WhatsApp remove função útil da Gcam, a Câmara Google

Rui Bacelar
Comentar

O WhatsApp passa por um dos seus piores períodos após a controversa atualização da Política de Privacidade, entretanto adiada para maio de 2021, mas não sem antes quebrar a confiança de milhões de utilizadores que migram para a Telegram e Signal.

Agora, com a mais recente atualização da aplicação de mensagens instantâneas do grupo Facebook, o WhatsApp deixa de figurar no menu de partilha social da Gcam, a Câmara Google. Era uma função útil, agora ausente das opções da Google Camera.

O WhatsApp rompeu com a Gcam após a última atualização

Introduzida em outubro de 2019, a opção de Partilha Social permitia aos utilizadores partilhar uma fotografia rapidamente em várias redes sociais e outras aplicações. Entre estas figurava o WhatsApp, a plataforma dominante de comunicações instantâneas.

WhatsApp Google Camera
Opções de partilha social antes da atualização 2.21.1.13 do WhatsApp.

Agora, com a mais recente atualização para a aplicação do WhatsApp para Android, a plataforma detida pelo Facebook está impedida de tirar proveito das opções de partilha da Gcam, a Google Camera. É uma nova frustração para os utilizadores desta app Google.

Na prática, após captar uma foto com a Câmara Google, surge uma pré-visualização no canto inferior direito. Ao fazer swipe de baixo para cima surgem novas colunas de ícones.

Ao tocar num dos ícones damos início ao processo de partilha da imagem na rede social ou aplicação escolhida. Um processo simples e conveniente de mostrar o que acabamos de fotografar com a GCam.

O utilizador podia escolher até três aplicações para aparecerem nesse menu, com as demais a serem apresentadas pela própria Câmara Google. Algo que podia ser ajustado nas definições da Gcam, sob o menu de partilha social.

A Câmara Google perdeu a opção de partilha no WhatsApp

Contudo, assim que a versão 2.21.1.13 do WhatsApp para Android começou a ser globalmente distribuído, os utilizadores começaram a reparar numa notória ausência. Como avança a 9to5Google, foi aí que se apurou a falta do WhatsApp nas opções.

Google Camera WhatsApp
Opções de partilha social após a atualização 2.21.1.13 do WhatsApp

Segundo o relato, com a versão 8.1 da Google Camera em dispositivos Pixel 4a e Pixel 5 a opção desapareceu. A fonte aponta ainda que não foi feita qualquer menção nas notas de atualização da plataforma de mensagens. Nada que possa justificar a remoção.

Mais ainda, a decisão não terá partido da Google uma vez que a Gcam não tem recebido atualizações nos últimos meses, portanto, a alteração partiu do WhatsApp.

Até ao momento não foi avançada nenhuma explicação por parte do WhatsApp, ou do Facebook, no sentido de justificar a remoção, podendo até não passar de um erro ou bug da versão 2.21.1.13.

A versão pública anterior, lançada em dezembro de 2020 ainda suporta a Câmara Google. A mais recente, não.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.