Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Band 8 review: o triunfo da Mi Band com melhorias significativas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

Xiaomi Band 8

Xiaomi Band 8
★★★★★5Excelente

O gadget best seller da Xiaomi está melhor que nunca e o seu preço ainda mais competitivo, algo raro atualmente.

Prós
  • Boa precisão nas métricas de saúde e bem-estar
  • Ligação e sincronização simples com a app Mi Fitness
  • Tamanho e peso discreto para usar sem dar nas vistas
  • Preço em conta com boa relação qualidade / preço
  • Autonomia de bateria para sensivelmente duas semanas
  • Conforto e boa adequação a quaisquer pulsos
  • Ecrã AMOLED vibrante a 60 Hz
  • Modo Pebble traz mais versatilidade de utilização
Contras
  • Mais personalização de ecrã e mostradores
  • "Levantar para acordar" o ecrã nem sempre funciona corretamente
  • Sem GPS nem NFC (na versão global)

A mais recente geração da pulseira de atividade mais popular, a Mi Band 8 ou Xiaomi Band 8 está mais capaz, conveniente e contida no preço - desde 39,99 € em Portugal. É um valor justa perante tudo o que esta smartband consegue oferecer ao utilizador.

Esta geração mantém os traços e design essencial do gadget, mas expande não só a sua personalização e adaptabilidade a diferentes cenários de uso, como aprimora os aspetos que realmente importam, desde a autonomia até à facilidade de utilização.

Xiaomi Smart Band 8 preto
  • Monitorização: Ritmo cardíaco, SpO2, sono, stress, passos, calorias
  • Resistência à água até 50 metros (5 ATM)
  • Autonomia: até 16 dias de autonomia de bateria
  • Mais de 150 modos de exercício
  • Ecrã de 1,62 polegadas AMOLED, até 600 nits, resolução de 192 x 490, 326 PPI
  • Bateria de 190 mAh para até 16 dias
  • Tempo de carga: cerca de 1 hora
  • Cores: Preto e Dourado (branco)
  • Compatibilidade: Android e iOS

O aspeto das fitness trackers da Xiaomi mantém-se estável com a Band 8 a herdar o design da antecessora. No entanto, esta geração está mais premium, com construção mais requintada, sobretudo no esquema de cor mais claro a imitar o aço inoxidável.

Mantêm-se bons atributos como a resistência à água, bem como às poeiras e um bom grau de resistência a quedas. Tendo já usado várias pulseiras de atividade física, posso dizer que confortavelmente que esta Xiaomi Band 8 é uma das mais bem conseguidas até à data.

Xiaomi Band 8

Entre as novidades da Mi Band 8 temos, por exemplo, a forma de encaixe na respetiva pulseira ou bracelete. Temos agora uma implementação similar à que encontramos nos relógios (inteligentes ou não), mais prática e conveniente.

Elegância é a palavra de ordem com a Band 8

As alterações ao sistema de acoplação de bracelete deixam a Mi Band 8 mais elegante, além de expandir as suas possibilidades de utilização. Por exemplo, podemos usar simplesmente o "núcleo" num colar à nossa escolha, ou colocar a Band na sapatilha (ou ténis) para não nos incomodar durante a prática desportiva.

Xiaomi Band 8

Ainda que nestes casos não tenhamos uma monitorização das métricas corporais, ao não estar em contacto com a pele, certo é que nos libertam os movimentos e escolhas de guarda-roupa, podendo ainda assim monitorizar as nossas passadas.

Ecrã AMOLED vibrante com Always on Display

O ponto de interesse da Xiaomi Band 8 é o seu ecrã de 1,62 polegadas, tecnologia AMOLED, tal como o ecrã da Mi Band 7, sem alterações neste campo. Em todo o caso, saliento como excelente a fluidez de navegação entre menus.

Xiaomi Band 8

Esta geração também suporta o modo Always On Display (ecrã sempre ligado) tal como as smartbands mais caras. Fá-lo ao aproveitar as capacidades do ecrã AMOLED para exibir as informações úteis ao ativar a opção AoD.

Sucintamente, temos na Xiaomi Band 8 o aprimorar da geração anterior, mantendo-se grande parte das caraterísticas técnicas da Band 7, mas reforçando-se a qualidade de construção, o cariz mais premium e a versatilidade alargada de utilização desta pulseira inteligente.

Aspetos a melhorar na Xiaomi Band 8

Xiaomi Band 8

Sem o modo Always on Display ativo o ecrã ilumina-se ao elevar a pulseira normalmente à altura do peito. Ou seja, na posição natural para ver as horas com um relógio convencional. Porém, aqui nem sempre a Band 8 "acordava" quando seria desejável, sendo este o principal reparo que lhe faço.

Ligação e Conetividade com a app Mi Fitness

Ao tirar a Band 8 da caixa para a ligar pela primeira vez temos que lhe dar energia, bastando para tal acoplar o cabo magnético de carregamento (incluído) na caixa. Em seguida será apresentado o código QR de emparelhamento.

Xiaomi Band 8

Por outro lado, se estiverem a usar smartphones Xiaomi, a pulseira inteligente deve ser automaticamente reconhecida. É este mais um trunfo do ecossistema da marca, facilitando a utilização de dispositivos da própria empresa.

Utilização diária da Xiaomi Band 8

Em primeiro lugar recomendo desde já o mostrador digital predefinido. É fácil de ler e compreender as informações apresentadas, desde as horas, bem como as barras de atividade que se vão preenchendo ao longo do dia, além da data, dia e estado de carga / bateria. Dei por mim a usar quase sempre esta watchface.

Xiaomi Band 8

A Band 8 executa todas as funções principais das pulseiras inteligentes como muita eficácia, sem nunca se tornar demasiado intrusiva. Seja para receber notificações das principais aplicações do smartphone (algo personalizável), como responde a mensagens com frases pré-definidas.

Conforto, simplicidade e pura utilidade com a app Mi Fitness

Também podemos configurar alarmes, cronómetro, controlar a reprodução de conteúdos multimédia e até usar a Band 8 como obturador remoto para a câmara fotográfica do smartphone. Sem esquecer, é claro, os alertas (vibratórios) de chamadas recebidas com a possibilidade de as ignorar / rejeitar.

Xiaomi Band 8

Importa frisar, contudo, que a Xiaomi Band 8 não tem armazenamento interno disponível para o utilizador. Significa isto que não podemos instalar aplicações ou guardar músicas para ouvir sem ligação ao smartphone (apenas aos auriculares).

Monitorização simples e fácil da saúde e atividade física

A Xiaomi Band 8 é muito completa nos exercícios que pode acompanhar. Ao suportar 150 atividades físicas (face às 120 da geração passada), temos um bom reforço. No total, temos 13 dados profissionais a serem colhidos pela Band 8.

Xiaomi Band 8

Em todo o caso, a Band 8 brilha em atividades como a Corrida ao ar livre, a Caminhada, Ciclismo, Natação, bem como na Musculação. Porém, não tem localização GPS integrada, um trunfo reservado para as opções mais caras.

A Band 8 pode até ser usada no sapato (ou sapatilha) para nos dar dados como a cadência de passada, o comprimento da passada e até o impacto no solo. É, no entanto, necessário um acessório (clipe) de fixação, algo exclusivo que não testei.

Fitness tracker discreto para o nosso pulso

A Xiaomi Band 8 prima pela monitorização dos batimentos cardíacos, pela indicação do nível de oxigénio no sangue (SpO2), ciclos e qualidade do sono, níveis de stress, entre outras métricas de relevo.

Xiaomi Band 8

Regra geral foram a monitorização do sono e dos batimentos / frequência cardíaca as métricas a que mais atentei. A pulseira mostra-nos uma súmula básica e para mais informações remete-nos para a aplicação de companhia.

Em todo o caso, temos a duração estimada do sono e respetivas fases, bem como os valores médios de frequência cardíaca logo na pulseira. Os detalhes e mais conselhos são apontados pela aplicação dedicada.

Xiaomi Band 8

Em suma, a Xiaomi Band 8 cumpre, muito bem, os básicos com sensores precisos, boa amplitude de atividades físicas suportadas e parâmetros de saúde monitorizados. Além disso, fá-lo durante semanas a fio, sem preocupações com a autonomia de bateria.

Interface simples baseada em gestos

Xiaomi Band 8

A UI ou interface de utilizador da Xiaomi Band 8 baseia-se em swipes para navegação entre os cinco ecrãs iniciais. Temos o relógio e informações gerais, resumo do sono e frequência cardíaca, ecrã do tempo / meteorologia, ecrã de controlo da reprodução de conteúdos multimédia e, por fim, o ecrã das definições gerais da pulseira. Tudo isto com deslizes para a esquerda ou direita, em ciclo.

Xiaomi Band 8

Ao arrastar o ecrã de cima para baixo é baixada a janela ou ecrã das notificações recebidas na Band 8. De modo simples também as podemos limpar todas, ou tocar em cada uma para mais informações.

Xiaomi Band 8

Ao arrastar o ecrã de baixo para cima encontramos os modos de monitorização dos treinos (e não só). Aí temos as Estatísticas, Treino, Atividade, Corrida, Estado, Frequência Cardíaca, Vitalidade, SpO2, Sono, Stress, Tempo, Alarme, Definições e Mais (com outras ooções aqui incluídas).

Autonomia de bateria para mais de 15 dias

Xiaomi Band 8

Mantendo o formato e dimensões gerais, a Xiaomi Band 8 aumentou a capacidade da bateria incluída para 190 mAh face aos 180 mAh da Mi Band 7. É um ligeiro aumento que nos garante até 16 dias de autonomia entre cargas.

Ainda que ao ativar o modo Always on Display este valor se reduza (consideravelmente), a duração de bateria é um dos pontos fortes desta geração. É uma pulseira que cumpre com as suas funções sem nos termos que preocupar em demasia com a necessidade de a recarregar.

Xiaomi Band 8

Em todo o caso, o processo de carregamento é igualmente simples (e rápido). Em cerca de uma hora temos um carregamento completo com o carregador magnético incluído na caixa.

Em suma, perante uma grande autonomia para mais de 15 dias (sem o AoD), e uma carga relativamente rápida com este sistema prático, não podemos senão ficar muito satisfeitos neste quesito.

Conclusão

Xiaomi Band 8

Em Portugal desde setembro de 2023, a Xiaomi Band 8 apresenta-se mais humilde no preço (face à geração prévia), aumentando de imediato a sua relação qualidade / preço. Isto dito, o produto best seller da Xiaomi está melhor que nunca e o seu preço ainda mais competitivo, algo deveras raro atualmente.

As suas capacidades de monitorização e acompanhamento da nossa atividade física, sono e mais métricas continuam competentes e fáceis de assimilar e compreender. A ligação é praticamente imediata com smartphones Xiaomi e muito simples com outros telefones, inclusive com iOS (iPhone).

Mais personalizável, mais versátil nas possibilidades de utilização, com boa construção para algo que custa menos de 50 euros, esta é uma compra recomendável por múltiplas razões. Sobretudo se tirarem partido de todas as suas capacidades através da app Mi Fitness.

Xiaomi Smart Band 8 preto
  • Monitorização: Ritmo cardíaco, SpO2, sono, stress, passos, calorias
  • Resistência à água até 50 metros (5 ATM)
  • Autonomia: até 16 dias de autonomia de bateria
  • Mais de 150 modos de exercício
  • Ecrã de 1,62 polegadas AMOLED, até 600 nits, resolução de 192 x 490, 326 PPI
  • Bateria de 190 mAh para até 16 dias
  • Tempo de carga: cerca de 1 hora
  • Cores: Preto e Dourado (branco)
  • Compatibilidade: Android e iOS

Em Portugal, encontras todos os produtos XIAOMI com certificação, suporte local e certificado de garantia para o mercado europeu, nas 19 lojas oficiais Xiaomi Store ou em www.xiaomistore.pt

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.