Apple: vem aí mais uma geração do iPad e as especificações são melhores...

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, o iPad de 10ª geração vai chegar no final de 2022 e terá uma aparência bastante semelhante ao modelo anterior.

As suas especificações cruciais são também já conhecidas e parece que a Apple está a apostar na continuidade para manter o sucesso do seu tablet.

iPad de 10ª geração: especificações esperadas

De acordo com informações agora divulgadas, a Apple vai lançar o iPad de 10ª geração no final deste ano. E parece que vai reutilizar o design do modelo anterior. A informação está a ser avançada pelo leaker dylandkt, na sua conta de Twitter, que também adianta quais as são especificações cruciais que vão ser integradas no modelo.

Assim espera-se que o novo iPad tenha suporte para comunicações 5G, Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6 e o chip A14 Bionic. Como podemos constatar, a Apple está a apostar numa estratégia de continuidade, ainda que as especificações estejam atualizadas neste modelo.

Podemos também contar com o conhecido ecrã Retina com 10,2 polegadas e uma resolução de 210 x 1620 pixéis. A mesma fonte refere ainda que a Apple vai manter a Lightning Port, o que sugere que este iPad ofereça a mesma velocidade de carregamento do modelo anterior.

Desempenho otimizado na décima geração do iPad

Mas voltemos ao chip A14 Bionic que estará aos comandos do novo tablet. Ao que tudo indica, o iPad de 10ª geração vai oferecer um desempenho otimizado relativamente ao modelo anterior; mais especificamente, fala-se num melhoramento na ordem dos 20%.

Tudo graças ao chip A14 Bionic que é baseado no processo de 5 nm e integra 11,8 mil milhões de transistores, quase mais 40% que o seu antecessor A13 Bionic, incluído no iPad de nona geração atualmente disponível.

Novo iPad Air chega no primeiro semestre de 2022

Entretanto, outras notícias relacionadas com a Apple dão conta de que ainda durante o primeiro semestre de 2022 podemos conhecer um novo modelo do iPad Air. Mas neste caso, as especificações estão já noutro "patamar".

Espera-se que o novo Air esteja equipado com o processador A15 Bionic da Apple, uma câmara primária de 12 megapixéis, assim como uma câmara frontal com a mesma resolução, ou seja, 12 megapixéis.

De resto, as informações divulgadas avançam ainda com um flash quad-LED na configuração de câmara traseira, assim como um ecrã de 10,9 polegadas. Já o design deverá ser o mesmo do modelo atualmente disponível.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone SE com ecrã de 5,7 polegadas? só em 2023...
  • iPhone 14 e iPhone 14 Max não vão ter esta especificação de topo
  • Apple confirma ausência de cancelamento de ruído nos iPhone 13
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt