Vodafone vai levar 5G até 99% desta população em julho de 2022

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O 5G da Vodafone começou a chegar às capitais de distrito em Portugal no início do mês de dezembro de 2021. Em comunicado, a Vodafone garante que vai chegar a toda a população dos Açores até ao verão.

Segundo a operadora, 99% da população do Arquipélago dos Açores vai estar coberta pela rede 5G da Vodafone até ao próximo mês de julho. Este resulta do investimento significativo na expansão e modernização da rede móvel naquelas ilhas.

Cinco novas estações dotas de 5G da Vodafone nos Açores

Estas contarão ainda com acréscimo de cinco novas estações (locais onde são colocadas as antenas). Além de intensificar a cobertura atual de 4G no território, que chegará praticamente à totalidade da população, é também disponibilizado o 5G de forma generalizada.

O 5G será incorporado em todas as estações da região. A cobertura alargada vai abranger não só as ondas urbanas, que incluem espaços interiores, como também as zonas suburbanas e rurais.

A Vodafone afirma que o reforço do 5G vai permitir obter velocidades de transmissão de dados de 1 gigabit por segundo (Gbps) nos principais centros urbanos das nove ilhas do Arquipélago. Esta que é uma velocidade três vezes superior ao serviço de rede móvel 4G.

“Conseguir, em tão pouco tempo, modernizar infraestruturas de comunicação e dotar a generalidade da população dos Açores de acesso à rede 5G, comprova a capacidade de mobilização das equipas da Vodafone Portugal para chegar onde os Clientes precisam”, começa por dizer Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal.

Mas é também “um sinal forte do nosso compromisso com o desenvolvimento tecnológico do País, contribuindo neste caso particular para o reforço da coesão territorial e para o acesso de todos, onde quer que estejam, ao conhecimento e à inovação, melhorando a vida das pessoas e dinamizando a economia”, conclui o executivo.

A Vodafone que tem em curso um plano muito agressivo de investimento para alcançar em quatro anos um nível de cobertura de 5G que, no caso da geração móvel anterior, demorou uma década a fazer. Até 2025, o objetivo é ter 95% da população do País coberta, com uma velocidade mínima de 100 Mbps.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.