Xiaomi 12: protótipos mostram-nos o que os smartphones podiam ter sido

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A nova gama de smartphones Android Xiaomi 12 foi apresentada no passado dia 28 de dezembro de 2021, na China. Foi aí que, pela mão de Lei Jun, ficamos a conhecer três novos dispositivos móveis, os Xiaomi 12, Xiaomi 12X, bem como o Xiaomi 12 Pro.

Todavia, escassos dias após a apresentação oficial vemos agora uma imagem que nos mostra os protótipos de ambos os dispositivos Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro. Ambos apresentam diferenças face ao design final com, por exemplo, câmaras maiores e diferentes cores.

A imagem seguinte mostra-nos as diferenças entre as versões de protótipo e o produto final que ficamos recentemente a conhecer.

Este podia ter sido o aspeto dos Xiaomi 12 e Xiaomi 12 Pro

Xiaomi 12
Protótipos dos smartphones Xiaomi 12 Pro (esquerda) e Xiaomi 12 (direita).

A imagem foi agora divulgada através da rede social chinesa Weibo, mas concretamente na página da Xiaomi Community, com um dos participantes a mostrar-nos as alterações efetuadas pela fabricante até à apresentação do produto em questão.

Vemos, assim, que os traços gerais são os mesmos entre os protótipos e a versão final dos smartphones Xiaomi. Há, contudo, diferenças subtis como, por exemplo, os esquemas de cor. Note-se que o Xiaomi 12, oficial, não dispõe do esquema de cor com pontos brilhantes que pode ser visto na imagem do protótipo.

Xiaomi 12
Excerto da publicação efetuada na rede social chinesa Weibo.

Segundo os primeiros relatos de entidades que já têm fisicamente o novo smartphone Xiaomi 12, o esquema de cor mais similar apresenta uma cor mais rosa. Por outro lado, o esquema de cor vendido pela Xiaomi está mais próximo do púrpura (esquema de cor oficial).

Por outro lado, a câmara principal do protótipo é maior que a que temos no produto final. Isto é, vemos um módulo e ilha de câmaras fotográficas de dimensões aparentemente maiores face ao produto que acabaria por ser apresentado a 28 de dezembro.

A gama de smartphones Xiaomi 12 foi apresentada a 28 de dezembro

Xiaomi 12
Todos os esquemas de cores oficiais para o smartphone XIaomi 12

Por outro lado, o módulo e ilha de câmaras fotográficas tem, na versão oficial, um acabamento metálico, pintado de acordo com o esquema de cor do produto. Algo que na versão de protótipo não se verifica, apresentando aí um acabamento dual, brilhante e fosco.

Certo é que a maioria dos utilizadores nunca comparará os protótipos com o produto oficial, pelo que este exercício de comparação é meramente académico. Trata-se de uma curiosidade para estimular os fãs da marca e de uma oportunidade rara de observarmos o processo de desenvolvimento, uma ínfima parte dele, dos novos smartphones.

Por fim, numa nota estritamente pessoal, acabo por preferir o aspeto da versão oficial com o esquema de cor a encontrar reflexo na pintura e revestimento da ilha das câmaras fotográficas principais.

Qual a vossa opinião geral sobre o design dos novos Xiaomi 12?

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.