WhatsApp acusado de usar microfone do smartphone sem consentimento

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Durante os últimos meses, o WhatsApp disponibilizou várias funcionalidades com o objetivo de aprimorar a privacidade dos seus utilizadores. No entanto, a plataforma de comunicações vê-se envolta novamente em desconfiança pelo uso indevido do microfone do smartphone dos seus utilizadores.

O problema foi levantado na rede social Twitter por Foad Dabiri. Segundo o seu testemunho, a aplicação do WhatsApp acede ao microfone do seu smartphone sem permissão, comprometendo seriamente a sua privacidade.

WhatsApp has been using the microphone in the background, while I was asleep and since I woke up at 6AM (and that's just a part of the timeline!) What's going on? pic.twitter.com/pNIfe4VlHV

— Foad Dabiri (@foaddabiri) 6 de maio de 2023

Há uma nova preocupação de privacidade a envolver o WhatsApp

Dabiri deparou-se com este cenário graças ao painel de privacidade do seu smartphone. Como podes ver na imagem publicada no Twitter, o Android atribuiu atividade do microfone à aplicação do WhatsApp em horários que o utilizador afirma estar a dormir.

O utilizador refere que o este cenário se verifica mesmo após se levantar da cama pelas 6 horas da manhã. Tudo isto aconteceu em segundo plano, sem conhecimento prévio do utilizador, o que levanta novas preocupações de privacidade.

Tal relatório suscitou o interesse do próprio Elon Musk que, bem ao seu estilo, mandou uma farpa à plataforma de comunicações do grupo Meta. Para Musk, o WhatsApp é um serviço no qual não podemos confiar.

WhatsApp cannot be trusted https://t.co/3gdNxZOLLy

— Elon Musk (@elonmusk) 9 de maio de 2023

As declarações de Elon Musk empolaram junto dos seus seguidores, tornando este caso ainda mais mediático. Perante o sucedido, os responsáveis pelo WhatsApp já vieram a público prestar esclarecimentos.

WhatsApp afirma que tudo não passa de um bug no Android

Segundo a conta oficial do WhatsApp no Twitter, este caso dá-se em razão de um bug presente no sistema operativo Android. Alegadamente, o sistema operativo da Google atribui erradamente atividade do microfone a esta plataforma de comunicações.

Over the last 24 hours we’ve been in touch with a Twitter engineer who posted an issue with his Pixel phone and WhatsApp. We believe this is a bug on Android that mis-attributes information in their Privacy Dashboard and have asked Google to investigate and remediate. https://t.co/MnBi3qE6Gp

— WhatsApp (@WhatsApp) 9 de maio de 2023

"Nas últimas 24 horas, entramos em contacto com um engenheiro do Twitter que publicou um problema com o seu telefone Pixel e o WhatsApp. Acreditamos que este é um bug no Android que atribui incorretamente as informações no seu painel de privacidade e pedimos à Google para investigar e corrigir".

Vão ainda mais longe e esclarecem de que modo a sua aplicação acede ao microfone dos utilizadores. Algo que, segundo os responsáveis pelo WhatsApp, acontece apenas com conhecimento dos utilizadores.

"Os utilizadores têm controle total sobre as configurações do microfone. Uma vez concedida a permissão, o WhatsApp só acede ao microfone quando o utilizador realizar uma chamada ou gravar uma nota de voz ou vídeo. Mesmo assim, essas comunicações são protegidas por criptografia de ponta a ponta para que o WhatsApp não possa ouvi-las".

Quem fala verdade é a questão que impera após estes acontecimentos. Mesmo que o WhatsApp tenha razão e tudo não passe de um bug do Android, acredito que muitos utilizadores tenham perdido alguma confiança nas políticas de privacidade do WhatsApp.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.