Android Auto
Waze beta – Android Auto

Para os mais distraídos, o Waze é uma aplicação de navegação que utiliza dados recolhidos por todos os seus utilizadores. Na sua essência é uma app de navegação com base na filosofia crowd-source.

Actualmente, o Waze pertence ao Google e ao contrário do que muitos haviam esperado, só agora chegou ao Android Auto. A Google tinha já demonstrado como a integração da Waze no Android Auto iria acontecer, durante a Google I/O em 2016.

Demorou mais de um ano para que a Google desse o passo final para integrar o Waze no Android Auto. Depois de darem inicio a registos para uma versão beta em Abril, a Google finalmente começou a disponibilizar a aplicação.

   

Vê ainda: Amazon: Novos Fire 7 e Fire HD 8 começam hoje a ser enviados

A aplicação Waze é assim a primeira app para o Android Auto que tem controlo total dos pixels (“Full Pixel Control”) apresentados no ecrã. Até agora, devido a limitações de segurança, as aplicações para o Android Auto são basicamente limitadas a dois tipos de aplicação: aplicação áudio e aplicação de mensagens.

Passados mais de 12 meses, o Waze chega finalmente ao Android Auto

Ao contrário do que muitos acreditavam, é mesmo possível desenvolver uma aplicação totalmente independente para o Android Auto. Durante a Google I/O deste ano, a Google apresentou uma imagem mostrando uma pirâmide que representa os estilos de desenvolvimento de aplicações para o Android Auto. No topo da pirâmide está o desejado segmento “Full App”, e o Waze é a primeira aplicação a integrar esta secção.

Waze Android Auto
Waze no Android Auto – Arstechnica

Apesar desta revelação, durante a apresentação a Google não deixou no ar qualquer pista de como é que os developers poderiam conseguir desenvolver este tipo de aplicações. Deixando no ar a ideia de que este será, por agora, um segmento muito restrito que apenas alguns conseguiram ter acesso.

Depois de ter começado a utilizar no meu smartphone o Waze em sintonia com o Spotify, seria certamente muito interessante receber este tipo de interação também no Android Auto. Com a experiência que tenho tido no meu dia a dia, não tenho dúvida que essa seria uma funcionalidade extremamente popular.
Infelizmente, até agora o Waze está apenas a ser disponibilizado em fase beta (de forma extremamente lenta). Não se tem ainda qualquer informação que revele a possível data de lançamento para todos os utilizadores.

Outros assuntos relevantes:

Asus Zenfone AR chega a 14 de Junho com 8GB de RAM!

Xiaomi Mi 5S e 5S Plus com Android 7.1? Só através do LineageOS

Essential Phone: Primeiros vídeos 360º deixam muito a desejar…

ViaEngadget
FonteAndroid Police
Nascido em Sintra e a viver em Londres, amante do mundo Android desde o velhinho Galaxy S1 e apaixonado por tudo o que tecnologia envolve. No tempo livre o mais importante é sem dúvida família, música, natureza e... Xbox!