Google Wear OS 4 apresentado com promessa de mais autonomia e novas apps

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 3 min.

Durante a conferência Google I/O, a tecnológica de Mountain View apresentou a nova geração do seu sistema operativo para relógios inteligentes. Dois anos após a apresentação do Wear OS 3, assistimos agora à apresentação do sucessor Wear OS 4.

A nova versão deste sistema operativo será disponibilizada ao público ainda este ano. Entre as novidades apresentadas o destaque vai para as melhorias na gestão energética dos smartwatches e novas aplicações prestes a chegar à plataforma, nomeadamente o WhatsApp.

Wear OS 4

Google promete mais autonomia para o teu relógio com o Wear OS 4

A principal desvantagem do Wear OS foi, desde a sua génese, a autonomia dos seus relógios. Felizmente, a Google diminuiu esta maleita com o lançamento do Wear OS 3 e agora volta a olhar com seriedade para o problema na quarta geração deste SO.

Infelizmente, a Google não esmiuçou este tema na apresentação do Wear OS 4, ou seja, não revelou de que modo irá otimizar mais o consumo energético destes gadgets. Fica, no entanto, uma promessa interessante e aguardamos para ver se a mesma se confirma.

Wear OS 4

Outra das grandes novidades desta versão do sistema operativo é a inclusão de novas aplicações. A Google dá o exemplo com a adição de apps para dois dos seus mais populares serviços. Gmail e Calendário.

Isto significa que poderás responder aos teus emails diretamente a partir do teu pulso de forma mais rápida. Tens dúvidas sobre os teus compromissos para o dia? Agora, poderás visualizar o teu calendário diretamente no pulso, sem necessidade de recorrer ao smartphone.

App do WhatsApp é uma das grandes novidades do Wear OS

A primeira aplicação oficial do WhatsApp para relógios inteligentes está prestes a chegar ao ecossistema da Google. O Wear OS terá o privilégio de estrear a nova app do grupo Meta, ficando a promessa da sua disponibilização nas próximas semanas.

Wear OS 4

Conforme se esperaria, poderás manter-te em contacto com os teus amigos, familiares ou colegas de trabalho a partir do pulso. Com efeito, poderás responder a mensagens através de comandos de voz e até atender chamadas. Sempre com a criptografia de ponto a ponto característica desta plataforma de comunicações.

O Spotify também ganha nova expressão no Wear OS 4 com a introdução do seu Tile. Este atalho interativo dará informações sobre as tuas músicas, podcasts e mais de forma simples e intuitiva diretamente no pulso.

Wear OS 4

A Google e a Samsung celebraram uma nova parceira para o desenvolvimento do Watch Face Format. Esta iniciativa dará aos programadores os poder para desenvolver as suas próprias watch faces, um estimulo para a criatividade da comunidade Wear OS.

O Wear OS 4 traz ainda uma maior integração com a aplicação Google Home. Doravante, poderás receber notificações dos teus produtos smart home no pulso, por exemplo, da tua campainha Nest, ou até destrancar a porta de casa à distância apenas com o teu relógio.

Estão também prometidas novas opções para o backup e restauro de dados do teu relógio, novas opções de acessibilidade e muito mais. Pormenores que a Google concederá ao público ainda este ano.

Relativamente aos primeiros relógios a serem lançados com o Wear OS 4, nada foi adiantado sobre o tema. Todavia, não será de espantar caso os novos Samsung Galaxy Watch 6 sejam o veículo de lançamento do novo sistema operativo da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.