WhatsApp tem uma nova funcionalidade para evitar notícias falsas

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Esta é a nova medida do WhatsApp para evitar notícias falsas e já está disponível na Índia há algum tempo. Contudo, começa finalmente a chegar a todos os utilizadores mundialmente.

A nova medida avisa-te se uma mensagem que recebeste foi reencaminhada mais vezes que o normal. Este normal para o WhatsApp são o reencaminhamento da mesma mensagens 10 vezes.

Informação de reencaminhamento do WhatsApp é discreto

Sempre que receberes uma mensagem onde no canto superior esquerdo conte que uma "dupla seta", significa que esta mensagem foi partilhada várias vezes. Ademais, se fores reencaminhar a mensagem para os teus contactos terás o aviso que "esta mensagem será marcada como encaminhada muitas vezes".

Uma forma de evitar notícias falsas

Esta medida foi feita para evitar rumores ou notícias falsas. Contudo, temos de perceber até que ponto é que o seu resultado será positivo.

Isto porque a mensagem apenas apresenta uma dupla seta. Não nos diz se a mensagem (imagem, vídeo ou link) que estamos a partilhar é verdadeiro ou não. Ou seja, o utilizador pode pensar apenas que está a partilhar algo viral. Temos também de admitir que uma dupla seta no canto da mensagem passará despercebida por muitos utilizadores

Contudo, não será fácil combater as notícias falsas pelo WhatsApp. As mensagens na aplicação de mensagens são encriptadas. Ou seja, não há forma do WhatsApp conseguir garantir a veracidade dos links ou outras informações porque, teoricamente, não tem qualquer tipo de acesso ao chat.

Nova característica começa a chegar mundialmente

A funcionalidade foi implementada na Índia há uns bons meses e começa agora a chegar aos smartphones de todo o mundo. Ainda não há informações concretas sobre a data de lançamento da nova característica para o teu equipamento, porém, se vires uma mensagem com uma dupla seta no canto esquerdo já sabes do que se trata.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei regista novos nomes para a sua gama P. (Huawei P300, P400 e P500)
  • Oppo regista patente para mais um smartphone com câmara slide
  • Xiaomi prepara-se para lançar um novo smartphone Redmi! Será o Redmi Note 8?
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.