22 graus até 28 graus centígrados
  • Rotação da torre: 70 graus
  • Comandos de voz: Assistente Google e Alexa da Amazon
  • Conetividade: Wi-Fi / app de controlo Mi Home
  • Cor: Branca
  • Construção: Plástico ABS e Metal

Instalação e configuração extremamente simples

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite
Autocolante com indicação de todos os comandos e controlos dos botões físicos.

A caixa do produto dá-nos de imediato uma visita guiada pelas suas principais funções e capacidades. O destaque vai para o controlo através das assistentes virtuais Google e Alexa, também com controlo via app Mi Home e aquecimento em 3 segundos.

O utilizador retira o aquecedor elétrico da caixa e liga-o à tomada numa zona da casa onde tenha cobertura de rede Wi-Fi. Em seguida, pega no telefone e instala, ou abre se já a tiver, a aplicação Mi Home - grátis para Android e iOS - para o configurar.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

O próximo passo é colocar o aquecedor Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite pronto para emparelhar com o telefone, através da app Mi Home. Aí, podemos configurar automaticamente o produto, após um scan feito pela app, ou adicionando manualmente.

Feito o emparelhamento, podemos assim tirar pleno proveito do aquecedor e das suas funções inteligentes. É aqui que, realmente, se pode arguir que o produto tem um maior valor acrescentado que os convencionais aquecedores de torre no mercado.

Controlo alargado através da aplicação Mi Home em Android e iOS

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

O processo de registo e emparelhamento não é difícil, mas pode ser aprimorado pela marca. A sincronização nem sempre funciona à primeira tentativa e esta etapa pode ser frustrante para um consumidor mais impaciente.

Felizmente já estou calejado com a aplicação Mi Home da Xiaomi e sei o que fazer.

Aquecedor Xiaomi Smart Tower Heater

Feita a configuração e estabelecida a "ponte" entre o aquecedor e o telefone Android ou iOS, deparámo-nos com o próximo campo que pode ser melhorado, a tradução dos menus e informações apresentadas pela App.

Temos, felizmente, o inglês ou espanhol, mas longe de estar totalmente traduzida para português.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Aliás, a vossa aplicação Mi Home pode estar definida para português, ou inglês. Porém, a área de controlo de cada produto IoT da Xiaomi pode não suportar esse idioma e não se assustem com os carateres chineses pois é provável que estes apareçam.

Felizmente, após algumas semanas de uso e contacto com a direção das lojas Xiaomi Store Portugal, o menu de utilização deste Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite foi traduzido para inglês. É o mínimo aceitável para a sua utilização em Portugal.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Encontrarão, à data de publicação desta análise, a maioria dos menus e texto em inglês, pontuado por alguns itens em português caso tenham definido o idioma da app Mi Home para a nossa língua.

É aqui, mais uma vez, que a Xiaomi tem que continuar a trabalhar para se afirmar como marca capaz de agradar a todo e qualquer consumidor em Portugal. Aliás, é nisto que a marca tem que se esmerar para também justificar o preço premium dos produtos.

Não nos esqueçamos que no mercado não faltam aquecedores de torre a uma fração do preço. Pois bem, se querem justificar esta etiqueta no nosso mercado, então têm que se esforçar por isso.

Vários modos de operação controláveis pela app Mi Home

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite
Autocolante com indicação de todos os comandos e controlos dos botões físicos.

Em primeiro lugar parabéns à Xiaomi pela colocação deste autocolante com todas as funções que os botões podem operar. Seja a sua função individual, ou conjugada, com um mero realce fique a saber tudo o que precisava sem abrir o manual de instruções.

Dito isto, na caixa este também nos é fornecido para quem queira aprofundar o estudo. De qualquer modo, o que se espera num aquecedor é que ele converta a energia elétrica consumida - até 2000 W de potência - e a converte am calor.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Isso o Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite faz com brio e destaca-se pelo aquecimento rápido. Em cerca de 3 segundos sentimos ar quente a ser empurrado pela frente do aquecedor, mas evitem tocar nesta grelha metálica sob risco de se poderem queimar.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Podemos então tirar partido dos seus 4 modos de funcionamento e operação, a saber:

  • Temperatura Constante
  • Quente
  • Morno / Confortável
  • Natural (ar forçado)

Pressionando os botões no topo deste cilindro, ou através da aplicação Mi Home, podemos optar por cada um destes modos. Ao ser alterado o modo de operação o aquecedor emite um "beep" eletrónico, confirmando a alteração efetuada.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

O utilizador também pode Ativar / Desativar a oscilação (em 70 graus) através do próprio aquecedor, nos seus botões, ou via app. É um bom recurso para climatizar de modo mais uniforme um quarto ou sala, com rotação automática em 70 graus da torre.

Aquecedor Xiaomi Smart Tower Heater

Em seguida temos o Desligar retardado, ou turn-off delay com opções de atraso no desligar de 1 hora, 2 horas, 4 horas, até 8 horas - de fácil controlo através da aplicação.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Temos também o Ligar / Desligar programado (On / Off), o utilizador pode aí definir um período em que o aquecedor estará ligado / desligado. Tudo de maneira relativamente simples através da aplicação de controlo.

LED indicador da ligação Wi-Fi sempre aceso é incómodo durante a noite

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Pelas razões óbvias de, apesar de ser apenas um LED, conseguir rasgar a escuridão do quarto durante a noite ou quando queremos dormir, esta é a minha crítica mais severa ao quesito comodidade.

Isto porque ao contrário das demais luzes de operação (LEDs) que podem ser apagados, o indicador LED da ligação Wi-Fi, em azul, está sempre ligado, sem opção de o desativar à noite, por exemplo.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Para desativar as Luzes LED de operação vamos às Configurações - menu sinalizado pelos 3 pontos verticais no canto superior direito e acedemos a "Auto Light Off". Esta opção desativará todas as luzes, menos a luz azul de ligação Wi-Fi do aquecedor.

Funções Smart elevam este Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Observe-se, acima, o menu das configurações com parte do texto traduzido para português de Portugal e uma boa parte em inglês, no terceiro painel na imagem acima.

O primeiro sendo o ecrã inicial da app Mi Home e o segundo o menu geral de controlo do aquecedor Xiaomi. Aí também podemos ligar ou desligar o aquecedor Xiaomi com o widget e respetivo botão On / Off.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Acredito que uma atualização de firmware do Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite possa corrigir isto e assim o espero. Quando tal aconteça, este aquecedor poderá ser usado num quarto, mesmo quando vamos dormir, apesar de não ser perfeitamente silencioso.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Note-se que o aquecedor tem essencialmente duas ventoinhas de PC no seu corpo para forçar o ar a passar pelas resistências de aquecimento. O resultado? Um ruído de operação notório - 42 dB, mas não chegando a ser incomodativo, tirando à noite para dormir.

2000 W de potência para um aquecimento rápido do espaço

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Em última análise, é esperado que o aquecedor proporcione isso mesmo, o aquecimento do espaço e aí o Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite cumpre a tarefa. É ideal para aquecer quartos ou salas com até 20 m², graças também à potência de 2000 W.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Importa frisar que essencialmente toda a energia consumida é convertida em calor, mas quanto maior a potência, também maior será o gasto energético e custo da eletricidade. Não há milagres, mas ele aquece rápido uma sala pequena, ou quarto grande.

Mecanismos de segurança presentes no aquecedor Xiaomi

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

O Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite tem proteção contra sobreaquecimento, Bloqueio Infantil e proteção contra queda / inclinação, desativando o aquecedor. Tem também uma zona na traseira que permite pegar nele com facilidade para transporte.

O produto é relativamente leve com 2,2 kg, fácil de transportar e com design discreto, além de acabamento em branco, combinando com a maioria da decoração dos lares modernos.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

A sua base é estável e construção mostra-se sólida, com grelhas em metal e restante corpo em plástico robusto. Temos também um cabo de ligação à tomada com bastante grossura e forte revestimento plástico, bem como pés em silicone na base do aquecedor.

O consumo energético é assim de 2000 W, com uma tensão de entrada de 220-240 V e frequência de 50-60 Hz.

Suporta a Assistente Google e Alexa da Amazon

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Se assim o pretenderem podem controlar o ligar e desligar do Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite através das assistentes virutais Google e Alexa da Amazon. É necessário criar os cenários de automação, algo que não é extremamente intuitivo de momento.

Podem fazê-lo, não obstante, e maximizar o conforto e comodidade de utilização desta aquecedor de torre da Xiaomi. Desse modo, podem tirar pleno proveito do produto e incluir o aquecedor no leque de produtos IoT.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Para configurar a sua operação com as assistentes virtuais terão que criar novos cenários de automação IFTTT através da app, e aqui uma leitura do manual é mais recomendada. Novamente, é aqui que observamos mais espaço para melhoria e trabalho a ser desenvolvido.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Em suma, esta possibilidade de controlo através das assistentes virtuais existe efetivamente. Porém, está longe de ser o modo mais fácil de configurar para uso comum e pelo utilizador comum. Apesar de estar plasmado na caixa do produto, uns guias em vídeo seriam bem-vindos.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite: o veredito

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

O Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite é uma compra recomendável, sobretudo se o conseguirem comprar por menos de 100 euros. O seu preço, não podemos deixar de sentir, está algo elevado em Portugal, uma realidade transversal a tanto produto.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

De qualquer modo, o produto ficou acima das minhas expectativas inciais. É realmente bem construído, compacto, mas eficaz na tarefa que se propõe cumpir, a de aquecer o lar.

Temos vários pormenores bem pensados como o botão On / Off físico, na traseira, o Bloqueio para Crianças, a pega para transporte fácil, e a sua construção sólida em metal e plástico robusto.

Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Podemos dizer, com confiança, que todo o hardware funciona como seria de esperar - bem. Já o software, mais concretamente a aplicação de companhia Mi Home, continua a precisar de mais horas de trabalho e tradução efetiva para português de Portugal.

Aquecedor Xiaomi Smart Tower Heater

Destacamos também como positivo a sua qualidade de construção, estabilidade do aquecedor de torre com base sólida e controlos táteis intuitivos. É muito fácil controlar a sua operação seja com os botões no topo do aquecedor como pela app Mi Home.

Aquecedor Xiaomi Smart Tower Heater

O simples facto de o podermos controlar através dos seus botões, no topo do cilindro, através do telemóvel com a app para Android e iOS (Mi Home). Ou mesmo pelas assistentes de voz é efetivamente positivo e valor acrescentado ao produto.

Aquecedor Xiaomi Smart Tower Heater

Portanto, se estão à procura de um aquecedor elétrico com formato de torre ventiladora, então podem e devem considerar esteXiaomi Home Smart Tower Heater Lite, à venda por cerca de 100 euros em Portugal.

Preço e disponibilidade do aquecedor Xiaomi Home Smart Tower Heater Lite

Assim, se o conseguirem comprar em promoção, é um produto que cumpre o seu propósito e que acrescenta aquele toque "high tech" ao poder ser controlado pelo telemóvel e até pela voz.

Aquecedor Xiaomi Smart Tower Heater

Potência: 2000 W
Controlo: botões, app Mi Home,
Modos de operação: 4 modos
Nível de ruído: 42 dB
Oscilação: SIM, até 70º
Segurança: sobreaquecimento, inclinação, crianças
Materiais: Plástico e Metal

A 4gnews atribui 4 estrelas em 5 possíveis a este produto da Xiaomi disponível em Portugal. Se procuram uma solução mais potente e mais silenciosa, recomendamos o Mi Smart Space Heater S.

A 4gnews agradece também a cedência do equipamento para teste à direção das lojas Xiaomi Store Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.