WhatsApp ajudará a combater a propagação das "Fake News"

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

O WhatsApp, tal como o Facebook, tenciona começar a combater as notícias falsas ou "Fake News" que tanto tem vindo a ser faladas. O termo "Fake News" ficou viral na campanha de Donald Trump nos Estados Unidos. Numa altura em que o atual Presidente dos Estados Unidos decidiu chamar a todos, e mais alguns, órgãos de imprensa falsos.

Contudo, depois da eleição onde D.Trump acabou vencedor, o Facebook referiu que a Rússia propagou uma quantidade enorme de "Fake News" na sua rede social. Artigos que ajudaram a campanha do atual presidente.

Vê ainda: Passatempo: Não percas tempo e ganha um Apple iPad Air

Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, WhatsApp e Instagram, referiu que as suas redes sociais deviam ter estado mais atentas a estas notícias. Apontou ainda que deviam de alguma forma ter prevenido o acontecido.

O Facebook já tomou medidas de forma a evitar que este tipo de artigos se tornassem virais. Agora é a vez do WhatsApp informar os utilizadores que podem provavelmente estar a partilhar uma notícia falsa.

WhatsApp combaterá as Fake News com a nova atualização

A nova atualização trará a informação que aquele link (ou artigo) foi partilhada várias vezes na aplicação. A mensagem aparece como "A mensagem que estás a encaminhar já foi encaminhada várias vezes" quando é partilhada mais de 25 vezes.

Infelizmente não é claro para o utilizador que a notícia pode de facto ser falsa. Uma forma de ver esta mensagem é que o utilizador está a partilhar algo viral.

Embora não seja uma medida efetiva, é um passo em frente no combate às Fake News por parte das aplicações do jovem Mark Zuckerberg.

É bom saber que existe uma vontade de dever cívico em prol deste tipo de informações. Nos dias de hoje "se está na Internet é porque é verdade", infelizmente nem sempre é verdade.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Mate 10 Pro. Afinal, o que é que este Android não aguenta?

Xiaomi Mi 6X – Será este um possível Xiaomi Mi A2 com Android One?

Samsung Galaxy S9. Imagens reais ou um mero clone com Android?

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.