Xiaomi apresenta o smartphone POCO X5 Pro e POCO X5

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

A Xiaomi acaba de lançar uma nova gama de smartphones qualidade / preço através da sua sub-marca POCO. Fá-lo com os novos telemóveis POCO X5 Pro e o modelo base, o POCO X5, ambos com caraterísticas dignas de nota e preço mais em conta.

Temos alta taxa de atualização do ecrã, bateria com carregamento (muito) rápido e até uma câmara de 108 MP no modelo Pro. Porém, o desempenho topo de gama continua reservado para os seus smartphones da linha POCO F, os verdadeiros flagships.

Xiaomi POCO X5 Pro chega com o Snapdragon 778G da Qualcomm

Xiaomi POCO X5 Pro
Os vários esquemas de cor disponíveis para o smartphone Xiaomi POCO X5 Pro.

Em primeiro lugar, o modelo que ora se dá a conhecer é um sucessor direto do POCO X4 Pro lançado sensivelmente há um ano.

Há melhorias na qualidade de construção, agora com perfil mais fino para facilitar o seu uso com uma mão, tendo apenas 7,9 mm de espessura no seu corpo, com arestas planas para maior conforto.

Our #POCOX5Pro5G comes with a flat frame design which is the winning factor to ultimate hand feel and grip.#TheSecretToWin pic.twitter.com/xEdy9jXJb5

— POCO (@POCOGlobal) 6 de fevereiro de 2023

Em segundo lugar, como principal melhoria temos efetivamente o novo processador neste telemóvel, o Snapdragon 778G da Qualcomm, com litografia de 6 nm, fabricado pela TSMC. É acompanhado de uma gráfica Adreno 642L para gráficos excelentes e ótimo rendimento em cenários de jogo.

Assim, face ao Snadpragon 695 que equipava o modelo prévio - POCO X4 Pro - temos efetivamente um salto quantitativo no desempenho do telefone.

Até 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno no POCO X5 Pro

POCO X5 Pro 5G

Por outro lado, este ano a Xiaomi optou por também aumentar o valor de armazenamento interno base do telefone, começando nos 128 GB e chegando aos 256 GB. Temos também desde 6 GB de memória RAM, valor que pode chegar aos 8 GB.

Temos aqui memórias LPDDR4X RAM e UFS 2.2, não sendo os mais rápidos padrões da indústria. DE qualquer modo, temos também até 1 TB de expansão de memória caso usem um cartão micro SD.

Em ambos os telefones ora lançados temos ainda a interface MIUI 14 para os POCO, baseada no sistema operativo Android 12 da Google, não sendo a versão mais recente do sistema.

Ecrã de 6,67 polegadas AMOLED Full-HD+ a 120 Hz

The display on #POCOX55G is just right for viewing content.Smoothness and eye care for a flagship-level viewing experience. pic.twitter.com/cVSnIQY5Tp

— POCO (@POCOGlobal) 6 de fevereiro de 2023

Em terceiro lugar, entre as caraterísticas partilhadas com a versão base temos o ecrã - que nesta geração está também melhor. Trata-se de um painel AMOLED de 6,67 polegadas com resolução Full-HD+ e alta taxa de atualização até 120 Hz.

A taxa de amostragem é de 240 Hz, com reprodução de cor a 10-bit de profundidade para uma cobertura total do espaço de cor DCI-P3, só no modelo Pro. Ademais, atinge um brilho máximo de 900 nits em pico, no modelo Pro, face aos 700 na geração prévia. Este é o único ponto em que a versão base supera o modelo Pro, aqui chegando aos 1 200 nits de brilho máximo.

With a 120Hz refresh rate, #POCOX55G is at an affordable price point. For all your daily content consumption, it's the perfect display. pic.twitter.com/DONhvO0Qlp

— POCO (@POCOGlobal) 6 de fevereiro de 2023

Já a proteção continua a ser fornecida pelo vidro Gorilla Glass 5 cujas provas de durabilidade já conhecemos, mas apenas no modelo Pro. Na versão base - POCO X5 - o vidro usado é o Gorilla Glass 3, menos robusto.

Câmara fotográfica de 108 MP no POCO X5 Pro

POCO X5 Pro

O sistema de câmaras fotográficas é o mesmo face à geração anterior. Temos um sensor principal de 108 MP 1/1.52”, com sensor auxiliar de 8 MP e objetiva ultra grande angular, além da terceira câmara com 2 MP e objetiva macro.

Encontramos também uma câmara fotográfica grande angular de 16 MP na parte frontal, para as selfies. Há, porém, melhorias nas capacidades destas câmaras graças ao processador Snapdragon 778G da Qualcomm, mais capaz no processamento da imagem.

Create winning content with #POCOX55GPro’s camera.Fast, versatile and clear for our content creators. #TheSecretToWin pic.twitter.com/d5lIG505UK

— POCO (@POCOGlobal) 6 de fevereiro de 2023

Prova disso é a possibilidade gravar vídeo até 4K neste smartphone, algo que até então era impossível. Temos também maior velocidade no processamento das imagens e captação de conteúdos à noite.

Por fim, este processador traz também o suporte para Wi-Fi 6 (ax), alémd o Bluetooth 5.2. Temos ainda a porta áudio jack de 3,5 mm, porta IR e NFC, além da porta USB do Tipo C.

Sem esquecer a bateria de 5 000 mAh de capacidade com carregamento rápido de 67 W e claro, o carregador incluído.

POCO X5 5G é o smartphone mais barato com o Snapdragon 695

In our #POCOX55G, we‘re featuring the Snapdragon 695 with a TSMC 6nm process. Just the right efficiency for you. pic.twitter.com/3j3IVzW5B2

— POCO (@POCOGlobal) 6 de fevereiro de 2023

O smartphone mais barato é o POCO X5, aqui com o Snapdragon 695 da Qualcomm. Tem desde 128 GB de armazenamento interno, o mesmo design geral e conta também com uma versão de topo com 8 GB + 256 GB de armazenamento.

O seu ecrã é em tudo igual, com a diferença no tipo de vidro de proteção, cores a 8-bit e maior valor de brilho máximo até 1200 nits. Por outro lado, a sua câmara fotográfica é de 48 MP, auxiliada por uma câmara de 8 MP e 2 MP (ultra grande angular e macro).

Por fim, a sua câmara frontal é de 13 MP, com a mesma bateria de 5 000 mAh, mas carregamento mais lento, aqui a 33 W.

Preços exatos por determinar, mas ficarão perto dos 300 € para o POCO X5 Pro

This is our #POCOX5Pro5G's performance.A winning performance achieves by a great processor and software.#TheSecretToWin pic.twitter.com/OalGyqJHrA

— POCO (@POCOGlobal) 6 de fevereiro de 2023

Os preços exatos de ambos os modelos estão por determinar. Porém, tudo aponta para valores próximos dos 300 euros para o modelo Pro, ainda que não seja de descartar um preço de 400 euros, ou próximo disso, assim que chegar a Portugal.

The most exciting POCO product launch is coming! Get ready to unveil #TheSecretToWin of the new smartphones. Tune into #POCOX5Pro5G and #POCOX55G global launch event on Feb 6th at 20:00 GMT+8. https://t.co/m4dD7PGAn5

— POCO (@POCOGlobal) 2 de fevereiro de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.