WhatsApp tem mais um trunfo! Eis a opção de editar mensagens

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O WhatsApp é uma das melhores apps de mensagens do mundo com mais de 2 mil milhões de utilizadores mensais ativos. Aliás, esta mesma aplicação recebe constantemente atualizações e melhorias como a que ora se dá a conhecer a todos os interessados.

Em causa está a possibilidade de editar mensagens enviadas para chats de grupo no WhatsApp ou conversas privadas. As novidades foram avançadas primeiramente pela publicação WABetaInfo, chegando já a um grupo restrito de utilizadores da versão beta.

WhatsApp continua a melhorar a sua app para Android e iOS

WhatsApp

Porém, no decurso das próximas semanas contamos com a sua distribuição gradual e faseada para os demais utilizadores da versão estável desta app. Assim que estiver globalmente disponível todo e qualquer utilizador poderá editar uma mensagem enviada.

Esta adição visa mitigar a necessidade para remover mensagens enviadas, entregando-nos a opção de as corrigir. Certo é que, por motivos de transparência, será exibido um aviso de "mensagem editada" para que os demais utilizadores disso se apercebam.

Tal como podemos observar, aliás, pela imagem apresentada em seguida, aí temos bem visível o aviso a ser apresentado. A sinalização é apresentada junto da hora de envio / edição da mensagem como melhor ilustra a imagem que se segue.

Editar mensagens é o novo trunfo a caminho do WhatsApp

WhatsApp
Aspeto das mensagens editadas na aplicação WhatsApp

Esta é uma grande atualização a chegar à plataforma de comunicações instantâneas, tornado-a mais útil no quotidiano e realmente conveniente pois acabaremos sempre por cometer algum erro inevitavelmente. Assim, em vez de remover a mensagem, poderemos tão somente editar o texto enviado.

A correta utilização desta funcionalidade será da responsabilidade dos utilizadores. Note-se que, por exemplo, editar uma mensagem após o destinatário a ter lido pode não ser o gesto mais correto, ou honesto.

Em todo o caso, esta é uma opção que considero útil. Vem contribuir para a certeza, claridade, conveniência e para a própria eficiência na utilização desta plataforma de comunicações.

Por fim, não temos uma data precisa para a sua distribuição global, ainda que tal não deva tardar agora que a fase de testes beta já principiou para os utilizadores Android.

📝 WhatsApp beta for Android 2.23.10.10: what's new?WhatsApp is working on the final part of the feature that will allow users to edit messages, and it is expected to be released to some beta testers very soon!https://t.co/ypViuLvpyf pic.twitter.com/ZtFbUAOPyX

— WABetaInfo (@WABetaInfo) 8 de maio de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.