Volvo e Uber apresentam o seu primeiro carro totalmente autónomo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Volvo e Uber juntaram forças, em 2016, para conceber carros totalmente autónomos. Os frutos dessa parceria já começam a surgir com a apresentação de uma nova variante do SUV Volvo XC90.

Este novo veículo vem equipado com uma série de tecnologias que o permite ser totalmente independente da intervenção humana. É o resultado da junção da engenharia automóvel da construtora sueca com a tecnologia de condução autónoma da Uber.

A Volvo e a Uber criaram um carro que promete ser seguro

Uma das preocupações inerentes a um veículo totalmente autónomo prende-se com a segurança dos seus passageiros e dos restantes carros presentes na estrada. Com isso em mete, este novo Volvo XC90 foi concebido com tecnologias de apoio à condução e à travagem do carro.

A Volvo diz que, se em algum momento os sistemas primários de condução do carro falharem, estes sistemas de apoio estarão prontos para entrar em ação. Estes foram criados para que o carro possa ser totalmente imobilizado.

Este é o primeiro passo para a criação de uma frota Uber totalmente autónoma

A Uber pretende, um dia mais tarde, lançar a sua frota de carros totalmente autónomos. Isso permitiria à empresa colocar na estrada uma série de veículos que dispensariam um motorista humano para nos levar do ponto A ao ponto B.

Assim, a Uber acredita que a Volvo é a melhor parceira que poderia ter escolhido para esta ambição. A já longa aposta da Volvo na segurança dos seus carros é o ingrediente chave para a Uber alcançar essa sua arrojada ambição.

Ainda não se sabe quando este Volvo XC90 autónomo chegará às estradas

Este carro, nascido da parceria entre a Volvo e a Uber, já se encontra pronto para entrar em produção. Contudo, a construtora sueca não nos revelou quando tenciona colocar este veículo à disposição dos utentes da Uber.

A Volvo mencionou sim que este carro será a base para o desenvolvimento dos seus próprios carros autónomos. Os primeiros carros do género da sueca deverão chegar já no principio de 2020.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.