Xiaomi 13 está pronto! Eis o que esperar da nova gama de smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O smartphone Xiaomi 13 será um dos flagships mais ambiciosos de 2023, espelhando não só o crescimento da marca, mas também os seus objetivos para o mercado mobile. Agora, com a certificação do modelo Xiaomi 13 Pro, temos a confirmação da prontidão desta nova gama de smartphones Android a estrear, muito provavelmente, ainda em 2022.

Tal com já é hábito no seio da Xiaomi, as novas gerações de produtos bandeira têm estreado nos últimos dias de dezembro.

Tome-se, por exemplo, os Xiaomi Mi 11, ou os atuais Xiaomi 12, ambos anunciados em dezembro de 2020 e 2021, respetivamente, para competir no mercado mobile nos anos seguintes. Para a gama Xiaomi 13 prevemos assim um enquadramento similar.

Gama de smartphones Xiaomi 13 está pronta (e certificada)

Xiaomi 13

Inicialmente limitada a dois modelos - Xiaomi 13 e Xiaomi 13 Pro - contamos com o lançamento subsequente do Xiaomi 13 Ultra, possivelmente no fim do 1.º trimestre de 2023.

Entretanto, sinalizamos a certificação, pela agência de homologação chinesa 3C do dispositivo com o nome de código "nuwa" que se acredita ser o Xiaomi 13. Esta etapa foi concluída a 25 de setembro, data da publicação da supracitada certificação.

Xiaomi 13 3C

Segundo a certificação, o Xiaomi 13 chegará com carregamento rápido a 120 W, com carregador incluído na caixa. Assim sendo, com a certificação para o mercado doméstico da China já efetuada, consideramos que o dispositivo esteja essencialmente pronto.

Estas são as primeiras imagens dos (possíveis) smartphones Xiaomi 13

Xiaomi 13 Pro
Crédito: Dahodian Techie

Para além disso, já na semana passada tivemos acesso a esta que se acredita ser uma das primeiras imagens reais dos smartphones Xiaomi 13 Pro e Xiaomi 13.

O principal diferencial, de imediato, aparenta ser a orientação do módulo traseiro de câmaras, passando de vertical para horizontal.

Ambos os smartphones Android devem empregar um novo ecrã AMOLED, com resolução 2K e margens ligeiramente curvas, com alta taxa de atualização até 120 Hz.

Leaked Renders of Xiaomi 13 SeriesExpected Specs- 2k Curved Amoled Display- Snapdragon 8 Gen2- 120W Fast Charging- OIS Main Camera#Xiaomi #Xiaomi13Pro pic.twitter.com/VSF6GZVloQ

— 🇮🇳Dahodian Techie🇮🇳 (@DahodianTechie) 19 de setembro de 2022

É igualmente provável que ambos usem o próximo processador topo de gama da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 2, ainda por apresentar à data de redação desta peça.

Para além disso contamos com o carregamento rápido a 120 W, possivelmente com carregador na caixa e estabilização ótica da imagem (OIS) na câmara principal com novo sensor Samsung HM1 de 200 MP.

A construção dos smartphones topo de gama continuará a usar o vidro e metal como principais materiais de construção, com acabamento fosco, ou sem brilho na traseira dos smartphones.

Xiaomi 13
Imagem retratando o possível Xiaomi 13. Crédito: Digital Chat Station

A imagem acima divulgada chega-nos pela mão do leaker Digital Chat Station, fonte assídua de fugas de informação. Em causa está um possível protótipo dos próximos Xiaomi 13, já com a interface MIUI 14 como é evidente na imagem supra.

Vemos ainda a menção do sistema operativo Android 13, para além do valor de frequência máxima de processamento a 3.0 GHz. Este será um dos trunfos do Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm, certamente já disponível em versão de protótipo.

Há também a referência ao nome de código "nuwa", já avistado na certificação pela agência 3C, pelo que estaremos na presença do mesmo equipamento. Podemos ainda constatar a presença de 12 GB de memória RAM e a possibilidade de expansão virtual da memória RAM (até 3 GB) pela imagem.

Por fim, contamos com a apresentação dos novos Xiaomi 13 no final de dezembro de 2022. Todavia, alguns rumores sugerem uma apresentação precoce, possivelmente já em novembro deste mesmo ano.

Xiaomi 13 Pro 120W pic.twitter.com/Lund82nlJV

— Mukul Sharma (@stufflistings) 26 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.