Nedis Smart Fan Heater review: aquecedor ventilador inteligente com Google e Alexa

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 5 min.

O inverno chegou em força, e com ele o inevitável frio. Esta é, por isso, a altura em que muitos utilizadores procuram soluções para aquecer a casa. E dos produtos mais populares, até por serem compactos, são os aquecedores do tipo ventilador.

Se pudermos aliar essa compra a algo que torna a nossa casa inteligente, ainda melhor. Ao longo dos últimos dias tive oportunidade de testar o Nedis SmartLife Fan Heater, e este pode ser a solução perfeita se queres algo deste género.

Trata-se de um aquecedor ventilador inteligente por Wi-Fi, que é focado em oferecer um tamanho compacto, sendo ideal para salas pequenas. Neste artigo dou-te a conhecer os detalhes sobre o mesmo, e como foi utilizá-lo.

Nedis Smart Fan Heater

Unboxing Nedis Smart Fan Heater

É um unboxing bastante simples o do Nedis Smart Fan Heater. Na caixa encontramos apenas o aquecedor ventilador bem-acondicionado, assim como um completo manual de instruções com opção em português.

Além da saída para a alimentação, na parte de trás temos um botão para ligar e desligar o ventilador. Na zona inferior vemos uma patilha de segurança, que faz com que o aparelho se desligue caso seja levantado. Já na zona frontal temos um ecrã e cinco botões sensíveis ao toque.

Nedis Smart Fan Heater

Principais características do Nedis Smart Fan Heater

  • Define a temperatura com os botões na frente, na app Nedis SmartLife ou por voz em combinação com a Google Home ou Amazon Alexa
  • Conecta-se diretamente ao teu Wi-Fi para que possas controlá-lo a partir de qualquer lugar do mundo
  • Basta definir um temporizador ou uma programação para aquecimento automatizado
  • O aquecedor usa todos os 1800 W para aquecer rapidamente a sala - e ao se aproximar da temperatura desejada, reduz automaticamente a potência de aquecimento para 1000 W
  • Ativa a oscilação horizontal para otimizar o fluxo de ar em toda a sala
  • O tamanho compacto torna este poderoso aquecedor adequado para salas pequenas

Como é usar o Nedis SmartLife

O primeiro passo é fazer o emparelhamento, se quiseres efetivamente usar as funcionalidades inteligentes do Nedis Smart Fan Heater. Para tal precisas de ter instalada a app Nedis SmartLife disponível para Android e iOS.

Assim que ligares o ventilador, este vai ter o símbolo de Wi-Fi, e é aí que sabes que está disponível para emparelhar. Após instalares a app e fazeres o registo, deves procurar um novo dispositivo para emparelhar, ir à categoria de “Climate” e escolher a opção “Fan Heater”.

Nedis Smart Fan Heater
Os passos iniciais para emparelhar o Nedis Smart Fan Heater com app Nedis SmartLife

A partir daí, é só seguir os passos indicados. De realçar que tens de o ligar à tua rede Wi-Fi de 2.4GHz. Assim que o emparelhamento estive concluído, o ícone de Wi-Fi permanece fixo.

Imediatamente podes mudar o nome. No meu caso alterei para "ventilador", de forma a que sempre que queira usar os comandos de voz em português seja mais fácil. Desta forma, basta dizeres à Google Assistant ou Amazon Alexa, “ligar ventilador” ou “desligar ventilador”, e o processo é automático.

Nedis Smart Fan Heater

O que podes fazer com a app Nedis SmartLife

A utilização da app Nedis SmartLife é bastante simples, intuitiva, e as possibilidades são as descritas abaixo. Mas basicamente permite que faças todo o controlo do ventilador à distância, em qualquer parte do mundo.

  • Ligar ou desligar o ventilador
  • Aumentar ou diminuir a temperatura da ventilação entre 15 e 35 graus
  • Ativar ou desativar a oscilação horizontal até 45 graus
  • Criar calendarizações para ligar/desligar o ventilador a determinadas horas
  • Definir automações com a tua assistente virtual predileta
Nedis Smart Fan Heater
O aspeto da app Nedis SmartLife a comandar o Nedis Smart Fan Heater

Isto faz com que seja simples ligar o ventilador antes de chegares a casa, por exemplo, se quiseres ter uma divisão quente. O mesmo se passa antes de ires tomar banho, se quiseres ter a casa de banho quente previamente podes assim consegui-lo à distância.

O contrário também acontece. Vamos imaginar que tens o ventilador ligado no quarto, e não te queres ter de levantar para o desligar. Podes fazê-lo recorrendo à app, ou ainda com a assistente virtual.

De realçar que este conta com um modo de arrefecimento quando o desligas. Como podes ver nos vídeos que publiquei no nosso Instagram, este vai descendo a temperatura, e somente quando atinge os zero graus é que se desliga.

Nedis Smart Fan Heater

A minha opinião sobre o Nedis Smart Fan Heater

A verdade é que se estás à procura de um aquecedor ventilador compacto e inteligente, este é o produto certo. Se não quiseres usar a app ou a assistente virtual, podes fazer todos os controlos nos botões disponíveis.

Mas fica interessante quando usas as suas potencialidades inteligentes. Poder ligar antecipadamente e chegar a casa e ter a divisão desejada quente, é algo que não tem preço nesta altura do ano.

nedis

Para casas de banho, é um produto simplesmente perfeito. Podes ligá-lo à distância, e quando chegares a casa para tomar o teu duche, a divisão vai estar à temperatura desejada.

O mesmo acontece com o teu quarto. Vamos imaginar que o ligas à distância meia-hora antes. Quando decidires que é hora de ir dormir, o teu quarto vai estar com a temperatura que definiste.

nedis

O facto de não ter de me levantar da cama para o desligar e poder fazê-lo com a app Nedis SmartLife ou com a voz na Google Assistant, é outro grande ponto a favor. É o tipo de coisa que quando nos habituamos, já não vamos querer abdicar do conforto e conveniência.

Conclusão sobre o Nedis Smart Fan Heater

Para quem queira um produto com estas características para tornar a sua casa ainda mais inteligente, o Nedis Smart Fan Heater é simplesmente perfeito. Para pequenas divisões, passou a ser o meu aquecedor ventilador preferido.

Nedis Smart Fan Heater

Se queres ter um controlo à distância da temperatura de uma determinada divisão, este é um produto que simplesmente aconselho. Ainda para mais podes ligá-lo ao teu ecossistema Google ou Alexa.

Disponibilidade e preço do Nedis Smart Fan Heater

O Nedis Smart Fan Heater tem um preço de venda ao público recomendado em Portugal de 79,99 €. Este e outros produtos da Nedis são distribuídos em Portugal pela Sevenex. Para saberes mais sobre este aspirador e outros produtos Nedis consulta www.sevenex.pt para mais informações.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.