Volvo e Uber apresentam o seu primeiro carro totalmente autónomo

Carlos Oliveira
Comentar

A Volvo e Uber juntaram forças, em 2016, para conceber carros totalmente autónomos. Os frutos dessa parceria já começam a surgir com a apresentação de uma nova variante do SUV Volvo XC90.

Este novo veículo vem equipado com uma série de tecnologias que o permite ser totalmente independente da intervenção humana. É o resultado da junção da engenharia automóvel da construtora sueca com a tecnologia de condução autónoma da Uber.

A Volvo e a Uber criaram um carro que promete ser seguro

Uma das preocupações inerentes a um veículo totalmente autónomo prende-se com a segurança dos seus passageiros e dos restantes carros presentes na estrada. Com isso em mete, este novo Volvo XC90 foi concebido com tecnologias de apoio à condução e à travagem do carro.

A Volvo diz que, se em algum momento os sistemas primários de condução do carro falharem, estes sistemas de apoio estarão prontos para entrar em ação. Estes foram criados para que o carro possa ser totalmente imobilizado.

Este é o primeiro passo para a criação de uma frota Uber totalmente autónoma

A Uber pretende, um dia mais tarde, lançar a sua frota de carros totalmente autónomos. Isso permitiria à empresa colocar na estrada uma série de veículos que dispensariam um motorista humano para nos levar do ponto A ao ponto B.

Assim, a Uber acredita que a Volvo é a melhor parceira que poderia ter escolhido para esta ambição. A já longa aposta da Volvo na segurança dos seus carros é o ingrediente chave para a Uber alcançar essa sua arrojada ambição.

Ainda não se sabe quando este Volvo XC90 autónomo chegará às estradas

Este carro, nascido da parceria entre a Volvo e a Uber, já se encontra pronto para entrar em produção. Contudo, a construtora sueca não nos revelou quando tenciona colocar este veículo à disposição dos utentes da Uber.

A Volvo mencionou sim que este carro será a base para o desenvolvimento dos seus próprios carros autónomos. Os primeiros carros do género da sueca deverão chegar já no principio de 2020.

Comentar
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.