Xiaomi 13 Pro vs Xiaomi 13: as diferenças entre ambos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O próximo grande lançamento de smartphones Android da fabricante chinesa liderada por Lei Jun dar-nos-á a conhecer a gama Xiaomi 13 ainda em 2022. Ao que tudo indica, estes serão os telefones de gama alta para a 1.ª metade de 2023 e alguns meses de 2022.

A propósito, temos já nas últimas semanas dado a conhecer algumas das fugas de informação mais relevantes que têm sido divulgadas online. Até ao momento, contudo, têm circulado dois designs gerais para os smartphones, sem que conseguíssemos discernir entre o modelo base e a versão de topo, o modelo Pro.

Design das câmaras diferenciará os modelos Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro

Xiaomi 13 Pro

Em primeiro lugar, as informações foram agora avançadas pela publicação TechGoing, dando conta de uma nova imagem real do suposto Xiaomi 13 Pro.

Assim, podemos separar o aspeto geral de ambos os smartphones, com o modelo Pro a apresentar uma ilha de câmaras fotográficas arredondada, manifestamente diferente do modelo base - Xiaomi 13.

Em seguida podemos observar a nova disposição de câmaras fotográficas para este modelo, bem como a menção expressa à parceria vigente com a Leica. Porém, de momento não sabemos qual a extensão da colaboração, aplicada a este produto, da parceria com a mítica marca alemã.

Xiaomi 13 Pro exibirá a menção expressa à Leica

Xiaomi 13 Pro Leica

Por outro lado, o painel frontal de ambos os smartphones será idêntico, senão mesmo igual - ou com a única diferença notória a residir na dimensão, no tamanho físico do ecrã usado.

Em ambos os modelos contamos com um ecrã ligeiramente curvo nas margens, com tecnologia AMOLED, fabricado pela Samsung, com perfuração ao centro para a câmara frontal. Ou seja, teremos uma câmara fotográfica punch-hole.

Para o modelo Xiaomi 13 Pro este ecrã deve apresentar 6,7 polegadas de diagonal, um AMOLED E6 da Samsung com resolução 2K e alta taxa de atualização da imagem até 120 Hz.

Ademais, contamos com o sensor Sony IMX989, de 50 MP, o maior sensor de imagem atualmente fabricando pela tecnológica nipónica.

Maior diferenciação entre o Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro tal como nos Apple iPhone

Xiaomi 13 Series Live Look. pic.twitter.com/gpibZZ5gqt

— Mayank Kumar ❂ (@MayankkumarYT) 13 de outubro de 2022

A "Apple chinesa" inspira-se novamente na tecnológica de Tim Cook ao, possivelmente, leia-se, aumentar a diferenciação entre ambos os modelos. Naturalmente, os maiores trunfos estarão presentes na versão Pro com o carregamento (mesmo) rápido a ser um deles.

Com efeito, de acordo com as fugas de informação, apenas o modelo Pro terá a carga a 120 W, tal como os atuais Xiaomi 12T. Por outro lado, o modelo base pode continuar cingido aos 67 W de potência, muito à semelhança do modelo atual.

Xiaomi 13
Representações digitais, renders, alusivos aos smartphones Xiaomi 13.

Há muito ainda que não sabemos e boa parte do que aqui foi avançado é uma especulação informada. É certo que a Xiaomi usará a próxima gama de processadores Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm. Porém, ninguém o confirmou até à data.

Para além disso, a fabricante chinesa ainda não se pronunciou publicamente sobre este dispositivos móveis. Por fim, contamos com a sua apresentação oficial em dezembro, com lançamento ainda em 2022 no mercado doméstico da China.

À Europa, a gama Xiaomi 13 deverá chegar posteriormente, caso a tradição se mantenha, durante o primeiro trimestre de 2023.

Xiaomi 13: 67w charging Xiaomi 13 Pro: 120w charging pic.twitter.com/mfsH3nHpip

— Anthony (@TheGalox_) 17 de outubro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.