Google Maps ficará mais real com integração dos locais que visitamos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Google vai agraciar a sua plataforma de navegação, o Google Maps, com novos recursos para quem quer viajar e descobrir novos locais. As novidades foram anunciadas no decurso do evento Search On, da tecnológica norte-americana e prometem tornar a ferramenta de navegação preferida dos portugueses num recurso ainda mais útil.

A ênfase é agora colocada na forma como intercalamos o mundo real e o mundo virtual. Mais concretamente, para passarmos do mapa ao mundo real e respetiva representação dos pontos de interesse, áreas a explorar e demais envolvente.

Em suma, para que, com a ajuda da realidade aumentada e realidade virtual, trarão mais recursos a esta plataforma de navegação.

Google Maps ficará mais real e envolvente a partir do smartphone, tablet e PC

Google Maps

Em primeiro lugar temos a vista imersiva. Recurso demonstrado primeiramente na conferência Google I/O no início deste ano, ainda com espaço para melhoria, mas agora pronta para integração. Na prática, teremos uma nova forma de visualizar um determinado ponto de interesse através do Gogole Maps.

Por outras palavras, ainda que de forma virtual, distante e através do smartphone / tablet ou PC, poderemos conhecer melhor o local e toda a sua envolvente. Este é o objetivo do novo recurso para o Maps, submergir o utilizador "no local", através da app gratuita de navegação mais popular do mundo.

Experience a place before you go there 🤯 with our new immersive view pic.twitter.com/BYhaZTTnCs

— Google Maps (@googlemaps) 28 de setembro de 2022

Ainda de acordo com a própria gigante norte-americana, este recurso - Vista Imersiva - passa assim dos 100 locais inicialmente apresentados para os muito mais interessantes 250 pontos que podem ser visitados através da plataforma.

"Sentir" o pulso ao local antes mesmo de lá ir

If you’re visiting a new place, it can be hard to figure out what's worth exploring. Soon on @GoogleMaps, you’ll be able to get the vibe of a neighborhood at a glance with photos and videos of the most popular spots coming to life on your map. #SearchOn pic.twitter.com/jr7UogG7hB

— Google (@Google) 28 de setembro de 2022

O recurso em questão permitirá ao utilizador conhecer cada bairro, cada quarteirão e respetivos pontos de interesse. Assim, por exemplo, ao visitar o centro de Roma, podemos logo descobrir alguns dos melhores sítios para comer, ou locais para fotografar, entre outras dicas específicas para aquele local e espaço envolvente.

Soon, you'll be able to vibe-check a neighborhood before making plans with photos and videos right on your map ✨ pic.twitter.com/8izqCkDu85

— Google Maps (@googlemaps) 28 de setembro de 2022

O melhor de tudo? Este novo recurso inclui até as previsões meteorológicas ao longo do dia. Desse modo, podemos planear as nossas visitas com mais certeza, mesmo perante as possíveis adversidades climatéricas.

Live View está ainda melhor no Google Maps

Google Maps

O recurso Live VIew, ou visão em direto, está ainda melhor no Google Maps. Agora passará a apresentar mais informação adicional para além das direções e nomes de ruas que temos atualmente no serviço.

Mais concretamente, temos a indicação de pontos de interesse, comércio e restauração, entre outros locais a explorar. Segundo a empresa, esta união resulta da pesquisa integrada e surgirá, a cada momento, com indicações de acesso aos locais.

Por fim, a tecnológica norte-americana promete começar a disponibilizar em breve estes recursos aos utilizadores. As primeiras regiões a receber as melhorias são os Estados Unidos da América, seguindo-se a Europa.

Learn more about how we’re entering our visually immersive era:https://t.co/hvxSuPpGV4

— Google Maps (@googlemaps) 28 de setembro de 2022

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.