Windows Mobile poderia estar hoje no lugar do Android, diz Bill Gates

Carlos Oliveira
1 comentário

Numa recente entrevista dada por Bill Gates, o fundador da Microsoft afirma que o Windows Mobile poderia ter-se superiorizado ao Android. No entanto, isso não aconteceu porque a empresa estragou tudo.

Em causa está o lançamento do mítico Motorola Droid, o equipamento que viria a catapultar o Android para a ribalta. Segundo Bill Gates, esse equipamento poderia ter sido lançado com Windows Mobile caso a Microsoft não se tivesse atrasado três meses na entrega do seu software.

Ação judicial foi a causa da Microsoft não ter entregado o Windows Mobile a tempo

Segundo o que afirma Bill Gates nesta entrevista, tudo se deveu a uma ação judicial que a Microsoft enfrentava na altura. O fundador da Microsoft admite ter-se deixado distrair com esse litígio, o que fez com que o Android fosse o sistema operativo escolhido para o Motorola Droid.

Aliás, Bill Gates afirma que essa foi uma das razões pelas quais se decidiu reformar mais cedo da liderança da Microsoft. Ele assume que poderá ter tido culpa no insucesso da empresa no mercado mobile devido à sua distração.

Nunca saberemos se o Windows Mobile teria efetivamente estofo suficiente para chegar ao patamar que chegou o Android. Ainda assim, o ex-CEO da Microsoft está convicto que essa poderia ser uma realidade se o Motorola Droid fosse lançado com o seu software, ao invés do da Google.

Depois de Bill Gates ter abandonado a Microsoft, Steve Ballmer foi quem lhe sucedeu e este foi o grande responsável pela desastrosa aquisição da Nokia. O resto é uma história de constante declínio que todos bem conhecemos.

Microsoft está de volta ao mercado mobile com... Android

Foi há poucas semanas que a empresa fundada por Bill Gates anunciou o seu regresso ao mercado de dispositivos móveis. Panos Panay apresentou-nos o Surface Duo, um dispositivo com dois ecrãs que corre precisamente Android.

No rescaldo dessa apresentação, o responsável maior pela marca Surface deu várias entrevistas nas quais afirmou que o Android é o melhor sistema operativo que poderiam ter escolhido para o Duo. Uma clara declaração de que o Windows Mobile nunca mais irá ser ressuscitado.

Editores 4gnews recomendam:

1 comentário
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.