WhatsApp baniu mais de 400 mil contas durante as eleições no Brasil

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A informação é revelada pelo próprio WhatsApp. Segundo um documento agora partilhado terão sido banidas mais de 400 mil contas do WhatsApp no Brasil durante o períodos das últimas eleições presidenciais.

Estas eram contas que espalhavam desinformação – fake news – e terão sido removidas entre 15 de agosto e 28 de outubro de 2018. Os grandes alvos eram as mensagens automáticas e enviadas em massa.

Jair Bolsonaro terá sido o candidato mais favorecido

Segundo revela um estudo de dados publicado recentemente pelo The Guardian, a maioria das fake news publicadas durante as eleições pretendiam favorecer o candidato Jair Bolsonaro.

Segundo estes mesmos dados, as mensagens com informações falsas tinham, em 42% dos casos, motivações de direita. A mesma fonte revela que apenas 3% das mensagens tinham motivações de esquerda.

O vencedor das eleições esteve também ligado a um escândalo por alegadamente terem sido enviadas mensagens de ataque ao seu rival Fernando Haddad. À data, o filho de Bolsonaro, Eduardo, criticou mesmo o WhatsApp por limitar estas mensagens.

Como sempre, não é plenamente certo que este tipo de mensagens falsas beneficie os candidatos diretamente. Isto porque receber as mensagens não significa que a pessoa tenha agido em favor ou contra elas. No entanto, o Facebook continua a ter de trabalhar bastante para reduzir a influência em eleições futuras.

Editores 4gnews recomendam:

  • Usas o WhatsApp? Confirma que não tens estas versões afetadas por uma falha de segurança
  • WhatsApp: Mais imagens mostram como será o Dark Mode
  • Facebook Pay: pagamentos através do Messenger, WhatsApp e Instagram estão a caminho!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.