Volkswagen prepara os seus robotaxis até para as condições mais adversas

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O tema dos robotaxis tem sido recorrente nos últimos meses. Há várias empresas com planos para entrar neste serviço de transporte autónomo e a alemã Volkswagen é uma delas.

Nesse sentido, ela levou os seus carros autónomos para testes nas estradas de Oslo, capital da Noruega. O objetivo é preparar os seus veículos mesmo para as condições meteorológicas mais adversas.

Volkswagen quer que os seus robotaxis sejam "à prova do inverno"

Já vimos relatos de empresas a testar os seus veículos totalmente autónomos em condições ideias. Ou seja, em pleno verão, com céu azul e sem nuvens e estradas com espaço suficiente para uma circulação segura.

Volkswagen ID Buzz

No entanto, a Volkswagen tem noção que nem sempre estas condições serão possíveis numa utilização real. Por isso, a Moia, a sua divisão de carros autónomos, decidiu enviar uma frota de carrinhas ID Buzz autónomas para as estradas de Oslo.

O objetivo é testar o comportamento destes veículos durante o inverno, com neve nas estradas e céu nublado. Tal como aponta a empresa, o objetivo é tornar estes veículos "à prova de inverno".

"Os utilizadores de serviços de mobilidade esperam um modo de transporte confortável, confiável e seguro — independentemente da estação e das condições climáticas. Isso continua a ser especialmente verdadeiro na era autónoma."

"Para garantir que as pessoas no mundo todo possam experimentar os nossos veículos autónomos de forma confiável, estamos a tornar a tecnologia à prova de inverno. A capacidade de dirigir com segurança em condições climáticas extremas é um pré-requisito fundamental para o sucesso económico de longo prazo da nossa oferta na Europa e América do Norte."

Por enquanto, a empresa ainda não partilhou publicamente os resultados destes testes. Mas a ausência de notícias sobre acidentes com este tipo de veículos é um bom presságio para o estado da tecnologia da Volkswagen.

Como podes ver, não é só a Tesla que quer colocar brevemente nas estradas táxis sem condutores humanos. Será que essa realidade está mais próxima que julgávamos?

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.