Windows XP. Passados quase 20 anos, ainda é usado por largos milhões de pessoas!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

O Windows XP foi durante muitos anos a melhor versão do sistema operativo (SO) desenvolvido pela Microsoft, sendo o SO de eleição para a vasta maioria dos utilizadores de computadores. No entanto, tendo sido lançado há quase 20 anos, é incrível no número de pessoas que continua a utilizá-lo nos seus PCs e computadores portáteis.

De acordo com dados avançados pela empresa NetMarketShare, o Windows XP continua a ter uma quota de 1,26% de todos os PCs a nível mundial. Tendo sido lançado originalmente em 2001, é importante realçar que a Microsoft deixou pde lançar atualizações de segurança ou performance em 2014, tendo já passado 6 anos desde a última atualização.

As mais recentes estimativas apontam para mais de 2 mil milhões de computadores em circulação a nível mundial. Caso este número seja verdade, traduz-se em mais de 25 milhões de pessoas a continuar o Windows XP, que hoje em dia, é uma opção extremamente arriscada em termos de segurança.

No que respeita à comparação com muitas das versões mais recentes, continua a apresentar valores superiores ao Windows 8 e Windows Vista. Curiosamente, apresenta também valores bastante superiores ao muito mais recente ChromeOS da Google (0,42%).

Não corras riscos desnecessários e mantém sempre o teu computador atualizado

Muitas vezes os utilizadores acabam por se desleixar no que respeita à segurança dos seus PCs e computadores portáteis, assumindo que ao terem um antivírus ativo, estão seguros. Da mesma forma que nos smartphones as atualizações de segurança são extremamente importantes para garantir a segurança dos dispositivos, nos computadores acontece exatamente a mesma coisa.

As atualizações do Windows não servem apenas para trazer novas funcionalidades e melhorias de performance. Em cada atualização, são sempre resolvidos alguns problemas de segurança que poderão estar a colocar em risco todas as informações pessoais dos utilizadores.

Por isso, especialmente no que respeita à utilização de versões do SO que já não recebem suporte, é um risco desnecessário que garantidamente não vais querer correr. Atualmente o Windows 10 conta com uma quota de mais de 60%, subindo apenas 10% durante os últimos 12%.

No entanto, espera-se que esses números subam consideravelmente até ao final do ano, visto que o Windows 7 chegou ao "final da sua vida" em janeiro. Assim sendo, é muito importante que todos os utilizadores com o Windows 7 façam a necessária atualização para o Windows 10.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 12: o mini que pode ser o maior lançamento da Apple em 2020
  • Xiaomi Mi MIX 4 deve chegar com a característica mais desejada
  • Carros elétricos. Tesla não dá hipótese e domina por completo em Portugal!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.