A evolução do WhatsApp é constante e impressionante com o volume de novidades que a plataforma recebeu ultimamente. Agora, numa próxima atualização para a app, o objetivo é reforçar o combate ao flagelo do spam.
Em causa está a possibilidade de silenciar todas as chamadas recebidas de origem desconhecida. Com esta opção ativa, só chamadas recebidas da tua lista de contactos terão o poder de emitir um alerta audível.
WhatsApp implementa silenciamento de chamadas de contactos desconhecidos
Como recorrentemente, a novidade foi partilhada publicamente pela WABetaInfo. Sempre atenta às novidades do WhatsApp, esta fonte conta-nos agora o que esperar do reforço ao combate de spam desenvolvido pela Meta.
Esta ferramenta foi descoberta na versão beta do WhatsApp para Android. Tal como se observa pela imagem partilhada, a novidade está na implementação da possibilidade de silenciar chamadas de origem desconhecida.
O seu funcionamento é bastante simples. Sempre que um número não pertencente à tua lista de contactos no WhatsApp ligar-te, não será emitido um sinal de alerta audível.
Ainda assim, essa chamada constará do registo de chamadas recebidas, bem como das tuas notificações. Ou seja, continuarás a saber que aquela chamada aconteceu, mas não serás alertado para tal imediatamente e de forma audível.
O objetivo primordial da Meta com a implementação desta novidade no WhatsApp é proteger os seus milhões de utilizadores diários. Este é um dos métodos preferidos dos meliantes para abordar pessoas e tentar roubar-lhes informações sensíveis.
Esta é uma novidade muito interessante para o utilizador comum, mas poderá acarretar alguns efeitos menos positivos para empresários. Aqueles que têm o seu número de contacto exposto publicamente na esperança de que novos clientes cheguem até eles.
Neste cenário, o silenciamento de chamadas de desconhecidos impedirá que empresários saibam quando alguém novo lhes liga. Em todo o caso, saberão disso sempre que consultarem o seu registo de chamadas ou notificações.
Ainda não sabemos quando é que esta novidade será disponibilizada para todos os utilizadores do WhatsApp. Por enquanto, está visível apenas na sua beta para Android.
Editores 4gnews recomendam: