A partir de hoje o grupo Meta (ex-Facebook), começa a disponibilizar uma das atualizações e novidades mais esperadas para a plataforma de comunicações instantâneas, o WhatsApp. Temos, com efeito, a chegada oficial das Comunidades de WhatsApp à app de mensagens após vários meses de testes em fase Beta.
As novidades a chegar à plataforma trazem funções adicionais como a possibilidade de criação de sub-grupos. Mais concretamente, numa comunidade, por exemplo, dedicada a comida, poderemos criar um grupo para determinados restaurantes.
O que é uma Comunidade de WhatsApp? O novo patamar acima dos Grupos de WhatsApp
Em primeiro lugar, o que é uma Comunidade de WhatsApp? Um local (novo) em que os administradores de grupos podem colocar vários dos seus grupos a comunicar entre si.
Se, por exemplo, vários grupos dedicados à temática Filmes e Séries forem administrados pelas mesmas pessoas, podem agora ficar subordinados a uma mesma Comunidade.
O mesmo pode ser dito de grupos de pais no WhatsApp, podendo ficar agrupados agora numa mesma comunidade dedicada à Escola, entre outras possibilidades.
Essencialmente, é uma nova forma de os participantes e integrantes de grupos de WhatsApp diferentes encontrarem outros utilizadores e outros grupos com gostos e temáticas similares o suficiente para encaixarem na mesma Comunidade.
As Comunidades são feitas de Grupos de WhatsApp
Tal como clarifica a própria plataforma, uma comunidade consiste num conjunto de grupos de WhatsApp. Assim, para criar uma nova comunidade temos que adicionar grupos existentes, ou simplesmente criar novos grupos.
Em seguida, aceder ao novo ícone das Comunidades - Nova Comunidade, adicionar os grupos que a vão compor e acrescentar as informações relevantes para a sua formação.
Importa frisar que esta tarefa recairá sobretudo nos administradores atuais de grupos existentes do WhatsApp. Estes gestores poderão facilmente adicionar pessoas a diversos grupos com a partilha dos Links de acesso aos mesmos, tudo a partir da nova aba Comunidade.
Em suma, temos agora a possibilidade de criar novos grupos a partir de Grupos de WhatsApp existentes. Aliás, muito à semelhança do que já encontramos nos servidores de Discord.
Por fim, passamos também a ter a figura de Administrador da Comunidade, com funções similares às dos atuais administradores de grupo na app de mensagens.
Vale ainda frisar que a disponibilização desta novidade, após meses de teste, está atualmente em curso através da App Store, para iOS, Google Play Store, para Android e para a versão desktop, sempre online, de modo gradual e faseado.
Editores 4gnews recomendam: