Google Lens: a funcionalidade que vais adorar começa a chegar ao Android e iOS

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Em setembro passado, a Google apresentou uma das maiores novidades para o seu serviço Google Lens. Esta chama-se Pesquisa Múltipla e dará ainda mais trunfos a este serviço de pesquisa através de imagens da empresa.

Após o anúncio no ano passado, a Pesquisa Múltipla começa agora finalmente a chegar aos utilizadores. Com efeito, esta encontra-se já em fase beta no Android e iOS.

Utilizadores já podem experimentar a Pesquisa Múltipla no Google Lens

A Google classifica esta novidade como uma forma totalmente nova de pesquisar. Foi concebida a pensar naquelas situações em que faltam as palavras para descrever aquilo que procuramos.

O processo passa por tirar uma fotografia, com a aplicação do Google Lens, ao objeto desejado. Será também possível importar imagens já armazenadas no smartphone ou no Google Fotos e obter o mesmo resultado.

Posto isto, o utilizador deve deslizar de baixo para cima para aceder a mais opções. Aí, terá de selecionar a opção "Adicionar à pesquisa" e posteriormente poderá colocar mais questões sobre aquele produto ou objeto.

Um dos exemplos deixados pela Google prende-se com vestuário. Imagina que encontras um vestido em amarelo, mas gostarias de ver o verde. Basta fotografar o vestido, realizar os passos acima e no campo de questões colocar "verde".

Animated GIF - Find & Share on GIPHY

Outro hipotético cenário seria fotografar a tua sala de jantar e pesquisar por "mesa de café". Neste caso, o Google Lens fornecerá opções a combinar com a tua mobília atual sem esforços.

A Google informa que, atualmente, a Pesquisa Múltipla do Google Lens funciona melhor para pesquisa de compras. Foi por isso que a empresa americana prestou os exemplos acima mencionados para descrever o poder desta nova opção.

No momento de apresentação desta funcionalidade, a Google exemplificou como ela poderia ajudar-te a reparar o sistema de mudanças da tua bicicleta. Bastaria fotografar o sistema danificado e solicitar instruções para proceder à reparação.

A partir de hoje, a funcionalidade Pesquisa Múltipla está disponível em fase beta para Android e iOS. Funcionará apenas em inglês e está acessível a partir da app Google Lens.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.