Xiaomi: esta é a data provável da chegada da MIUI 13 ao teu smartphone

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A 28 de dezembro de 2021, a Xiaomi apresentou a sua muito aguardada interface MIUI 13, baseada no sistema operativo Android 12.

Mas nessa altura, a nova interface apenas ficou disponível no mercado chinês. Agora surgem notícias de que no fim de janeiro, a MIUI 13 pode chegar a todos os smartphones do mundo.

Evento Xiaomi marcado para o próximo dia 26 de janeiro

The time has come. Something wonderful is about to happen. Stay tuned for #MIUI13. pic.twitter.com/ib5KalqkP7

— MIUI (@miuirom) 18 de janeiro de 2022

A Xiaomi acaba de anunciar que vai realizar um evento global, já no próximo dia 26 de janeiro e a empresa até já confirmou que será nessa ocosião que vai estrear, a nível global, a série de smartphones Redmi Note 11.

Mas vários especialistas e analistas do mundo high-tech estão a avançar que o evento poderá também ser o palco do lançamento global da interface MIUI 13. E tal fica a dever-se ao facto de a conta da interface MIUI no Twitter ter publicado, poucas horas depois do anúncio do evento, um pequeno teaser a dizer que "Chegou o momento. Algo de maravilhoso está prestes a acontecer".

Terá sido uma coincidência? Tendo em conta, o historial da Xiaomi que mostra que a marca chinesa gosta de despertar o interesse dos seus utilizadores com pequenos teasers enigmáticos, acreditamos que a versão global da MIUI 13 vai ser apresentada no evento de dia 26 de janeiro.

MIUI 13

Aliás, outros dados mostram que a interface poderá chegar muito em breve. Por exemplo, a gigante chinesa já efetuou compilações de software para vários modelos internacionais. Mais: a marca já tinha divulgado que o lançamento global da nova interface iria acontecer durante o primeiro trimestre de 2022.

Tendo em conta todas estas informações, é bastante provável que a MIUI 13 global seja uma das estrelas do evento marcado. De resto, espera-se que a marca disponibilize, pelo menos uma versão beta da interface, logo após o evento.

Xiaomi confere funcionalidades de segurança à MIUI 13 na China

De forma bastante discreta, a Xiaomi conferiu mais uma funcionalidade de segurança à sua nova interface MIUI 13, no mercado chinês. O recurso Pure Mode reforça a proteção ao utilizador, impedindo que este faça download de aplicações maliciosas na Internet.

Na realidade, este recurso é bastante idêntico à funcionalidade "verificação de segurança", presente nos smartphones da OPPO, Realme e OnePlus. Mas o recurso da Xiaomi acaba por dar mais garantias.

Tudo porque no caso da MIUI 13, as aplicações só são instaladas após a nova funcionalidade de segurança verificar os antecedentes da aplicação. Já nos smartphones das marcas rivais, a busca por malware é feita somente após a instalação da app. Por outras palavras, a Xiaomi verifica as apps antes de as instalar, já os restantes só depois de as aplicações estarem instaladas no smartphone, é que o recurso de segurança é acionado. Já diz o velho ditado "mais vale prevenir do que remediar".

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt