Windows 10: última atualização "limpa" ficheiros do ambiente de trabalho

António Guimarães
António Guimarães
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O Windows 10 está a atualmente a receber uma atualização, denominada KB4532693. Ao que parecia ser uma atualização normal, está a trazer um erro bastante incomodativo, de acordo com vários utilizadores. Após atualizar, todos os ficheiros no ambiente de trabalho e nos perfis desapareceram.

Multiple reports that the Feb Cumulative Update for Win10 (1903? 1909?) resets the desktop -- custom icons missing, background set to Windows logo -- and would not recognize the established logon account. Are you seeing the same? https://t.co/uZTcRqeEMN

— Woody Leonhard (@AskWoody) 12 de fevereiro de 2020

A atualização foi enviada no dia 11 de fevereiro com o nome de February Cumulative Update for Windows 10. De acordo com os utilizadores, ícones personalizados desapareceram e o fundo do ambiente de trabalho voltou ao logotipo do Windows por definição.

Essencialmente, as configurações pessoais desapareceram todas e o sistema não reconhece utilizadores já estabelecidos. Aparentemente, utilizadores também tiveram este problema com a atualização lançada em janeiro, dando um início de 2020 bastante atribulado ao sistema operativo da Microsoft.

Microsoft avisa estar ciente da situação

A Microsoft indica estar ciente da situação, mas não providenciou soluções para o problema. O provável é que a Microsoft envie uma correção deste erro numa futura atualização, talvez só em março. No entanto, este erro devia ser corrigido o mais depressa possível, para evitar mais constrangimentos aos utilizadores.

Há uma forma de recuperar os ficheiros

De acordo com o site de apoio informático BleepingComputer, este erro é causado porque a atualização cria um perfil temporário durante a instalação. Contudo, em alguns casos, o Windows 10 não consegue recuperar o perfil original, deixando o utilizador com um perfil "vazio".

O BleepingComputer indica que reiniciar o computador pode resolver o problema. Caso contrário, eis um guia que pode ajudar-te, caso tenhas este problema:

  • No Windows, abre o Disco Local (C:)
  • Clica em "Utilizadores"
  • Procura um perfil que termine em .000 ou .bak
  • Abre esse perfil

A solução dada pelo BleepingComputer não requer muito conhecimento mas caso não te sintas confortável, o melhor é aguardar que a Microsoft corrija o erro.

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António Guimarães
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Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.